Administração do São João garante que avaria em máquina de radioterapia não prejudicou doentes

José Coelho /lusa

A administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João garantiu que a avaria numa máquina de radioterapia não prejudicou, em termos clínicos, os doentes que recebiam tratamentos naquele centro hospitalar.

Em conferência de imprensa no Hospital São João, o presidente do Conselho de Administração, Fernando Araújo, garantiu, citado pelo Público, que um novo equipamento já está em funcionamento desde o fim de fevereiro e, em conjunto com um segundo equipamento do mesmo tipo, tem permitido dar resposta a todos os doentes.

A nova máquina de radioterapia​, que custou certa de cinco milhões de euros, possibilita o tratamento de cerca de 120 doentes por dia, cerca de 28 mil por ano.

“Gostaria acima de tudo de tranquilizar os doentes e as famílias, por vezes em situações muito vulneráveis, de que os problemas do passado estão neste momento ultrapassados. O Hospital de São João garante com a máxima qualidade, com o esforço de uma equipa de radioterapia altamente competente, uma resposta em tempo útil a todos os doentes que necessitem”, referiu Fernando Araújo.

As avarias dos equipamentos de radioterapia levaram um paciente a apresentar queixa à Entidade Reguladora da Saúde (ERS). O paciente em questão teve de esperar mais de cinco meses e meio para começar um tratamento de radioterapia, prescrito a 24 de abril de 2018 e iniciado a 10 de putubro desse ano. De acordo com a lei, o tratamento em questão deve ter início 15 dias depois de terem sido prescrito.

Apesar do centro hospitalar possuir dois equipamentos de radioterapia, um deles, da marca Varian, tem “20 anos, já descontinuado pela empresa, mas ainda em funcionamento, tratando 60 doentes por dia e que será desativado com a entrada em funcionamento do novo aparelho”, garantia a administração numa resposta enviada à ERS em Dezembro de 2018.

O segundo, da marca Siemens, tem 14 anos e tem dado “muitos problemas”, com avarias diárias que afectam os tratamentos e o tempo de vida dos pacientes. As interrupções constantes levaram o hospital a deixar de usar este último aparelho, optando por enviar estes doentes para fora do hospital.

“É verdade que este segundo equipamento esteve avariado durante meses. Isso levou a que vários doentes tivessem de ser transferidos para outras instituições de forma a serem tratados em tempo útil, o que gerou desconforto nos doentes e nas famílias, algo que nos preocupa. No entanto, não conhecemos nenhum caso cuja vida tenha sido afetada por causa deste problema”, garantiu o presidente do Centro Hospitalar de São João.

Questionado sobre os efeitos que estas avarias possam ter tido na vida dos doentes com cancro, nomeadamente na diminuição do tempo de vida de alguns pacientes por não terem sido tratados em tempo útil, o também ex-secretário de Estado da Saúde afirmou que todos os problemas tinham sido complemente solucionados no final de fevereiro, deixando de ser necessária a transferência de doentes para outras unidades hospitalares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …