Avarias no Hospital de São João diminuíram tempo de vida de doentes com cancro

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

As avarias quase diárias dos equipamentos de radioterapia do Centro Hospitalar e Universitário de São João, no Porto, poderão ter aumentando o tempo total de tratamento de pacientes com cancro e comprometido a sua eficácia, diminuindo o tempo de vida dos doentes.

O Hospital de São João admite que se verificou a “redução do controlo local e sobrevida, com claro prejuízo para os doentes”, numa resposta enviada à ERS em dezembro de 2018, na sequência da queixa apresentada por um paciente – que teve de esperar mais de cinco meses e meio para começar um tratamento de radioterapia, prescrito a 24 de abril de 2018 e iniciado a 10 de outubro desse ano. De acordo com a lei, estes tratamentos devem ter início 15 dias depois de terem sido prescritos.

A administração do Hospital de São João refere que tem apenas dois aparelhos disponíveis. Um deles, da marca Varian, tem “20 anos, já descontinuado pela empresa, mas ainda em funcionamento, tratando 60 doentes por dia e que será desativado com a entrada em funcionamento do novo aparelho”. Este novo aparelho já foi comprado, mas não está ainda em funcionamento devido à falta de licenciamento, de acordo com o Público.

O segundo, da marca Siemens, tem 14 anos e tem dado “muitos problemas”, com avarias diárias que afetam os tratamentos e o tempo de vida dos pacientes. “O aparelho Siemens tem sido o aparelho que nos tem dado muitos problemas e, apesar da grande intervenção realizada no início do ano, as avarias mantinham-se quase diariamente, levando ao adiamento de inícios de tratamentos, a interrupções longas de tratamento e consequente redução do controlo local e sobrevida, com claro prejuízo para os doentes.”

O acompanhamento destes pacientes deve ser diário, para evitar o crescimento do tumor e a “constante interrupção do tratamento aumenta o tempo total de tratamento e diminui a sua eficácia”, refere o hospital, no documento a que o Público teve acesso.

As interrupções constantes levaram o hospital a deixar de usar este último aparelho, optando por enviar estes doentes para fora do hospital. “Em face desta realidade, o serviço decidiu não realizar tratamentos com intuito curativo no aparelho Siemens (Primus), tendo dado conhecimento superiormente, sempre que para isso sejam necessárias técnicas complexas, e/ ou utilização de altas energias. Esses doentes estão a ser enviados para o exterior”, lê-se no documento.

A situação arrasta-se desde 2018. “Nos casos em que esse atraso possa comprometer o tratamento dos doentes, estes são enviados para realização do tratamento em prestadores externos, nomeadamente no IPO ou, caso não seja possível, em prestadores privados”, referia o hospital no ano passado.

Em resposta ao hospital, os dirigentes da ERS escreveram que se constata que “a conduta do CHUSJ não se revelou suficiente à garantia dos direitos e interesses legítimos dos utentes, em especial o direito à prestação de cuidados de saúde de qualidade, em tempo útil e adequados à sua situação clínica”.

Não foi também assegurado o “devido acompanhamento do utente”, sendo “forçoso concluir que não é aceitável que, por causa imputável ao CHUSJ, o utente não tenha iniciado o tratamento de radioterapia, no tempo considerado aceitável”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …