“As sestas não são só para os meninos!”: dormir 20 minutos melhora o raciocínio

Dormir, nem que seja pouco, também pode ser essencial quando estamos na estrada; com ajuda de um café.

As sestas não são só para os meninos!

É um dos avisos da equipa de especialistas em sono da Emma – The Sleep Company.

Dormir um pouco, nem que seja 20 minutos, ajuda por exemplo quando saímos para a estrada.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e a Associação Portuguesa do Sono indicam mesmo que essa é a melhor forma de combater a sonolência quando estamos conduzir; e um café, ou outra bebida energética, ajuda ainda mais, quando combinado com uma sesta.

A Emma – The Sleep Company lembra que, além de ajudar as crianças, a sesta ajuda os adultos: repouso muscular, melhoria de capacidades intelectuais, desempenho mais eficaz e produtivo nas actividades diárias; no fundo, melhora o bem-estar geral. Já entre os idosos, é boa para a memória e para a cognição.

Neste guia partilhado com o ZAP, fica um aviso em relação à duração da sesta: não mais do que 30 minutos. Caso contrário, mexemos com a regulação homeostática – quando o organismo mantém um equilíbrio constante, assegurando a manutenção da sua integridade física e fisiológica.

A sesta deve ser feita cedo. Quanto mais tarde, pior para adormecer à noite. O sono é um processo homeostático que se baseia na “Pressão de Sono” (necessidade que o nosso cérebro tem de dormir), derivado essencialmente da relação entre o tempo que passamos acordados e o tempo de descanso. O melhor período para a sesta é 8h ou 9h depois de acordar de manhã.

A sesta melhora o nosso raciocínio; a aprendizagem, a memória e o desempenho. Estudos mostram melhorias em áreas como o tempo de reacção, o raciocínio lógico e o reconhecimento de símbolos. Sestas curtas podem melhorar a memória, beneficiando por exemplo quem estuda. Reduz o cansaço, controlamos melhor as emoções.

Por mim, sugestões para dormir melhor: colchão adequado, ambiente escuro, ameno e silencioso, temperatura confortável.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.