Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack – a cor preta mais preta do mundo.

Nenhuma cor – ou, melhor dizendo, a sua falta – causa mais frenesim do que Vantablack, a tinta que absorve tanta luz (99,96%) que é a mais negra do mundo.

A Ventablack faz com que as coisas pareçam não existir, como se de um buraco negro se tratasse, escreve o Fast Company. Originalmente desenvolvida pela empresa britânica Surrey NanoSystems para ser aplicada em satélites, rapidamente conquistou artistas e comerciantes, que viram nela potencial.

Até agora, os usos não-científicos do Vantablack não passaram de projetos pontuais, como uma campanha da BMW ou um relógio de uma marca de luxo suíça que custava 75 mil dólares.

Além do preço exuberante, o transporte de objetos revestidos com esta tinta não é fácil porque as partículas de poeira se acumulam durante as viagens e arruínam o seu efeito.

Mas, à criação de um simples azulejo revestido a Vantablack, a tinta irá agora tornar-se muito mais acessível, particularmente para espaços de entretenimento.

A Vantablack pode ter diversas finalidades, desde a criação de efeitos especiais até à substituição dos famosos ecrãs verdes.

Os azulejos, desenvolvidos pela  Levitation 29 e Production Resources Group, são muito parecidos com peças de Lego muito grandes: medem cerca de 88,9 centímetros por 1,32 metros, são revestidos por Vantablack e podem ser “unidos” para criar uma parede, um teto, ou um cubo. Para já, ainda não se sabe quanto irão custar.

Se alguém quiser revestir todas as paredes de uma sala com Vantablack e colocar um holograma no meio da divisão, agora pode fazê-lo sem precisar de pintar as paredes, o que se torna mais rentável, disse o diretor da Levitation 29, Benjamin Males.

Males considera que os azulejos são apenas o começo: a ideia é criar mais produtos baseados na procura que formariam um sistema complexo de construção Vantablack, que as pessoas poderiam encomendar com base nas suas necessidades.

Se alguém “quiser pulverizar todo o exterior de uma casa, ainda o podemos fazer”, acrescentou Males.

Para ajudar a divulgar o novo formato, as empresas Levitation 29, Surrey NanoSystems, e PRG estão a lançar um espaço de demonstração da Vantablack em Secaucus, Nova Jersey, no final do mês. Depois, o espaço irá viajar pelo país.

“Queremos envolver a comunidade criativa”, o teatro, experiências imersivas e o cinema – onde há interesse em experimentar a Vantablack para substituir os ecrãs verdes, continuou Males.

Vantablack BMW X6 é o carro mais preto de sempre from ZAP V on Vimeo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …