Van Gaal quer “método de voleibol” na seleção. Jogador não gostou e foi afastado da convocatória

OnsOranje / Twitter

O selecionador neerlandês, Louis van Gaal.

Van Gaal trouxe um antigo técnico da seleção de voleibol para treinar a defesa de penáltis. Tim Krul não gostou e acabou afastado da seleção neerlandesa.

O selecionador neerlandês, Louis van Gaal, quer adotar um novo método de treino para preparar a participação no Mundial do Qatar, em dezembro. O treinador pediu à Federação Neerlandesa de Futebol a contratação de Peter Murphy, antigo técnico da seleção de voleibol dos Países Baixos.

A ideia de van Gaal é que Murphy treine especificamente os guarda-redes para defender penáltis. Um dos focos dos treino, sabe-se, são métodos para distrair os adversários no momento da cobrança da grande penalidade.

“Sempre pensei que podemos treinar um penálti. Não o momento ou a pressão, mas a automatização do processo, que pode dar confiança. Convenci os rapazes de que eles podem fazer algo com isso, que os jogadores nos clubes treinem penáltis. Não podemos mudar a política de treino nos clubes deles, mas podemos pedir-lhes que pratiquem os seus pontapés da marca de grande penalidade”, disse o selecionador neerlandês em conferência de imprensa.

“Agora, quero uma base científica. Mais confirmação. Isso deve dar-nos vantagem quando chegarmos aos penáltis. Claro que isso não significa que vamos ganhar a série”, acrescentou. “Devemos preparar-nos agora porque, durante o Mundial, não haverá tempo. Num torneio como o Mundial os penáltis podem ser um detalhe absolutamente decisivo e, por isso, devemos prestar-lhes a máxima atenção”.

Van Gaal explicou que a contratação de Peter Murphy não é por acaso, é “porque estudou isso”.

“Somos o primeiro país a fazer isto com uma base científica e provavelmente outros países também o farão”, garantiu o antigo treinador do Manchester United.

Este ‘método de voleibol’ não terá agradado a toda gente. O internacional neerlandês Tim Krul, guarda-redes titular do Norwich City, ter-se-á recusado a participar na experiência científica sobre a marcação de grandes penalidades e acabou afastado da seleção.

Curiosamente, Krul é tido como um especialista em grandes penalidades. No Mundial de 2014, o guardião defendeu dois penáltis, nos quartos de final, frente à Costa Rica. Krul foi colocado em campo já no último minuto do tempo extra, tendo sido o escolhido precisamente de Louis van Gaal para defender a baliza na decisão por grandes penalidades.

“Krul ligou-me para dizer que não iria. Pensei que era uma pena, porque eu sei que ele defende a maioria dos penáltis, em termos estatísticos. Não há futuro para ele na ‘Laranja’, porque ele não quis vir. É a consequência da sua decisão”, lamentou van Gaal.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.