Van Basten quer acabar com os cartões amarelos e foras de jogo

Paul Blank / Wikimedia

Marco van Basten, ex-futebolista e atual diretor técnico da FIFA

Marco van Basten, ex-futebolista e atual diretor técnico da FIFA

O atual diretor técnico da FIFA e ex-jogador de futebol anunciou que a organização está à procura de formas para que o jogo de futebol fique mais dinâmico. Pôr fim aos cartões amarelos e acabar com os foras de jogo são algumas das ideias a ser discutidas.

Em entrevista ao alemão Sport Bild, o diretor técnico da FIFA Marco van Basten defendeu que está em vista uma mudança radical nas regras da modalidade.

“Estamos à procura de maneiras de melhorar o jogo, para que seja mais dinâmico, mais interessante e também mais honesto. Há muitas variações que vamos tentar nos próximos anos”, afirmou o holandês de 52 anos.

Van Basten, ex-jogador de clubes como o AC Milan e o Ajax, quer, por exemplo, o aumento do número de substituições para seis em vez de três e a figura do capitão de equipa como o único jogador que pode falar diretamente com o árbitro.

“Ainda há pouco tempo, o Pep Guardiola perguntava-me a razão para não se poder fazer seis alterações num só encontro”, referiu na entrevista.

Além disso, o diretor da entidade que gere o futebol a nível mundial pretende ainda que os cartões amarelos sejam substituídos por penalizações temporárias, com as equipas a ficarem reduzidas a “dez jogadores ou menos durante período de cinco a dez minutos”.

“Acho que isso deixaria a equipas com mais receio em fazer faltas“, considerou.

Outra ideia será abolir os foras de jogo e ainda introduzir um “shoot-out”, com os jogadores a terem cerca de oito segundos para marcar golo, isolados perante o guarda-redes, que não pode sair da grande área.

Em 2011, Van Basten foi “trunfo” da candidatura de Bruno de Carvalho e esteve perto de ser treinador do Sporting, mas na altura o dirigente leonino foi derrotado tangencialmente nas eleições, que resultaram na vitória de Godinho Lopes.

O holandês destacou-se nos anos 80 e 90 como um dos melhores avançados da história, tendo marcado mais de 300 golos durante a sua carreira.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …

Transportes públicos são "ponto nevrálgico" da transmissão da covid-19

O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “pontos nevrálgico” da transmissão da covid-19. "Os transportes públicos …

Estão a chegar os aviões movidos a hidrogénio. A Airbus é pioneira (e já está a trabalhar em três aeronaves)

Na passada segunda-feira, a Airbus apresentou três conceitos de aviões movidos a hidrogénio. A empresa quer estar na linha da frente no que toca às mudanças na indústria da aviação, e tem como objetivo pôr …

Fernando Pimenta com medalhas de ouro e prata na Taça do Mundo de Szeged

O canoísta português Fernando Pimenta conquistou o ouro em K1 1.000 metros e a prata em 500 metros na Taça do Mundo de Velocidade de Szeged, num dia com 'metais' também para Joana Vasconcelos e …

Após ataque ao Charlie Hebdo, França está "em guerra contra o terrorismo islâmico"

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, alertou este domingo que a França está “em guerra contra o terrorismo islâmico”, dois dias depois do ataque junto às antigas instalações do jornal satírico Charlie Hebdo. “O Ministro …