Van Basten quer acabar com os cartões amarelos e foras de jogo

Paul Blank / Wikimedia

Marco van Basten, ex-futebolista e atual diretor técnico da FIFA

Marco van Basten, ex-futebolista e atual diretor técnico da FIFA

O atual diretor técnico da FIFA e ex-jogador de futebol anunciou que a organização está à procura de formas para que o jogo de futebol fique mais dinâmico. Pôr fim aos cartões amarelos e acabar com os foras de jogo são algumas das ideias a ser discutidas.

Em entrevista ao alemão Sport Bild, o diretor técnico da FIFA Marco van Basten defendeu que está em vista uma mudança radical nas regras da modalidade.

“Estamos à procura de maneiras de melhorar o jogo, para que seja mais dinâmico, mais interessante e também mais honesto. Há muitas variações que vamos tentar nos próximos anos”, afirmou o holandês de 52 anos.

Van Basten, ex-jogador de clubes como o AC Milan e o Ajax, quer, por exemplo, o aumento do número de substituições para seis em vez de três e a figura do capitão de equipa como o único jogador que pode falar diretamente com o árbitro.

“Ainda há pouco tempo, o Pep Guardiola perguntava-me a razão para não se poder fazer seis alterações num só encontro”, referiu na entrevista.

Além disso, o diretor da entidade que gere o futebol a nível mundial pretende ainda que os cartões amarelos sejam substituídos por penalizações temporárias, com as equipas a ficarem reduzidas a “dez jogadores ou menos durante período de cinco a dez minutos”.

“Acho que isso deixaria a equipas com mais receio em fazer faltas“, considerou.

Outra ideia será abolir os foras de jogo e ainda introduzir um “shoot-out”, com os jogadores a terem cerca de oito segundos para marcar golo, isolados perante o guarda-redes, que não pode sair da grande área.

Em 2011, Van Basten foi “trunfo” da candidatura de Bruno de Carvalho e esteve perto de ser treinador do Sporting, mas na altura o dirigente leonino foi derrotado tangencialmente nas eleições, que resultaram na vitória de Godinho Lopes.

O holandês destacou-se nos anos 80 e 90 como um dos melhores avançados da história, tendo marcado mais de 300 golos durante a sua carreira.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.