Valentim Loureiro admite facturação “desatempada” mas nega responsabilidades

(cv) Youtube

Valentim Loureiro, ex-presidente da Câmara de Gondomar

Valentim Loureiro nega responsabilidades individuais no alegado esquema de facturas falsas e de uso indevido de fundos comunitários que levou à condenação da Câmara de Gondomar à devolução de 11 milhões de euros. “Não desviei um euro que seja”, garante o ex-presidente da autarquia.

O Jornal de Notícias adianta que a Câmara de Gondomar foi condenada a pagar o montante, num total que inclui os valores dos fundos comunitários, bem como juros de mora e custos do processo, considerando o tribunal que 70% do dinheiro oriundo da União Europeia não foi utilizado na construção da ETAR do rio Ferreira, como devia.

Em reacção a esta notícia, Valentim Loureiro, o presidente da autarquia à altura dos factos, garante que não teve “nada a ver com facturas”, em declarações ao jornal Correio da Manhã.

“Quem conferiu as facturas e deu as ordens de pagamento não fui eu pessoalmente, o que não implica que não tenha de assumir responsabilidade política por alguma irregularidade enquanto fui presidente da câmara”, salienta Valentim Loureiro no mesmo diário.

Não houve desvio de um euro que seja“, acrescenta o ex-autarca.

Valentim Loureiro refere, de acordo com o Correio da Manhã, que foi utilizado “o sistema de factoring (créditos de curto prazo)”, constatando que “terá havido da parte de quem fez a obra [Somague] algum procedimento desatempado que levou os peritos a considerarem que tenha havido pagamentos irregulares”. “Mas a obra está feita e foi paga”, atira contudo.

O actual presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, já recorreu da decisão do tribunal, que obriga ao pagamento dos tais 11 milhões de euros, e anunciou que vai pedir ao Ministério Público o apuramento de responsabilidades civis e criminais.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Uber, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR

Os Ubers, táxis e Tuk-Tuk vão estar na mira da GNR que inicia, esta segunda-feira, uma operação de fiscalização intensiva aos transportes individuais de passageiros em todo o país. A fiscalização do licenciamento e a certificação …

Operação Marquês. Carlos Santos Silva e Sócrates começam a atacar a acusação

O ataque de duas das principais figuras envolvidas na Operação Marquês à acusação do Ministério Público começa nesta segunda-feira e vai prolongar-se por toda a semana. Carlos Santos Silva, esta segunda-feira, e José Sócrates, entre quarta …

ASAE encontra carne estragada e falsificada em talhos portugueses

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detetou carne estragada, falsificada ou abatida de forma clandestina à venda em talhos nacionais, avançou o Jornal de Notícias (JN). A notícia do JN, citada pelo Público …

Detidos dois suspeitos do ataque em Lyon

A polícia francesa deteve dois suspeitos de envolvimento na explosão no centro de Lyon que feriu 13 pessoas na sexta-feira passada, disse esta segunda-feira a Procuradoria de Paris. Anteriormente, o ministro do Interior, Christophe Castaner, anunciava, …

Isabel dos Santos diz que tem pagamento à CGD "em dia"

A filha do ex-presidente de Angola usou o Twitter para garantir que tem todos os pagamentos do empréstimo de 125 milhões de euros concedido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) em 2009 “em dia”. A reacção, …

Há cinco concelhos com risco máximo de incêndio

Esta segunda-feira, o dia vai ser quente. A subida das temperaturas para os próximos dias aumenta o risco máximo de incêndio em Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco. Cinco concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém …

Donald Trump é o primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tornou-se no primeiro governante estrangeiro a ser recebido pelo novo imperador do Japão, Naruhito, que subiu ao trono a 01 de maio após a abdicação do pai, …

Antropólogos descobriram quando é que os humanos aprenderam a cozinhar

O hidratos de carbono amido ainda é um elemento pouco compreendido da dieta humana moderna e a nossa dieta de amido do passado pode dar uma ajuda nas investigações futuras. Apesar de uma narrativa arqueológica que …

Tsipras anuncia eleições antecipadas após derrota pesada nas europeias

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou este domingo que vai apelar à realização de eleições legislativas antecipadas “imediatamente” após a segunda volta das municipais, em 2 de junho, após os maus resultados obtidos pelo Syriza …

ADSE perdeu 1807 prestadores privados em 2018

Em 2018, o número de prestadores de saúde procurados pelos beneficiários da ADSE no regime livre ou com convenção com o subsistema de saúde dos funcionários públicos diminuiu. Ao todo, a este subsistema de saúde …