Valentim Loureiro admite facturação “desatempada” mas nega responsabilidades

(cv) Youtube

Valentim Loureiro, ex-presidente da Câmara de Gondomar

Valentim Loureiro nega responsabilidades individuais no alegado esquema de facturas falsas e de uso indevido de fundos comunitários que levou à condenação da Câmara de Gondomar à devolução de 11 milhões de euros. “Não desviei um euro que seja”, garante o ex-presidente da autarquia.

O Jornal de Notícias adianta que a Câmara de Gondomar foi condenada a pagar o montante, num total que inclui os valores dos fundos comunitários, bem como juros de mora e custos do processo, considerando o tribunal que 70% do dinheiro oriundo da União Europeia não foi utilizado na construção da ETAR do rio Ferreira, como devia.

Em reacção a esta notícia, Valentim Loureiro, o presidente da autarquia à altura dos factos, garante que não teve “nada a ver com facturas”, em declarações ao jornal Correio da Manhã.

“Quem conferiu as facturas e deu as ordens de pagamento não fui eu pessoalmente, o que não implica que não tenha de assumir responsabilidade política por alguma irregularidade enquanto fui presidente da câmara”, salienta Valentim Loureiro no mesmo diário.

Não houve desvio de um euro que seja“, acrescenta o ex-autarca.

Valentim Loureiro refere, de acordo com o Correio da Manhã, que foi utilizado “o sistema de factoring (créditos de curto prazo)”, constatando que “terá havido da parte de quem fez a obra [Somague] algum procedimento desatempado que levou os peritos a considerarem que tenha havido pagamentos irregulares”. “Mas a obra está feita e foi paga”, atira contudo.

O actual presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, já recorreu da decisão do tribunal, que obriga ao pagamento dos tais 11 milhões de euros, e anunciou que vai pedir ao Ministério Público o apuramento de responsabilidades civis e criminais.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …