Vale e Azevedo perde recurso e vai cumprir mais 10 anos

Escrever Direito / YouTube

João Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo perdeu o último recurso no Tribunal Constitucional e vai mesmo ter que cumprir mais 10 anos de prisão por ter ficado com quatro milhões de euros do Benfica na transferência de jogadores estrangeiros.

De acordo com o Jornal de Notícias, depois de ter apresentado vários recursos para revogar a condenação de 10 anos de prisão, o Tribunal Constitucional determinou o trânsito em julgado imediato do processo do ex-presidente benfiquista, por entender que Vale e Azevedo estava a abusar de incidentes processuais.

Depois de o TC ter chumbado, a 13 de outubro, mais um recurso, o empresário apresentou dois requerimentos apelando à nulidade de mais esta decisão, o que terá sido a gota de água para os magistrados.

No segundo requerimento apresentado, os juízes-conselheiros João Caupers e Maria Lúcia Amaral afirmaram que nenhum dos pedidos tem um “mínimo de verosimilhança”, acrescentando que a “apresentação destes requerimentos visa tão-só obstar ao trânsito em julgado”.

Em 2013, Vale e Azevedo acabou condenado pela 3ª Vara Criminal de Lisboa a 10 anos de prisão e a pagar sete milhões de euros desviados do clube, por crimes de peculato, falsificação de documento, abuso de confiança e branqueamento de capitais relativamente às transferências dos atletas ingleses Scott Minto, Gary Charles, o marroquino Tahar e o brasileiro Amaral para o Benfica.

Assim, o processo regressa à primeira instância para ser executada a primeira deliberação, o que significa que o empresário vai continuar preso mesmo depois de já ter cumprido 11 anos e meio pelas condenações nos processos Ovchinnikov/Euroárea, Dantas da Cunha e Ribafria.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este homem é condenado sucessivamente como se tivesse matado, esfolado e violado. Lembro-me de que chegaram a cometer a crueldade de o prender à saída da cadeia, coisa que acho que devia ter merecido queixa no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Quantos não obtêm penas leves por crimes bem piores. E isto nem sequer é dinheiro do Estado. Por alguma razão é que alguns optam por fugir para o Brasil… Eu não os censuro.

  2. Deve ser o campeão de horas de audições, de julgamento, de processos e até de cúmulo jurídico … Uma coisa parece estranha: No período de salvo erro dois anos o clube teve contas caucionadas! E apanharam o rasto de dinheiros em offshore!!! Bem. Folgo pelo poder judicial usar a figura “abusar de incidentes processuais”

RESPONDER

Harry Potter ganha novo (e estranho) capítulo

Harry Potter e o retrato daquilo que parecia ser um grande monte de cinzas é o título do mais recente pedaço da história protagonizada pelo famoso feiticeiro. Mas não foi J.K. Rowling que o escreveu. Os autores …

Rússia pode cortar a Internet mundial, avisa General britânico

É uma nova ameaça à "nossa forma de vida" e à segurança e economia mundiais. O alerta é do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia …

Tribunal mantém pena de 30 anos para mulher que alega ter sofrido aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador confirmou a sentença de 30 anos de prisão a uma mulher acusada de homicídio agravado devido à morte do seu recém-nascido. Teodora Vásquez garante que se tratou de um aborto …

WikiLeaks é agora um meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou, em sentença, que o portal de divulgação de informação WikiLeaks é, agora, uma "organização de meios de comunicação". Um tribunal britânico, que avalia casos sobre liberdade de informação, classificou o WikiLeaks como …

Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal. O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente …

Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

Esta sexta-feira, uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero. A Comissão Real da Austrália, que corresponde à procuradoria-geral da república, divulgou esta sexta-feira …

Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por falta de provas

O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. A juíza do processo considera que não há provas suficientes para uma condenação. Manuel Maria Carrilho era …

Ex-dirigente da Cerci da Guarda usa instituição para faturar

O ex-vice-presidente da Cercig, a cooperativa de solidariedade social da Guarda com estatuto de utilidade pública, foi acusado de crime de participação económica em negócio, punível com 5 anos de prisão. De acordo com o Ministério …

Pensões, subsídios e abono de família aumentam já em Janeiro

As prestações sociais pagas pela Segurança Social vão subir já a partir de Janeiro de 2018, fruto do aumento previsto de 1,8% para o chamado Indexante dos Apoios Sociais (IAS). O IAS é o referencial usado …

Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Um anúncio no OLX vendia "urgentemente" um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso. O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, …