Vala comum em Sevilha revela 29 corpos de vítimas da repressão de Franco

Wessex Archaeology / Flickr

-

Uma equipa de investigação localizou uma vala comum no cemitério de El Medroño, próximo de Sevilha, com os restos mortais de pelo menos 29 pessoas que foram fuziladas durante a repressão do regime liderado pelo generalíssimo Francisco Franco.

Os investigadores acreditam que deverão ser encontrados mais restos mortais nesta vala, onde calcula que haja 60 pessoas, devido à sobreposição dos corpos, disse à agência noticiosa Efe, Rafael López, presidente da Asociación de Memoria Histórica y Justicia de Andalucía, que promoveu as escavações juntamente com o municipio de El Medroño.

Muitos dos restos mortais encontram-se em mau estado de conservação, especialmente os que estão debaixo de pedregulhos que foram utilizados em alguns destes enterramentos.

Os ossos encontrados nesta fossa, de dois metros de largura e onze de comprimento, estão dispostos de forma anómala, nomeadmente com os braços separados, colocados de boca para baixo ou com as pernas cruzadas, pelo que se verifica que foram literalmente despejados na vala, sublinhou Rafael López.

Os trabalhos de investigação, dirigidos pela arqueóloga Elena Vera e pelo antropólogo forense Juan Manuel Guijo, também revelaram pelo menos até quatro níveis de enterramento por sobreposição.

Junto dos corpos encontram-se diversos objetos pessoais, como carteiras, cintos, isqueiros, botas e botões-de-punho.

A vala comum encontra-se junto a um dos muros do cemitério, no qual são visíveis os impactos das balas das execuções, segundo disseram os moradores desta localidade serrana aos investigadores.

Os trabalhos iniciaram-se na passada segunda-feira e devem estar concluídos na próxima semana.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …

Rússia planeia clonar e "ressuscitar" um exército cita com 3.000 anos

Há duas décadas, arqueólogos da Sibéria encontraram os restos mortais de guerreiros citas com três mil anos com os seus cavalos na República de Tuva. Agora, a Rússia quer cloná-los. O ministro da Defesa da Rússia …

Levantada imunidade parlamentar a António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo

A comissão de Transparência aprovou, esta terça-feira, um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na "Operação Triângulo". A decisão foi tomada por unanimidade na reunião desta terça-feira da comissão …

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …