Vala comum em Sevilha revela 29 corpos de vítimas da repressão de Franco

Wessex Archaeology / Flickr

-

Uma equipa de investigação localizou uma vala comum no cemitério de El Medroño, próximo de Sevilha, com os restos mortais de pelo menos 29 pessoas que foram fuziladas durante a repressão do regime liderado pelo generalíssimo Francisco Franco.

Os investigadores acreditam que deverão ser encontrados mais restos mortais nesta vala, onde calcula que haja 60 pessoas, devido à sobreposição dos corpos, disse à agência noticiosa Efe, Rafael López, presidente da Asociación de Memoria Histórica y Justicia de Andalucía, que promoveu as escavações juntamente com o municipio de El Medroño.

Muitos dos restos mortais encontram-se em mau estado de conservação, especialmente os que estão debaixo de pedregulhos que foram utilizados em alguns destes enterramentos.

Os ossos encontrados nesta fossa, de dois metros de largura e onze de comprimento, estão dispostos de forma anómala, nomeadmente com os braços separados, colocados de boca para baixo ou com as pernas cruzadas, pelo que se verifica que foram literalmente despejados na vala, sublinhou Rafael López.

Os trabalhos de investigação, dirigidos pela arqueóloga Elena Vera e pelo antropólogo forense Juan Manuel Guijo, também revelaram pelo menos até quatro níveis de enterramento por sobreposição.

Junto dos corpos encontram-se diversos objetos pessoais, como carteiras, cintos, isqueiros, botas e botões-de-punho.

A vala comum encontra-se junto a um dos muros do cemitério, no qual são visíveis os impactos das balas das execuções, segundo disseram os moradores desta localidade serrana aos investigadores.

Os trabalhos iniciaram-se na passada segunda-feira e devem estar concluídos na próxima semana.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …