Vai ser leiloado o “certificado de nascimento da América”

FA2010 / wikimedia

5ª cópia do primeiro mapa mundo com o nome “América” individualizado, Martin Waldseemüller (1470–1520)

A leiloeira londrina Christie’s anunciou esta quarta-feira que vai leiloar o primeiro mapa da história no qual a palavra ‘América’ surge pela primeira vez. O preço base estabelecido rondará os 680 mil e um milhão de euros.

O primeiro mapa da história, chamado de “certificado de nascimento da América”, é de 1507. Com 510 anos, é uma cópia até então totalmente desconhecida do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller.

Além de nomear a América, este mapa é a primeira versão impressa na qual a Terra está representada como um globo e que ilustra a América do Sul e a América do Norte como continentes distintos.

Trata-se assim de uma das cinco cópias de um exemplar no qual Waldseemüller descreveu com exatidão o mundo em 360 graus, incluído o Oceano Pacífico, ainda desconhecido.

“A descoberta desta cópia marca o momento mais excitante dos meus 20 anos de carreira na Christie’s. Esta inovação teve uma enorme influência na cartografia e definiu a história ao nomear a América”, afirmou o especialista da casa de leilões Julian Wilson.

Na mesma época, o cartógrafo alemão produziu outro mapa no qual nomeia a América também. Desse mapa, só existe uma única cópia, comprada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em 2003, por mais de 8 milhões de euros.

Universalis Cosmographia, mapa de Martin Waldseemüller adquirido pela Biblioteca do Congresso dos EUA

Antes desta descoberta, existiam mais quatro mapas ocidentais que já representavam a América. No entanto, estão preservados em museus e coleções particulares, sendo que este mapa era o único totalmente desconhecido. Um dos manuscritos de Juan de La Costa encontra-se conservado no Museu Naval de Madrid.

Wilson sustenta que o mapa é “incrivelmente preciso“. Martin Waldseemüller é um dos cartógrafos que vivia em Saint-Die, em França, que descobriram alguns dos feitos de exploradores portugueses e espanhóis, tendo tido na altura acesso a informações atualizadas e detalhadas.

O mapa tem algumas peculiaridades, como “um Sri Lanka muito grande e uma Índia muito pequena”. O Japão é colocado no meio do oceano Pacífico e a Austrália não existe. Mas “as principais características geopolíticas do globo que nós reconheceríamos hoje são pela primeira vez visíveis neste documento”, disse Wilson.

O mapa está a ser vendido pela família do restaurador britânico Arthur Drescher, que morreu em 1986. A família levou o mapa, que só agora foi encontrado, à casa de leilões para ser avaliado.

A data prevista para o leilão do mapa do “certificado de nascimento da América” é no dia 13 de Dezembro, em Londres.

ZAP // New York Post / EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …

David Attenborough bateu um recorde mundial no Instagram (e destronou Jennifer Aniston)

O naturalista britânico David Attenborough destronou a atriz norte-americana Jennifer Aniston e tornou-se a pessoa a alcançar mais rapidamente um milhão de seguidores no Instagram, segundo os números do Guinness. David Attenborough, de 94 anos, …

Indonésia planeia atração turística com dragões de Komodo ao estilo de Jurassic Park

A Indonésia planeia construir uma atração ao estilo da saga Jurassic Park para que os turistas possam ver os famosos dragões de Komodo. De acordo com a revista Vice, em causa está uma proposta de …