Vai ser leiloado o “certificado de nascimento da América”

FA2010 / wikimedia

5ª cópia do primeiro mapa mundo com o nome “América” individualizado, Martin Waldseemüller (1470–1520)

A leiloeira londrina Christie’s anunciou esta quarta-feira que vai leiloar o primeiro mapa da história no qual a palavra ‘América’ surge pela primeira vez. O preço base estabelecido rondará os 680 mil e um milhão de euros.

O primeiro mapa da história, chamado de “certificado de nascimento da América”, é de 1507. Com 510 anos, é uma cópia até então totalmente desconhecida do cartógrafo alemão Martin Waldseemüller.

Além de nomear a América, este mapa é a primeira versão impressa na qual a Terra está representada como um globo e que ilustra a América do Sul e a América do Norte como continentes distintos.

Trata-se assim de uma das cinco cópias de um exemplar no qual Waldseemüller descreveu com exatidão o mundo em 360 graus, incluído o Oceano Pacífico, ainda desconhecido.

“A descoberta desta cópia marca o momento mais excitante dos meus 20 anos de carreira na Christie’s. Esta inovação teve uma enorme influência na cartografia e definiu a história ao nomear a América”, afirmou o especialista da casa de leilões Julian Wilson.

Na mesma época, o cartógrafo alemão produziu outro mapa no qual nomeia a América também. Desse mapa, só existe uma única cópia, comprada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em 2003, por mais de 8 milhões de euros.

Universalis Cosmographia, mapa de Martin Waldseemüller adquirido pela Biblioteca do Congresso dos EUA

Antes desta descoberta, existiam mais quatro mapas ocidentais que já representavam a América. No entanto, estão preservados em museus e coleções particulares, sendo que este mapa era o único totalmente desconhecido. Um dos manuscritos de Juan de La Costa encontra-se conservado no Museu Naval de Madrid.

Wilson sustenta que o mapa é “incrivelmente preciso“. Martin Waldseemüller é um dos cartógrafos que vivia em Saint-Die, em França, que descobriram alguns dos feitos de exploradores portugueses e espanhóis, tendo tido na altura acesso a informações atualizadas e detalhadas.

O mapa tem algumas peculiaridades, como “um Sri Lanka muito grande e uma Índia muito pequena”. O Japão é colocado no meio do oceano Pacífico e a Austrália não existe. Mas “as principais características geopolíticas do globo que nós reconheceríamos hoje são pela primeira vez visíveis neste documento”, disse Wilson.

O mapa está a ser vendido pela família do restaurador britânico Arthur Drescher, que morreu em 1986. A família levou o mapa, que só agora foi encontrado, à casa de leilões para ser avaliado.

A data prevista para o leilão do mapa do “certificado de nascimento da América” é no dia 13 de Dezembro, em Londres.

ZAP // New York Post / EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …