Vagas para médicos triplicam na saúde pública. Hospitais têm mais 58

Há três vezes mais vagas para recém-especialistas em saúde pública e mais 58 para os hospitais no concurso que acaba de ser aberto para a contratação de médicos para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo avançou esta quinta-feira o Público, o Ministério das Finanças autorizou a abertura de 911 vagas para especialidades hospitalares e 39 para saúde pública. Em 2019, das 853 vagas para especialidades, foram ocupadas 604 e escolhidos pelos médicos de saúde pública dez dos 13 lugares.

Guida da Ponte, da Federação Nacional dos Médicos, considerou que o aumento das vagas para saúde pública é uma boa notícia, mas que os médicos desta especialidade “estão a trabalhar sete dias por semana”, e os dos hospitais estão “a fazer urgências sem parar”.

Jorge Silva, do Sindicato Independente dos Médicos, explicou que, no concurso deste ano, os médicos que não ocuparem as vagas ficam impedidos de voltar a concorrer durante um determinado período.

Nos últimos dias, aumentaram os avisos sobre os riscos de encerramento de vários serviços de urgência hospitalares. Numa conferência de imprensa sobre a covid-19, a ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que o Governo tem acompanhado, “como habitualmente, as dificuldades que se sentem nalgumas instituições”.

Em relação às urgências de pediatria do hospital de Santa Maria da Feira, em risco de fechar, explicou que esta unidade tem uma equipa que conta com mais de 20 elementos, mas que apenas oito realizam serviço de urgência à noite.

“Sabemos que esta é uma realidade frequente devido ao envelhecimento demográfico dos nossos profissionais médicos e houve dois pediatras que muito recentemente deixaram de prestar serviço de urgência por motivo de gravidez ou maternidade. Apesar do enorme empenho e esforço destes profissionais, neste momento tem-se sentido dificuldades e tem sido possível ultrapassá-las com contratos de prestação de serviços”, afirmou.

“Esperamos que algumas destas vagas que hoje foram afectas ao SNS e que vão agora ser distribuídas pelas várias instituições possam também ajudar a melhorar a situação destes hospitais. Contudo, sabemos que a pediatria é uma especialidade da qual temos particular carência”, acrescentou ainda.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Mulheres longe do poder local

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …