Vaga de assaltos a volantes de carros BMW no norte e centro do país

A PSP está a levar a cabo uma investigação para combater uma vaga de furtos em veículos da marca BMW no norte e centro do país. Os assaltantes só roubam os volantes dos automóveis.

O Jornal de Notícias avança esta quarta-feira que está em curso, por parte da Polícia de Segurança Pública (PSP), uma investigação para combater uma vaga de furtos em veículos da marca BMW que tem assolado as zonas norte e centro do país.

No entanto, estes furtos têm uma peculiaridade: os assaltantes levam apenas os volantes dos automóveis, que são posteriormente vendidos por milhares de euros como peças opcionais.



Os volantes estão integrados no Pack M, do qual fazem parte outras peças da carroçaria e do interior dos veículos. O pacote completo pode custar pouco mais de quatro mil euros, dependendo da gama, mas só o volante com airbag e montagem incluída ultrapassa os três mil euros.

De acordo com o matutino, estas são peças com uma imagem mais desportiva e de elevada procura. Segundo a investigação, tudo aponta para que a maior parte seja furtada por encomenda.

Quase todas as semanas nos chega um veículo sem volante e alguns também sem a manete das velocidades”, referiu um concessionário da zona norte ao Jornal de Notícias. Esta realidade levou a que a empresa arranjasse um volante substituto para ser colocado temporariamente nas viaturas furtadas para que fossem levadas à oficina.

A BMW já confirmou, inclusivamente, que existem cada vez mais solicitações para a venda de volantes, que surgem disponíveis no mercado paralelo com preços a rondas os 600 euros. Ainda que em menor escala, foram também registados desaparecimentos de manípulos das mudanças e chapeleiras nos veículos assaltados.

O jornal dá conta de que, só no distrito de Aveiro, já são mais de 20 os furtos de volantes dos diferentes modelos de BMW nos últimos meses, 10 só numa só noite. Foram também registados assaltos noutros concelhos do distrito, como Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Ovar e Espinho.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma vergonha! Uma profunda discriminação! Também no mundo automóvel deveria haver igualdade. O Estado deveria financiar campanhas de igualdade no roubo automóvel!

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …