Vaga de assaltos a volantes de carros BMW no norte e centro do país

A PSP está a levar a cabo uma investigação para combater uma vaga de furtos em veículos da marca BMW no norte e centro do país. Os assaltantes só roubam os volantes dos automóveis.

O Jornal de Notícias avança esta quarta-feira que está em curso, por parte da Polícia de Segurança Pública (PSP), uma investigação para combater uma vaga de furtos em veículos da marca BMW que tem assolado as zonas norte e centro do país.

No entanto, estes furtos têm uma peculiaridade: os assaltantes levam apenas os volantes dos automóveis, que são posteriormente vendidos por milhares de euros como peças opcionais.

Os volantes estão integrados no Pack M, do qual fazem parte outras peças da carroçaria e do interior dos veículos. O pacote completo pode custar pouco mais de quatro mil euros, dependendo da gama, mas só o volante com airbag e montagem incluída ultrapassa os três mil euros.

De acordo com o matutino, estas são peças com uma imagem mais desportiva e de elevada procura. Segundo a investigação, tudo aponta para que a maior parte seja furtada por encomenda.

Quase todas as semanas nos chega um veículo sem volante e alguns também sem a manete das velocidades”, referiu um concessionário da zona norte ao Jornal de Notícias. Esta realidade levou a que a empresa arranjasse um volante substituto para ser colocado temporariamente nas viaturas furtadas para que fossem levadas à oficina.

A BMW já confirmou, inclusivamente, que existem cada vez mais solicitações para a venda de volantes, que surgem disponíveis no mercado paralelo com preços a rondas os 600 euros. Ainda que em menor escala, foram também registados desaparecimentos de manípulos das mudanças e chapeleiras nos veículos assaltados.

O jornal dá conta de que, só no distrito de Aveiro, já são mais de 20 os furtos de volantes dos diferentes modelos de BMW nos últimos meses, 10 só numa só noite. Foram também registados assaltos noutros concelhos do distrito, como Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Ovar e Espinho.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma vergonha! Uma profunda discriminação! Também no mundo automóvel deveria haver igualdade. O Estado deveria financiar campanhas de igualdade no roubo automóvel!

RESPONDER

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …