Vaga de assaltos a volantes de carros BMW no norte e centro do país

A PSP está a levar a cabo uma investigação para combater uma vaga de furtos em veículos da marca BMW no norte e centro do país. Os assaltantes só roubam os volantes dos automóveis.

O Jornal de Notícias avança esta quarta-feira que está em curso, por parte da Polícia de Segurança Pública (PSP), uma investigação para combater uma vaga de furtos em veículos da marca BMW que tem assolado as zonas norte e centro do país.

No entanto, estes furtos têm uma peculiaridade: os assaltantes levam apenas os volantes dos automóveis, que são posteriormente vendidos por milhares de euros como peças opcionais.



Os volantes estão integrados no Pack M, do qual fazem parte outras peças da carroçaria e do interior dos veículos. O pacote completo pode custar pouco mais de quatro mil euros, dependendo da gama, mas só o volante com airbag e montagem incluída ultrapassa os três mil euros.

De acordo com o matutino, estas são peças com uma imagem mais desportiva e de elevada procura. Segundo a investigação, tudo aponta para que a maior parte seja furtada por encomenda.

Quase todas as semanas nos chega um veículo sem volante e alguns também sem a manete das velocidades”, referiu um concessionário da zona norte ao Jornal de Notícias. Esta realidade levou a que a empresa arranjasse um volante substituto para ser colocado temporariamente nas viaturas furtadas para que fossem levadas à oficina.

A BMW já confirmou, inclusivamente, que existem cada vez mais solicitações para a venda de volantes, que surgem disponíveis no mercado paralelo com preços a rondas os 600 euros. Ainda que em menor escala, foram também registados desaparecimentos de manípulos das mudanças e chapeleiras nos veículos assaltados.

O jornal dá conta de que, só no distrito de Aveiro, já são mais de 20 os furtos de volantes dos diferentes modelos de BMW nos últimos meses, 10 só numa só noite. Foram também registados assaltos noutros concelhos do distrito, como Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Ovar e Espinho.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma vergonha! Uma profunda discriminação! Também no mundo automóvel deveria haver igualdade. O Estado deveria financiar campanhas de igualdade no roubo automóvel!

RESPONDER

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …

Califórnia e cidade de Nova Iorque exigem vacinas — ou testes semanais — aos funcionários públicos

O estado da Califórnia e a cidade de Nova Iorque querem incentivar os funcionários públicos a vacinarem-se numa altura em que os Estados Unidos sofrem um aumento de casos devido à variante Delta. Todos os funcionários …

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …