Vaga de assaltos a volantes de carros BMW no norte e centro do país

A PSP está a levar a cabo uma investigação para combater uma vaga de furtos em veículos da marca BMW no norte e centro do país. Os assaltantes só roubam os volantes dos automóveis.

O Jornal de Notícias avança esta quarta-feira que está em curso, por parte da Polícia de Segurança Pública (PSP), uma investigação para combater uma vaga de furtos em veículos da marca BMW que tem assolado as zonas norte e centro do país.

No entanto, estes furtos têm uma peculiaridade: os assaltantes levam apenas os volantes dos automóveis, que são posteriormente vendidos por milhares de euros como peças opcionais.

Os volantes estão integrados no Pack M, do qual fazem parte outras peças da carroçaria e do interior dos veículos. O pacote completo pode custar pouco mais de quatro mil euros, dependendo da gama, mas só o volante com airbag e montagem incluída ultrapassa os três mil euros.

De acordo com o matutino, estas são peças com uma imagem mais desportiva e de elevada procura. Segundo a investigação, tudo aponta para que a maior parte seja furtada por encomenda.

Quase todas as semanas nos chega um veículo sem volante e alguns também sem a manete das velocidades”, referiu um concessionário da zona norte ao Jornal de Notícias. Esta realidade levou a que a empresa arranjasse um volante substituto para ser colocado temporariamente nas viaturas furtadas para que fossem levadas à oficina.

A BMW já confirmou, inclusivamente, que existem cada vez mais solicitações para a venda de volantes, que surgem disponíveis no mercado paralelo com preços a rondas os 600 euros. Ainda que em menor escala, foram também registados desaparecimentos de manípulos das mudanças e chapeleiras nos veículos assaltados.

O jornal dá conta de que, só no distrito de Aveiro, já são mais de 20 os furtos de volantes dos diferentes modelos de BMW nos últimos meses, 10 só numa só noite. Foram também registados assaltos noutros concelhos do distrito, como Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Ovar e Espinho.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma vergonha! Uma profunda discriminação! Também no mundo automóvel deveria haver igualdade. O Estado deveria financiar campanhas de igualdade no roubo automóvel!

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …