/

Quatro em cada cinco adolescentes dos 12 aos 17 anos já iniciaram a vacinação

O ritmo de vacinação está numa fase de grande aceleração: desde o fim-de-semana de 14 e 15 de de agosto, 81,8% dos jovens entre os 12 e os 17 anos já iniciaram o processo.

Segundo dados fornecidos ao Público pela task force, a percentagem de vacinados com pelo menos uma dose aumentou desde a semana passada e está a aproximar-se já da registada nos jovens adultos (18 a 24 anos), que até ao passado domingo ascendia a 86%, segundo o último relatório semanal da vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta terça-feira.

Porém, o coordenador da task force, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, acredita que será possível atingir uma cobertura vacinal da ordem dos “90%” no grupo dos adolescentes até aos 17 anos porque “ainda estão por vacinar cerca de 10%” dos jovens nestas idades, os que recuperaram da infecção há menos de três meses.

“Os adolescentes continuam a vir [aos centros de vacinação], ainda que devagarinho”, refere Gouveia e Melo ao jornal Público.

Os dados indicam que a adesão à vacinação vai subindo à medida que a idade avança, quase sem exceções: com 12 anos estavam vacinados até à manhã desta terça-feira 73,5%, com 13 anos, 79,5%, e, com 14 anos, 80,3%. Com 15 anos, a percentagem dos que tinham iniciado o processo ascendia a 81%.

Em paralelo, a recusa vacinal aumenta à medida que a idade desce — “passa de cerca de 2% na faixa etária dos 40 anos para 4% na dos 20 anos”, explica o vice-almirante, que ainda assim está convencido de que acabará por rondar os 3% da população elegível no final.

Se tudo correr como previsto, na terceira semana de setembro Portugal irá conseguir a façanha de ter 85% da população com a vacinação concluída, abrindo a porta à terceira fase do desconfinamento, como está definido no plano do Governo.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.