Vacina da Janssen começa a ser administrada nos próximos dias. OMS aprova quinta vacina

Kamil Krzaczynski / AFP

Vários centros de vacinação do país já receberam a vacina da Janssen, que começará a ser administrada este fim de semana ou no início da próxima semana, anunciou hoje a `task force´ que coordena o plano de vacinação.

“Tendo em conta que a norma da Direção-Geral da Saúde referente à preparação e administração da vacina já foi publicada, e que já existem diversos centros de vacinação que já possuem vacinas, estima-se que a sua administração se inicie neste fim de semana ou no início da próxima semana”, adiantou à Lusa fonte da estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

A DGS publicou esta sexta-feira a norma que indica que a administração da vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, que ao contrário das restantes é de toma única, além de ser recomendada para pessoas com pelo menos 50 anos de idade.



“Em Portugal, recomenda-se, à data, que a COVID-19 Vaccine Janssen seja utilizada em pessoas com 50 ou mais anos de idade. Os estudos em curso e os dados que continuam a ser analisados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) podem justificar a revisão desta recomendação a qualquer momento”, pode ler-se na norma 004/2021 divulgada no ‘site’ oficial do organismo liderado por Graça Freitas.

A 20 de abril, a EMA concluiu que há uma possível relação entre a formação de coágulos sanguíneos e a vacina da Janssen, na sequência de terem sido registados oito casos de pessoas que desenvolveram coágulos sanguíneos em quase sete milhões de pessoas vacinadas nos EUA.

Portugal recebeu as primeiras 31.200 doses desta vacina de toma única a 14 de abril, que ficaram armazenadas a aguardar a decisão do regulador europeu (EMA) sobre a sua utilização. Segundo a `task force´, na semana que se inicia a 10 de maio está previsto que Portugal receba mais 30 mil doses desta vacina.

A mesma fonte adiantou que o plano de vacinação contra a covid-19 já previa a administração desta vacina, “não se antecipando a necessidade de efetuar nenhum ajustamento no presente momento”.

Canadá atrasa distribuição de 300.000 doses

O Ministério da Saúde do Canadá anunciou esta sexta-feira que vai atrasar a distribuição de uma remessa da vacina Johnson & Johnson, que recebeu esta semana, por questões de qualidade.

O anúncio refere-se a uma remessa de 300 mil doses recebidas pela Agência de Saúde Pública do Canadá, informou o Ministério da Saúde em mensagem enviada à AFP.

Esta é a primeira remessa da vacina de dose única da J&J que Otava recebeu, de acordo com a imprensa local.

O laboratório americano enfrenta problemas de produção numa fábrica de Baltimore, nos EUA, administrada pela Emergent BioSolutions, para um lote de doses de vacina que não cumpriam padrões de qualidade.

A FDA, regulador norte-americano para alimentos e medicamentos, solicitou que a produção nessas instalações seja suspensa até que uma inspeção seja realizada.

“Como acontece com todas as vacinas importadas para o Canadá, as vacinas da Janssen  só podem ser distribuídas se o Ministério da Saúde canadiano estiver convencido de que cumprem altos padrões de qualidade, segurança e eficácia”, acrescentou o Ministério da Saúde do país.

OMS dá aprovação de emergência a vacina da Moderna

A Organização Mundial de Saúde deu esta sexta-feira a aprovação de emergência à vacina contra a covid-19 da Moderna, a quinta a beneficiar dessa validação da agência de saúde da ONU.

Esta vacina por RNA mensageiro “junta-se à lista crescente de vacinas validadas pela OMS para uma utilização de emergência”, indicou a organização num comunicado.

A OMS já aprovou as vacinas da Pfizer-BioNTech, os dois soros AstraZeneca fabricados na Índia e na Coreia do Sul e o da Johnson & Johnson, designado Janssen. É esperada em breve uma decisão, provavelmente na próxima semana, para as duas vacinas chinesas, Sinopharm e Sinovac.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Talibãs confiscam fortunas de antigos funcionários do Governo afegão

O novo Governo talibã confiscou milhões de dólares em dinheiro e ouro de antigos funcionário do Governo do Afeganistão. O Banco Central do Afeganistão, agora controlado pelos talibãs, diz ter confiscado mais de 10 milhões de …

Seis recordes (indesejados) no Sporting-Ajax

Aos 68 segundos já havia um registo inédito em Alvalade. FC Porto continua bem fora de casa, Atlético de Madrid continua mal em casa. Pelo segundo ano consecutivo, o início do Sporting numa competição europeia foi …

Jovem de 16 anos do Real Massamá blindado com uma cláusula de €15 milhões

Amadu Baldé estreou-se este ano pela equipa sénior do Real Massamá. O jovem de 16 deixou tão boas impressões que o clube renovou-lhe o contrato e blindou-o com uma cláusula de rescisão de 15 milhões …

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …