Vacina da Janssen começa a ser administrada nos próximos dias. OMS aprova quinta vacina

Kamil Krzaczynski / AFP

Vários centros de vacinação do país já receberam a vacina da Janssen, que começará a ser administrada este fim de semana ou no início da próxima semana, anunciou hoje a `task force´ que coordena o plano de vacinação.

“Tendo em conta que a norma da Direção-Geral da Saúde referente à preparação e administração da vacina já foi publicada, e que já existem diversos centros de vacinação que já possuem vacinas, estima-se que a sua administração se inicie neste fim de semana ou no início da próxima semana”, adiantou à Lusa fonte da estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

A DGS publicou esta sexta-feira a norma que indica que a administração da vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, que ao contrário das restantes é de toma única, além de ser recomendada para pessoas com pelo menos 50 anos de idade.



“Em Portugal, recomenda-se, à data, que a COVID-19 Vaccine Janssen seja utilizada em pessoas com 50 ou mais anos de idade. Os estudos em curso e os dados que continuam a ser analisados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) podem justificar a revisão desta recomendação a qualquer momento”, pode ler-se na norma 004/2021 divulgada no ‘site’ oficial do organismo liderado por Graça Freitas.

A 20 de abril, a EMA concluiu que há uma possível relação entre a formação de coágulos sanguíneos e a vacina da Janssen, na sequência de terem sido registados oito casos de pessoas que desenvolveram coágulos sanguíneos em quase sete milhões de pessoas vacinadas nos EUA.

Portugal recebeu as primeiras 31.200 doses desta vacina de toma única a 14 de abril, que ficaram armazenadas a aguardar a decisão do regulador europeu (EMA) sobre a sua utilização. Segundo a `task force´, na semana que se inicia a 10 de maio está previsto que Portugal receba mais 30 mil doses desta vacina.

A mesma fonte adiantou que o plano de vacinação contra a covid-19 já previa a administração desta vacina, “não se antecipando a necessidade de efetuar nenhum ajustamento no presente momento”.

Canadá atrasa distribuição de 300.000 doses

O Ministério da Saúde do Canadá anunciou esta sexta-feira que vai atrasar a distribuição de uma remessa da vacina Johnson & Johnson, que recebeu esta semana, por questões de qualidade.

O anúncio refere-se a uma remessa de 300 mil doses recebidas pela Agência de Saúde Pública do Canadá, informou o Ministério da Saúde em mensagem enviada à AFP.

Esta é a primeira remessa da vacina de dose única da J&J que Otava recebeu, de acordo com a imprensa local.

O laboratório americano enfrenta problemas de produção numa fábrica de Baltimore, nos EUA, administrada pela Emergent BioSolutions, para um lote de doses de vacina que não cumpriam padrões de qualidade.

A FDA, regulador norte-americano para alimentos e medicamentos, solicitou que a produção nessas instalações seja suspensa até que uma inspeção seja realizada.

“Como acontece com todas as vacinas importadas para o Canadá, as vacinas da Janssen  só podem ser distribuídas se o Ministério da Saúde canadiano estiver convencido de que cumprem altos padrões de qualidade, segurança e eficácia”, acrescentou o Ministério da Saúde do país.

OMS dá aprovação de emergência a vacina da Moderna

A Organização Mundial de Saúde deu esta sexta-feira a aprovação de emergência à vacina contra a covid-19 da Moderna, a quinta a beneficiar dessa validação da agência de saúde da ONU.

Esta vacina por RNA mensageiro “junta-se à lista crescente de vacinas validadas pela OMS para uma utilização de emergência”, indicou a organização num comunicado.

A OMS já aprovou as vacinas da Pfizer-BioNTech, os dois soros AstraZeneca fabricados na Índia e na Coreia do Sul e o da Johnson & Johnson, designado Janssen. É esperada em breve uma decisão, provavelmente na próxima semana, para as duas vacinas chinesas, Sinopharm e Sinovac.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Relevos de pedra na Turquia sugerem que há um "submundo" debaixo da Terra

Arqueólogos descobriram que os relevos de pedra em Yazılıkaya retratam a Terra, o céu e o "submundo", representando o mito da criação. A região da Anatólia é conhecida como "berço das civilizações". É lá que podemos …

UEFA rejeita iluminação arco-íris LGBT no estádio de Munique

A UEFA rejeitou hoje o projeto da cidade de Munique para iluminar o estádio com as cores do arco-íris no jogo entre Alemanha e Hungria, na quarta-feira, para o Euro2020 de futebol, por protestar contra …

Pico da quarta vaga pode chegar dentro de um mês com 2.000 casos

O pico da quarta vaga pode chegar já dentro de um mês, prevendo-se cerca de 2 mil casos por dia. O número de internados pode chegar aos 500 em enfermaria e 150 em UCI. Segundo cálculos …

Trump terá sugerido enviar norte-americanos infetados com covid-19 para Guantánamo

Quando a pandemia de covid-19 estalou nos Estados Unidos, Donald Trump sugeriu o enviou de norte-americanos infetados regressados da Ásia para a base de Guantánamo, em Cuba. Um livro de dois jornalistas do The Washington Post …

Tem dificuldade em adormecer? Há um truque simples que o pode ajudar

Dado que passamos cerca de um terço das nossas vidas a dormir, seria de esperar que já soubéssemos como adormecer. Mas, para muitos de nós, isso não é tarefa simples. Luc P. Beaudoin, criador da aplicação …

Autárquicas. Já houve 12 desistências antes do tiro de partida

Acontece todos os anos e não é nenhuma surpresa. Até ao momento, já se contabilizaram 12 "falsas partidas", candidatos que desistiram da corrida autárquica antes da eleição. Esta terça-feira, o jornal Público faz um balanço dos …

Envio de dados a embaixadas. Profissionais de proteção de dados dizem que exoneração de encarregado é ilegal

A Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados tenciona apresentar queixa à Comissão Nacional se a exoneração do encarregado de dados da Câmara de Lisboa se materializar. A Associação dos Profissionais de Proteção …

"Estamos muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta segunda-feira, que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, “não se altera”. O Presidente da República considerou, esta segunda-feira, que a situação da covid-19 em Portugal …

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …

Cristiano Ronaldo no... Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …