Tomar a vacina da gripe anualmente pode ter um benefício inesperado para a saúde

3

Um novo estudo descobriu uma correlação entre a toma da vacina contra a gripe e uma diminuição de 12% no risco de se sofrer um AVC.

Parece que a protecção contra a gripe não é o único benefício que a vacinação anual traz à saúde. Um novo estudo publicado na Neurology descobriu uma correlação entre a toma da vacina todos os anos contra a gripe e uma redução no risco de se sofrer um AVC.

“Estudos mostram que ter a gripe aumenta o risco de se sofrer um AVC, mas as pesquisas ainda estão a ser feitas sobre se a vacina da gripe ajuda a proteger contra um AVC”, explica Francisco J. de Abajo, autor do estudo.

Esta investigação partiu para a missão de decifrar se a toma da vacina tem, verdadeiramente, um efeito preventivo contra o AVC. Para isto, os cientistas recorreram a uma base de dados espanhola referente a indivíduos que tinham pelo menos 40 anos e que tinham sofrido um AVC nos últimos 14 anos.

Cada paciente foi comparado a cinco outros indivíduos da mesma idade e do género. A base de dados inclui 71 610 indivíduos que não sofreram um AVC e 14 332 que sofreram, relata o SciTech Daily.

Os cientistas depois viram se os participantes tinham recebido a vacina contra a gripe pelo menos 14 dias antes do AVC ou antes dessa data no caso daqueles que nunca tiveram um AVC.

Os resultados desta análise mostram que 41,4% dos pacientes que sofreram o AVC  tinham tomado a vacina, comparativamente com 40,5% de participantes que não tinham tido um AVC e também se inocularam.

Mas as pessoas que receberam a vacina eram, geralmente, mais velhas e tinham factores que aumentavam o risco de terem um AVC, como colesterol e pressão alta.

Após ajustarem a análise com estes factores, os autores notaram que quem foi vacinado teve uma probabilidade 12% menor de sofrer um AVC do que aqueles que não se protegeram contra a gripe.

Os investigadores também fizeram uma análise semelhante com a vacina contra a pneumonia, mas não notaram nenhuma correlação com a prevenção do AVC. “Estes resultados são outra razão para a população tomar a vacina anualmente, especialmente se já se tem factores de risco para o AVC”, recomenda de Abajo.

O autor lembra, no entanto, que o estudo notou apenas uma correlação e que são precisas pesquisas adicionais para se descobrir se esta associação é causal ou se é apenas uma coincidência e se há mais factores a influenciar esta diminuição no risco do AVC.

Adriana Peixoto, ZAP //

3 Comments

  1. Qual terá sido a farmacêutica que encomendou este estudo a Francisco Abajo! Eu fico “acima duvidando das verdadeiras consequências das vacinas!

  2. Se vai por esse caminho nunca tome nada na vida e acabará mais cedo com morte.
    Todos os efeitos, benéficos ou adversos, das vacinas ou medicamentos se baseiam em estudos.
    Nem seria possível doutro modo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.