Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios – e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma intra-nasal.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, desenvolveu uma vacina que pode ser administrada através de inalação.

Num estudo publicado na revista iScience, os cientistas mostraram que, quando administrada a ratos, a vacina intra-nasal mostrou-se segura e capaz de fornecer uma imunidade rápida contra a covid-19.

“[Este tipo de] vacinação pode estimular a imunidade sistémica e mucosa”, referiu Navin Varadarajan, principal autor do artigo.

O investigador destacou ainda que esta vacina também “tem a vantagem de ser um procedimento não invasivo adequado para a imunização de grandes populações”.

De acordo com os autores, existem muitos benefícios em receber a vacina através da via nasal, como tal, não é surpreendente que esta não seja a primeira equipa a tentar desenvolve-la.

Também os especialistas da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, conseguiram vacinar ratos e furões contra a covid-19 com um spray nasal. No mês passado, uma equipa de investigadores da Universidade Lancaster, no Reino Unido, também fez o mesmo sucesso.

Na Finlândia, informa o IFL Science, os investigadores já estão um passo à frente e esperam conseguir iniciar testes em humanos em breve, depois de outra vacina intra-nasal ter mostrado um bom desempenho em testes pré-clínicos.

A emergência na utilização de um spray nasal como método para vacinar a população pode-se justificar com o facto da covid-19 se espalhar através da respiração de gotículas que circulam no ar.

Isto significa que o nariz e a boca são as portas de entrada para o vírus, por isso, se uma vacina for capaz de criar uma resposta imunológica no muco, qualquer potencial infeção por covid-19 poderia ser travada mesmo antes mesmo de se instalar no corpo.

“As vantagens das vacinas intra-nasais incluem a administração sem agulha, a entrega do antígeno ao local da infeção e a elicitação da imunidade da mucosa no trato respiratório”, referem os professores de imunologia Frances Lund e Troy Randall – dois dos investigadores envolvidos na vacina de Houston – numa perspetiva científica apresentada em julho.

Outro aspeto positivo deste método de administração de vacinas é que estas são muito mais acessíveis. Numa altura em que vários países do mundo ainda se encontram com o processo de vacinação bastante atrasado, uma vacina que pode ser administrada através do nariz pode facilitar bastante o processo logístico.

Por outro lado, também pode haver pontos negativos relativamente ao uso desta vacina. Varadarajan refere que “a razão pela qual ainda não se viu uma vacina destas no mercado é por ser mais difícil de obter uma boa resposta imunológica“.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …