“Muu”. O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz – e esta persiste em inúmeras situações.

De acordo com um estudo recente, levado a cabo por cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, as vacas têm características vocais individuais e mudam de tom de voz dependendo das suas emoções.

Alexandra Green, principal autora do artigo científico publicado recentemente na Nature, explicou que as vacas “são animais sociais e sociáveis” pelo que não é totalmente surpreendente que estes animais “afirmem a sua identidade individual ao longo da vida”. Ainda assim, “esta é a primeira vez que conseguimos analisar a voz e obter evidências conclusivas desta característica”.

Segundo a investigação, as vacas usam a sua própria voz para as ajudar a manter contacto com o resto do rebanho e para expressar os seus sentimentos, desde excitação a angústia. “Todas as vacas têm vozes muito distintas. Mesmo sem olhar para elas, consigo dizer qual delas está a fazer barulho apenas com base na voz”, disse Alexandra Green, citada pelo The Independent.

A cientista gravava o mugido das vacas e analisava posteriormente as gravações. Segundo Green, tudo se relaciona com as emoções dos animais: através do tom do mugido, a investigadora conseguia “avaliar se o animal estava excitado com uma determinada situação”.

A pesquisa envolveu a análise de 333 gravações de mugidos de vaca. Green espera que a sua investigação ajude os agricultores a “sintonizar o estado emocional dos bovinos, melhorando o bem-estar animal”.

Os resultados deixam claro algo que pesquisas anteriores já haviam apontado: as vacas são animais profundamente sociais e com um comportamento bastante complexo. Os rebanhos costumam seguir hierarquias, sofrem consequências duradouras quando são separadas da mãe e aprendem melhor quando estão em grupo.

A descoberta de que estes animais vocalizam a sua própria individualidade reforça a necessidade de repensar práticas da pecuária industrial, para que as vacas consigam viver (e conversar) com dignidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …