“Muu”. O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz – e esta persiste em inúmeras situações.

De acordo com um estudo recente, levado a cabo por cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, as vacas têm características vocais individuais e mudam de tom de voz dependendo das suas emoções.

Alexandra Green, principal autora do artigo científico publicado recentemente na Nature, explicou que as vacas “são animais sociais e sociáveis” pelo que não é totalmente surpreendente que estes animais “afirmem a sua identidade individual ao longo da vida”. Ainda assim, “esta é a primeira vez que conseguimos analisar a voz e obter evidências conclusivas desta característica”.

Segundo a investigação, as vacas usam a sua própria voz para as ajudar a manter contacto com o resto do rebanho e para expressar os seus sentimentos, desde excitação a angústia. “Todas as vacas têm vozes muito distintas. Mesmo sem olhar para elas, consigo dizer qual delas está a fazer barulho apenas com base na voz”, disse Alexandra Green, citada pelo The Independent.

A cientista gravava o mugido das vacas e analisava posteriormente as gravações. Segundo Green, tudo se relaciona com as emoções dos animais: através do tom do mugido, a investigadora conseguia “avaliar se o animal estava excitado com uma determinada situação”.

A pesquisa envolveu a análise de 333 gravações de mugidos de vaca. Green espera que a sua investigação ajude os agricultores a “sintonizar o estado emocional dos bovinos, melhorando o bem-estar animal”.

Os resultados deixam claro algo que pesquisas anteriores já haviam apontado: as vacas são animais profundamente sociais e com um comportamento bastante complexo. Os rebanhos costumam seguir hierarquias, sofrem consequências duradouras quando são separadas da mãe e aprendem melhor quando estão em grupo.

A descoberta de que estes animais vocalizam a sua própria individualidade reforça a necessidade de repensar práticas da pecuária industrial, para que as vacas consigam viver (e conversar) com dignidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …