“Muu”. O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz – e esta persiste em inúmeras situações.

De acordo com um estudo recente, levado a cabo por cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, as vacas têm características vocais individuais e mudam de tom de voz dependendo das suas emoções.

Alexandra Green, principal autora do artigo científico publicado recentemente na Nature, explicou que as vacas “são animais sociais e sociáveis” pelo que não é totalmente surpreendente que estes animais “afirmem a sua identidade individual ao longo da vida”. Ainda assim, “esta é a primeira vez que conseguimos analisar a voz e obter evidências conclusivas desta característica”.

Segundo a investigação, as vacas usam a sua própria voz para as ajudar a manter contacto com o resto do rebanho e para expressar os seus sentimentos, desde excitação a angústia. “Todas as vacas têm vozes muito distintas. Mesmo sem olhar para elas, consigo dizer qual delas está a fazer barulho apenas com base na voz”, disse Alexandra Green, citada pelo The Independent.

A cientista gravava o mugido das vacas e analisava posteriormente as gravações. Segundo Green, tudo se relaciona com as emoções dos animais: através do tom do mugido, a investigadora conseguia “avaliar se o animal estava excitado com uma determinada situação”.

A pesquisa envolveu a análise de 333 gravações de mugidos de vaca. Green espera que a sua investigação ajude os agricultores a “sintonizar o estado emocional dos bovinos, melhorando o bem-estar animal”.

Os resultados deixam claro algo que pesquisas anteriores já haviam apontado: as vacas são animais profundamente sociais e com um comportamento bastante complexo. Os rebanhos costumam seguir hierarquias, sofrem consequências duradouras quando são separadas da mãe e aprendem melhor quando estão em grupo.

A descoberta de que estes animais vocalizam a sua própria individualidade reforça a necessidade de repensar práticas da pecuária industrial, para que as vacas consigam viver (e conversar) com dignidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …