/

As vacas podem aprender a ir à casa de banho — e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos das vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se aprenderem a usar algo inesperado para aquele animal de quatro patas — uma casa de banho.

Num artigo publicado a 13 de setembro na revista Current Biology, os investigadores mostram que as vacas podem ser treinadas para usar a casa de banho, permitindo assim que os resíduos sejam recolhidos e tratados.

Para além das quintas passarem a ser lugares muito mais limpos, o método também permite a redução da poluição do ar e cria uma ambiente muito mais sustentável.

“Geralmente, presume-se que o gado não é capaz de controlar a defecação ou a micção”, refere Jan Langbein, um dos autores do estudo.

Para tirar todas as dúvidas, Langbein e a sua equipa quiseram testar a capacidade das vacas aprenderam que existem lugares específicos para fazerem as suas necessidades básicas.

“O gado, tal como muitos outros animais, é muito inteligente e pode aprender muito. Por que não aprender a usar uma casa de banho?”, questionou o especialista em psicologia animal.

Para treinar bezerros – um processo que apelidaram de treino MooLoo – a equipa de pesquisa trabalhou ao contrário. Os investigadores começaram por recompensar os animais quando estes urinavam no local adequado e depois permitiram que estes se aproximassem dos recipientes apropriados quando precisassem de urinar.

“É preciso tentar incluir os animais no processo e treiná-los para seguir o que devem aprender”, refere Langbein, acrescentando que a equipa sempre achou “que seria possível treinar os animais, mas não sabía até que ponto”.

Para encorajar o uso do recipiente, os cientistas queriam que os bezerros associassem a micção fora deste a uma experiência desagradável.

“Como punição, primeiro usamos auriculares e pusemos um som muito desagradável sempre que urinavam fora do recipiente”, comentou Langbein. Porém, o especialista revela que este método se mostrou ineficaz, e algo bem mais simples acabou por cumprir o papel de deixar os animais desagradados – bastou mandar-lhes um jato de água.

Ao longo de algumas semanas, refere o Phys, a equipa de pesquisa treinou com sucesso 11 dos 16 bezerros envolvidos na experiência, que mostraram um nível de desempenho superior ao das crianças muito pequenas, quando expostas a esta situação.

Langbein está otimista de que com mais treinos a taxa de sucesso pode ser melhorada. “Depois de dez, quinze, vinte anos de pesquisa com gado, sabemos que os animais têm personalidade e lidam com coisas diferentes de forma diferente. Não são todos iguais”, referiu.

Agora que os investigadores sabem como treinar vacas, querem transferir os seus resultados para quintas reais e sistemas ao ar livre.

O composto químico presente nos dejetos das vacas não contribui diretamente para a mudança climática, mas quando é deixado no solo, os micróbios convertem-no em óxido nitroso, o terceiro gás de efeito estufa mais prejudicial para o Planeta depois do metano e do dióxido de carbono.

Com este novo método, a presença de vacas nas quintas pode deixar de ser tão prejudicial para o ambiente, sendo que o novo modelo pode representar um pequeno avanço num caminho que ainda é longo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.