As vacas podem aprender a ir à casa de banho — e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos das vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se aprenderem a usar algo inesperado para aquele animal de quatro patas — uma casa de banho.

Num artigo publicado a 13 de setembro na revista Current Biology, os investigadores mostram que as vacas podem ser treinadas para usar a casa de banho, permitindo assim que os resíduos sejam recolhidos e tratados.

Para além das quintas passarem a ser lugares muito mais limpos, o método também permite a redução da poluição do ar e cria uma ambiente muito mais sustentável.

“Geralmente, presume-se que o gado não é capaz de controlar a defecação ou a micção”, refere Jan Langbein, um dos autores do estudo.

Para tirar todas as dúvidas, Langbein e a sua equipa quiseram testar a capacidade das vacas aprenderam que existem lugares específicos para fazerem as suas necessidades básicas.

“O gado, tal como muitos outros animais, é muito inteligente e pode aprender muito. Por que não aprender a usar uma casa de banho?”, questionou o especialista em psicologia animal.

Para treinar bezerros – um processo que apelidaram de treino MooLoo – a equipa de pesquisa trabalhou ao contrário. Os investigadores começaram por recompensar os animais quando estes urinavam no local adequado e depois permitiram que estes se aproximassem dos recipientes apropriados quando precisassem de urinar.

“É preciso tentar incluir os animais no processo e treiná-los para seguir o que devem aprender”, refere Langbein, acrescentando que a equipa sempre achou “que seria possível treinar os animais, mas não sabía até que ponto”.

Para encorajar o uso do recipiente, os cientistas queriam que os bezerros associassem a micção fora deste a uma experiência desagradável.

“Como punição, primeiro usamos auriculares e pusemos um som muito desagradável sempre que urinavam fora do recipiente”, comentou Langbein. Porém, o especialista revela que este método se mostrou ineficaz, e algo bem mais simples acabou por cumprir o papel de deixar os animais desagradados – bastou mandar-lhes um jato de água.

Ao longo de algumas semanas, refere o Phys, a equipa de pesquisa treinou com sucesso 11 dos 16 bezerros envolvidos na experiência, que mostraram um nível de desempenho superior ao das crianças muito pequenas, quando expostas a esta situação.

Langbein está otimista de que com mais treinos a taxa de sucesso pode ser melhorada. “Depois de dez, quinze, vinte anos de pesquisa com gado, sabemos que os animais têm personalidade e lidam com coisas diferentes de forma diferente. Não são todos iguais”, referiu.

Agora que os investigadores sabem como treinar vacas, querem transferir os seus resultados para quintas reais e sistemas ao ar livre.

O composto químico presente nos dejetos das vacas não contribui diretamente para a mudança climática, mas quando é deixado no solo, os micróbios convertem-no em óxido nitroso, o terceiro gás de efeito estufa mais prejudicial para o Planeta depois do metano e do dióxido de carbono.

Com este novo método, a presença de vacas nas quintas pode deixar de ser tão prejudicial para o ambiente, sendo que o novo modelo pode representar um pequeno avanço num caminho que ainda é longo.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …