Utqiaġvik, a cidade no Alasca que só voltará a ver a luz do Sol a 23 de janeiro

(dr) University of Alaska Fairbanks

Dois meses na escuridão. Serão assim os próximos dias dos habitantes de Utqiaġvik, uma cidade no Alasca que só voltará a ver a luz do Sol no dia 23 de janeiro.

Os habitantes de Utqiaġvik, uma pequena cidade no Alasca, o Estado mais a norte dos Estados Unidos, já estão muito habituados a longas noites sem ver a luz do dia. O passado domingo, os poucos mais de quatro mil habitantes viram o último pôr-do-sol do ano.

A próxima oportunidade de espreitar o Sol será no dia 23 de janeiro do próximo ano, às 12h04 locais.

Utqiaġvik – conhecida antigamente como Barrow – não é a única cidade no Alasca privada de iluminação solar por longos períodos de tempo. Como o norte do Alasca está localizado no Círculo Polar Ártico, que circunda a gélida região polar do Ártico, outros pequenos povoados como Kaktovik, Point Hope e Anaktuvuk Pass também não veem a luz do Sol.

Este fenómeno da penumbra prolongada é conhecido como noite polar e é comum em regiões localizadas dentro dos círculos polares, que passam mais de 24 horas sem Sol. No caso de Utqiaġvik, serão muito mais de 24 horas – os habitantes vão passar 65 dias no escuro.

O fenómeno acontece todos os anos. Utqiaġvik é o primeiro lugar do Alasca a ser afetado pela sua localização extrema a norte.

Localizada 530 quilómetros acima da linha que delimita o Círculo Ártico, Utqiaġvik não ficará, no entanto, mergulhada numa escuridão total. Um outro fenómeno, chamado crepúsculo civil – que ocorre quando o Sol está a 6 graus abaixo da linha do horizonte criando uma pequena iluminação – permitirá que haja um pouco de luz.

O crepúsculo civil dura seis horas por noite. Em dezembro, diminuirá para três horas por noite.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …