Utqiaġvik, a cidade no Alasca que só voltará a ver a luz do Sol a 23 de janeiro

(dr) University of Alaska Fairbanks

Dois meses na escuridão. Serão assim os próximos dias dos habitantes de Utqiaġvik, uma cidade no Alasca que só voltará a ver a luz do Sol no dia 23 de janeiro.

Os habitantes de Utqiaġvik, uma pequena cidade no Alasca, o Estado mais a norte dos Estados Unidos, já estão muito habituados a longas noites sem ver a luz do dia. O passado domingo, os poucos mais de quatro mil habitantes viram o último pôr-do-sol do ano.

A próxima oportunidade de espreitar o Sol será no dia 23 de janeiro do próximo ano, às 12h04 locais.

Utqiaġvik – conhecida antigamente como Barrow – não é a única cidade no Alasca privada de iluminação solar por longos períodos de tempo. Como o norte do Alasca está localizado no Círculo Polar Ártico, que circunda a gélida região polar do Ártico, outros pequenos povoados como Kaktovik, Point Hope e Anaktuvuk Pass também não veem a luz do Sol.

Este fenómeno da penumbra prolongada é conhecido como noite polar e é comum em regiões localizadas dentro dos círculos polares, que passam mais de 24 horas sem Sol. No caso de Utqiaġvik, serão muito mais de 24 horas – os habitantes vão passar 65 dias no escuro.

O fenómeno acontece todos os anos. Utqiaġvik é o primeiro lugar do Alasca a ser afetado pela sua localização extrema a norte.

Localizada 530 quilómetros acima da linha que delimita o Círculo Ártico, Utqiaġvik não ficará, no entanto, mergulhada numa escuridão total. Um outro fenómeno, chamado crepúsculo civil – que ocorre quando o Sol está a 6 graus abaixo da linha do horizonte criando uma pequena iluminação – permitirá que haja um pouco de luz.

O crepúsculo civil dura seis horas por noite. Em dezembro, diminuirá para três horas por noite.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …