Utilizadores do Google no Reino Unido vão perder o direito à proteção de dados da UE

1

Com a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a Google decidiu que vai colocar as contas dos utilizadores britânicos do motor de busca sob jurisdição dos Estados Unidos (EUA).

Segundo avançou a Reuters, citada pelo Jornal Económico (JE), esta decisão visa facilitar a consulta por parte das autoridades do Reino Unido aos dados dos utilizadores, estando para breve o envio aos utilizadores da nova política de dados da empresa, onde constará a jurisdição americana.

De acordo com o JE, os EUA têm uma das políticas de proteção de dados mais fracas entre as grandes potências económicas. A alternativa para os utilizadores britânicos pode passar pela República da Irlanda, um dos países com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR sigla em inglês) mas rigorosos do mundo.

Sendo a Google uma das empresas que mais acumulou dados sobre cidadãos a nível mundial, os utilizadores do Reino Unido poderão ficar mais vulneráveis caso as autoridades britânicas escolham não adotar o GDPR irlandês, deixando os dados dos seus cidadãos sujeitos à politica de proteção de dados norte-americana.

Fontes envolvidas em vários projetos ligados às grandes tecnológicas, citadas pela Reuters, indicaram que, nos próximos meses, outras empresas de tecnologia dos EUA terão que fazer escolhas semelhantes à da Google.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.