/

Utilizadores do Pinterest banidos em massa. “A minha biblioteca de Alexandria ardeu”

Centenas de utilizadores fiéis da rede social e plataforma online de descoberta visual  Pinterest dizem ter perdido anos de painéis cuidadosamente organizados e de referências insubstituíveis—com pouca explicação e sem uma forma clara de os recuperar.

Os fãs do Pinterest são acima de tudo leais. Muitos passaram anos—por vezes décadas—a organizar cuidadosamente painéis cheios de inspiração para casamentos, ideias de decoração, moda e muito mais.

Agora, centenas de utilizadores estão a entrar nas suas contas — apenas para descobrir que foram bloqueados sem aviso prévio, com todos os seus pins desaparecidos.

Os utilizadores afetados estão a recorrer a plataformas como o X e o subreddit  r/Pinterest para desabafar e manifestar a sua indignação.

Também as secções de comentários nas páginas oficiais da plataforma no Instagram e TikTok estão inundadas de apelos de utilizadores furiosos a exigir respostas.

“Eu tinha um belíssimo painel no Pinterest com mais de 26.000 imagens lindíssimas e a minha conta foi permanentemente banida“, publicou um utilizador no X/Tiwtter.

Outro utilizador, que terá perdido uma conta que mantinha há 7 anos, escreveu: “Sinto como se a minha biblioteca de Alexandria tivesse sido incendiada“.

Para muitos profissionais das artes criativas, o Pinterest não é apenas diversão—é também uma ferramenta profissional.

É o padrão da indústria criativa apresentar um painel de inspiração no Pinterest antes de começar qualquer projeto, e a quantidade enorme de referências valiosas que perdi desde que fui banido é difícil de descrever”, escreveu um utilizador no Reddit. “Tive de adiar sessões fotográficas e correr para reorganizar projetos. Anos e anos de curadoria perdidos e vários projetos em suspenso“.

Aqueles que perderam as suas contas afirmam não ter feito nada de errado. “Criei uma nova conta, nem sequer adicionei nada ainda. Recebo um email a dizer que fui banido / suspenso“, publicou um utilizador no X. “Quando tento contestar a suspensão, o típico bot responde a dizer que não há nada que possa fazer.”

Outros utilizadores têm agora medo de abrir as suas contas com receio do que possam encontrar.

Muitos estão a apontar o dedo à Inteligência Artificial como culpada da vaga abrupta de suspensões de contas.

O Centro de Ajuda do Pinterest afirma que a plataforma, fundada em 2010, usa IA para “melhorar a moderação de conteúdos“, um sistema no qual tem “confiado durante anos para aplicar as suas Diretrizes da Comunidade”. Como muitas plataformas, o Pinterest usa uma combinação de IA e revisão humana.

Em declarações à Fast Company, um porta-voz do Pinterest disse que a plataforma “tem Diretrizes de Comunidade públicas, estabelecidas há muito tempo, que descrevem claramente o que é e não é permitido na plataforma”.

“Estamos empenhados em construir uma plataforma mais segura e positiva, e aplicamos estas políticas de forma rigorosa e contínua“, acrescenta o porta-voz. “Os utilizadores que acreditam que a sua conta possa ter sido desativada por engano podem submeter um recurso“.

Para alguns utilizadores, esta resposta não é suficiente, e estão a ponderar tomar ações legais, à procura de compensação pelos danos que sofreram, que pode incluir compensações financeiras.

Estes danos incluem perdas financeiras diretas de campanhas publicitárias ou tráfego do Pinterest, bem como “angústia emocional“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.