/

Utente tentou agredir médica grávida em Lisboa

Um utente tentou agredir uma médica grávida, na semana passada, no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), denunciou esta segunda-feira o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS/FNAM).

De acordo com a denúncia, o  paciente terá começado a insultar e ameaçar fisicamente a profissional de saúde depois de lhe ter sido desaconselhado a troca de medicação.

“A médica grávida desaconselhou a troca de medicamentos pretendida por um utente e, perante essa situação, o utente iniciou uma escalada de violência, proferindo ameaças verbais contra a integridade física da médica e tentando dar-lhe um murro, depois de esta ter dito que iria chamar a equipa de segurança. Posteriormente, o utente continuou com ameaças verbais na sala de espera, perturbando o bom funcionamento do serviço”, pode ler-se em comunicado do sindicato, citado pelo jornal Sol.

No entender do SMZS/FNAM, este é ”mais um caso inaceitável, que evidencia a falta de segurança nos locais de trabalho” e uma situação de “gravidade extrema, que comprova a ineficácia do Gabinete de Segurança criado pela Ministra da Saúde”.

“O SMZS/FNAM responsabiliza as entidades patronais pela insuficiência de condições de trabalho que põe em causa a segurança dos profissionais médicos, assim como o Ministério da Saúde pela falta eficácia das medidas tomadas”.

O sindicato dá ainda conta que irá prestar apoio jurídico à colega, “em nome da defesa dos seus associados e em defesa do Serviço Nacional de Saúde”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.