Uso do smartphone ou tablet antes de dormir pode prejudicar o sono

Estudos recentes revelam que a luz azul presente nos ecrãs LED suprime a produção de melatonina, a hormona do sono. A solução, de acordo com um novo estudo, passa por diminuir a intensidade da luz e colocar os dispositivos a 30 centímetros do rosto.

Vários especialistas do sono consideram o uso de dispositivos móveis antes de dormir responsável pelas noites mal dormidas. No entanto, e segundo um artigo do Medical Daily, se se mantiver estes aparelhos electrónicos a uma distância segura do rosto – cerca de 30 centímetros -, a luz não interfe com a qualidade do sono.

Richard Hansler, físico norte-americano especialista em questões do sono, explicou, em entrevista ao Gigaom, que o problema está na melatonina ou falta dela.

De acordo com o investigador da Universidade John Carroll, em Ohio, o tipo de luz presente nos ecrãs LED interrompe os ritmos circadianos naturais do corpo – períodos de 24 horas que ajustam o relógio biológico, controlando o sono e o apetite -, uma vez que a produção de melatonina é suprimida.

Foi em 2001 que os cientistas confirmaram que a luz de espectro azul é responsável por interferir na produção de melatonina.

“O que não precisa de investigação é isto: a luz entre 415 e 445 nm é extremamente quente e, quando está muito perto – digamos que a seis polegadas [cerca de 15 centímetros] da cara de uma criança – o impacto é significativo”, explicou o optometrista californiano William Harrison à publicação.

Para responder a estas conclusões, investigadores provaram que, se tem mesmo de usar o smartphone ou tablet antes de dormir, deverá manter o brilho do ecrã no nível mais baixo ou mantê-lo a, pelo menos, 30 centímetros do rosto.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A resistência e a facilidade com que se atingem resultados são também aspetos muito presentes, havendo muitos homens que enfatizam as mudanças drásticas que o produto exerceu nas suas companheiras, que agora gemem como adolescentes! A inexistência de contraindicações é outro atributo valorizado pelos homens e pelas companheiras dos mesmos, que não têm receios durante o ato sexual. gel titan Ele tem uma fórmula que claro, é patenteada porém apenas ingredientes naturais. É indicado para quem quer ser um animal na cama, tendo duração mais prolongada, melhor desempenho e maior satisfação. A realidade é que muitos de nós homens, temos problemas na hora do sexo. Então se há algo que possa ajudar você na hora do sexo, para que se restringir a algo que pode te ajudar.

RESPONDER

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …

Conceição deu raspanete a Nakajima, mas admite que complicou o jogo

O FC Porto venceu o Portimonense por 2-3, num golo marcado no último lance do jogo. No apito final, havia motivos para festejos, mas os ânimos aqueceram entre Conceição e Nakajima. Depois de estar a vencer …

Águas passadas ainda movem moinhos. Rui Rio e Catarina Martins atacam com fantasmas da troika e do PREC

No debate deste domingo, não houve tema em que Rui Rio e Catarina Martins estivessem de acordo. Os líderes do PSD e do BE aproveitaram todos os temas para mostrar as diferenças que separam os …

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …

Morreu Ric Ocasek, vocalista dos The Cars

Ric Ocasek, vocalista dos The Cars, foi encontrado morto no domingo à tarde em sua casa em Manhattan, anunciou a polícia de Nova Iorque. Segundo um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, foi a …