Uso do smartphone ou tablet antes de dormir pode prejudicar o sono

Estudos recentes revelam que a luz azul presente nos ecrãs LED suprime a produção de melatonina, a hormona do sono. A solução, de acordo com um novo estudo, passa por diminuir a intensidade da luz e colocar os dispositivos a 30 centímetros do rosto.

Vários especialistas do sono consideram o uso de dispositivos móveis antes de dormir responsável pelas noites mal dormidas. No entanto, e segundo um artigo do Medical Daily, se se mantiver estes aparelhos electrónicos a uma distância segura do rosto – cerca de 30 centímetros -, a luz não interfe com a qualidade do sono.

Richard Hansler, físico norte-americano especialista em questões do sono, explicou, em entrevista ao Gigaom, que o problema está na melatonina ou falta dela.

De acordo com o investigador da Universidade John Carroll, em Ohio, o tipo de luz presente nos ecrãs LED interrompe os ritmos circadianos naturais do corpo – períodos de 24 horas que ajustam o relógio biológico, controlando o sono e o apetite -, uma vez que a produção de melatonina é suprimida.

Foi em 2001 que os cientistas confirmaram que a luz de espectro azul é responsável por interferir na produção de melatonina.

“O que não precisa de investigação é isto: a luz entre 415 e 445 nm é extremamente quente e, quando está muito perto – digamos que a seis polegadas [cerca de 15 centímetros] da cara de uma criança – o impacto é significativo”, explicou o optometrista californiano William Harrison à publicação.

Para responder a estas conclusões, investigadores provaram que, se tem mesmo de usar o smartphone ou tablet antes de dormir, deverá manter o brilho do ecrã no nível mais baixo ou mantê-lo a, pelo menos, 30 centímetros do rosto.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A resistência e a facilidade com que se atingem resultados são também aspetos muito presentes, havendo muitos homens que enfatizam as mudanças drásticas que o produto exerceu nas suas companheiras, que agora gemem como adolescentes! A inexistência de contraindicações é outro atributo valorizado pelos homens e pelas companheiras dos mesmos, que não têm receios durante o ato sexual. gel titan Ele tem uma fórmula que claro, é patenteada porém apenas ingredientes naturais. É indicado para quem quer ser um animal na cama, tendo duração mais prolongada, melhor desempenho e maior satisfação. A realidade é que muitos de nós homens, temos problemas na hora do sexo. Então se há algo que possa ajudar você na hora do sexo, para que se restringir a algo que pode te ajudar.

RESPONDER

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …