Uso do smartphone ou tablet antes de dormir pode prejudicar o sono

Estudos recentes revelam que a luz azul presente nos ecrãs LED suprime a produção de melatonina, a hormona do sono. A solução, de acordo com um novo estudo, passa por diminuir a intensidade da luz e colocar os dispositivos a 30 centímetros do rosto.

Vários especialistas do sono consideram o uso de dispositivos móveis antes de dormir responsável pelas noites mal dormidas. No entanto, e segundo um artigo do Medical Daily, se se mantiver estes aparelhos electrónicos a uma distância segura do rosto – cerca de 30 centímetros -, a luz não interfe com a qualidade do sono.

Richard Hansler, físico norte-americano especialista em questões do sono, explicou, em entrevista ao Gigaom, que o problema está na melatonina ou falta dela.

De acordo com o investigador da Universidade John Carroll, em Ohio, o tipo de luz presente nos ecrãs LED interrompe os ritmos circadianos naturais do corpo – períodos de 24 horas que ajustam o relógio biológico, controlando o sono e o apetite -, uma vez que a produção de melatonina é suprimida.

Foi em 2001 que os cientistas confirmaram que a luz de espectro azul é responsável por interferir na produção de melatonina.

“O que não precisa de investigação é isto: a luz entre 415 e 445 nm é extremamente quente e, quando está muito perto – digamos que a seis polegadas [cerca de 15 centímetros] da cara de uma criança – o impacto é significativo”, explicou o optometrista californiano William Harrison à publicação.

Para responder a estas conclusões, investigadores provaram que, se tem mesmo de usar o smartphone ou tablet antes de dormir, deverá manter o brilho do ecrã no nível mais baixo ou mantê-lo a, pelo menos, 30 centímetros do rosto.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A resistência e a facilidade com que se atingem resultados são também aspetos muito presentes, havendo muitos homens que enfatizam as mudanças drásticas que o produto exerceu nas suas companheiras, que agora gemem como adolescentes! A inexistência de contraindicações é outro atributo valorizado pelos homens e pelas companheiras dos mesmos, que não têm receios durante o ato sexual. gel titan Ele tem uma fórmula que claro, é patenteada porém apenas ingredientes naturais. É indicado para quem quer ser um animal na cama, tendo duração mais prolongada, melhor desempenho e maior satisfação. A realidade é que muitos de nós homens, temos problemas na hora do sexo. Então se há algo que possa ajudar você na hora do sexo, para que se restringir a algo que pode te ajudar.

RESPONDER

Totti deixa Roma. "Chegou o dia que eu esperava que nunca chegasse"

O diretor técnico da Roma anunciou que vai deixar o cargo, por as suas opiniões não terem sido consideradas na escolha do novo treinador da equipa de futebol, o português Paulo Fonseca. "Chegou o dia que …

Bruges limita turismo "para não se tornar uma Disneylândia"

Burges, na Bélgica, é a mais recente cidade europeia a impor limites ao turismo para que "não se torne a Disneylândia". Dirk De Fauw, presidente da câmara local, anunciou em declarações ao jornal Het Nieuwsblad que …

Hospital Santa Maria abre inquérito a morte de Ruben Carvalho

A administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte decidiu abrir um processo de inquérito na sequência de notícias sobre eventual negligência hospitalar no internamento do histórico dirigente do PCP. Fonte oficial do Centro Hospitalar, que integra o …

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …

Ex-diretor revela carta que desmente Berardo sobre créditos na CGD

O ex-diretor de grandes empresas da CGD afirmou que José Berardo enviou uma carta dirigida a Carlos Santos Ferreira, ex presidente do banco, a solicitar a abertura do crédito de 350 milhões de euros para …

Suecos burlaram multinacionais em 1,7 milhões de euros a partir de Setúbal

Um casal de suecos burlou várias empresas multinacionais com um esquema de roubo de emails praticado a partir de Setúbal. Estas empresas chegaram a transferir 1,7 milhões de euros até à detenção do casal. Michel M., …