/

Uso de dexametasona para tratar doentes com covid-19 aprovado no Japão

Mohamed Hossam / EPA

O governo japonês aprovou o uso da dexametasona como tratamento contra a covid-19, depois de um ensaio clínico britânico ter demonstrado que o esteroide pode reduzir a mortalidade em casos graves, de acordo com a imprensa local.

A dexametasona é um esteroide de baixo custo facilmente acessível em todo o mundo. Em junho, um grupo de investigadores da Universidade de Oxford publicou um estudo que indica que o tratamento com baixas doses do medicamento poderia reduzir o risco de morte num terço dos pacientes graves, noticiou esta quarta-feira agência Lusa.

Após a descoberta, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instou os países a aumentar a produção e distribuição em massa do medicamento.

A dexametasona é o segundo medicamento aprovado como tratamento para a covid-19 no Japão, depois do Remdesivir, aprovado em maio passado.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar japonês incluiu a dexametasona na última versão do seu manual de orientações para o tratamento de pacientes com o coronavírus, e decidiu também que o medicamento será coberto pelo seguro nacional de saúde.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 610 mil mortos e infetou mais de 14,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.