Os ursos estão a acordar um mês antes do previsto (e já se sabe porquê)

Os zoólogos estão a ter uma grande surpresa, uma vez que os ursos de todo o mundo estão a acordar fora de estação devido aos invernos mais quentes. Ursos em cativeiro e selvagens na Rússia, Finlândia e Reino Unido saíram da hibernação cedo. Algumas populações nem hibernaram.

A hibernação é um evento anual para os ursos. A sesta longa que se prolonga no meses de inverno permite que os animais esperem que passem as condições mais severas em que a comida é escassa. Durante a hibernação, o metabolismo, respiração, batimento cardíaco e atividade física dos ursos diminuem para que os animais consigam preservar o seu stock precioso de gordura.

A duração da hibernação depende de cada animal e varia de caso a caso. Porém, é certo que chega ao fim quando chega a primavera, que traz temperaturas mais quentes e fontes de alimento mais abundantes.

Na Rússia, trabalhadores do Jardim Zoológico de Moscovo esperam que os seus ursos saiam da sua toca quatro semanas antes em comparação com o ano anterior, uma vez que as temperaturas quentes despertam os seus dois ursos dos Himalaias e um urso castanho Kamchatka.

Num comunicado, citado pelo jornal russo The Moscow Times, Svetlana Akulova, CEO do zoo, disse que os zoólogos esperavam uma chegada antecipada devido ao inverno anormalmente quente. Os picos das suas atividades indicaram aos funcionários do jardim zoológico que apareceriam muito antes do normal, com a chegada prevista para o final de março. Estes ursos normalmente acordam no final de abril ou maio.



A tendência está a espalhar-se por todo o continente. A sul de Moscovo, os ursos no jardim zoológico de Voronezh já acordaram e os caçadores do leste na região de Kirov já viram um urso selvagem a vaguear pelas florestas.

Na Finlândia, no jardim zoológico de Korkeasaari, os ursos acordaram após uma breve hibernação de apenas dois meses, fazendo a sua primeira aparição em fevereiro.

Também no Reino Unido, três ursos pardos europeus no ZSL Whipsnade Zoo, acordaram brevemente em fevereiro depois de iniciarem a hibernação em novembro. “Aproveitaram o sol de fevereiro por uns bons 20 minutos antes de voltarem para a sua toca para mais uma sesta. Quando os ursos saem da hibernação, tendem a pressionar o botão “snooze” algumas vezes, assim como alguns de nós de manhã”, disse Felicity Ball, do ZSL Whipsnade Zoo, em comunicado.

Esta não é a primeira vez que uma interrupção foi relatada nos comportamentos anuais de hibernação de ursos na Rússia. Em 2019, ursos pardos na Sibéria não hibernaram por causa do calor. O mesmo efeito foi visto com centenas de ursos nma reserva natural do sul da Rússia durante o inverno de 2018.

O surgimento precoce de ursos em todo o mundo fornece mais evidências do impacto das mudanças climáticas nos ritmos biológicos dos animais. Ursos em cativeiro que acordam cedo podem ter as suas dietas suplementadas com pequenas porções de bagas e frutos antes de passar para porções maiores, incluindo carne.

Porém, as populações selvagens terão de se defender sozinhas, o que pode ser difícil se as espécies de plantas nativas não começarem a frutificar ou se o frio voltar até à verdadeira chegada da primavera.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado…
    Estão os ursos a sair da hibernação mais cedo e estamos nós a experimentar o que é hibernar.
    A vida tem destas merdas…

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …