Um urso pardo morreu depois de ser atingido por um avião no Alasca

Um avião da Alaska Airlines atingiu um urso pardo durante a aterragem em Yakutat, este sábado. O acidente, ao qual o animal não sobreviveu, causou danos na zona do motor da aeronave.

Enquanto pousava no aeroporto de Yakutat, no sudeste do Alasca, o Boeing 737-300 atropelou um urso pardo, relata o Anchorage Daily News. Antes de morrer, o animal foi atingido pela zona do motor, que ficou danificada.

O staff do aeroporto tinha verificado a pista dez minutos antes da aterragem do voo 66, disse Sam Dapcevich, relações públicas do Departamento de Transporte local. Os funcionários não viram, no entanto, nenhum sinal de vida selvagem e só quando o avião começou a desacelerar após o pouso, é que os pilotos avistaram dois ursos (mãe e filho) a atravessar a pista, contou.

O nariz do avião não acertou nos ursos, mas o capitão sentiu um impacto no lado esquerdo depois de os ursos passarem sob o avião”, disse a Alaska Airlines em comunicado.

O Boeing 737-700 atingiu e matou a mãe, mas a cria, que deve ter cerca de dois anos, não teve qualquer ferimento, acrescentou Dapcevich.

De acordo com a Alaska Airlines, os pilotos viram o “urso caído a cerca de seis metros do centro da pista”, enquanto o avião parava, pouco antes das 18h30 locais.

Nenhum dos passageiros ou membros da tripulação do avião ficou ferido e os “nossos técnicos de manutenção estão a trabalhar para arranjar o avião, o que levará alguns dias”, lê-se no comunicado.

O aeroporto de Yakutat é parcialmente cercado por uma vedação e Dapcevich explicou ao jornal do Alasca que os funcionários são treinados e usam pirotecnia ou veículos para conduzir os animais selvagens para longe da área quando necessário.

As tripulações seguiram o procedimento normal de verificação da pista no sábado, disse, acrescentando que esta foi a primeira vez que um urso foi atingido por um avião.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …