Um urso pardo morreu depois de ser atingido por um avião no Alasca

Um avião da Alaska Airlines atingiu um urso pardo durante a aterragem em Yakutat, este sábado. O acidente, ao qual o animal não sobreviveu, causou danos na zona do motor da aeronave.

Enquanto pousava no aeroporto de Yakutat, no sudeste do Alasca, o Boeing 737-300 atropelou um urso pardo, relata o Anchorage Daily News. Antes de morrer, o animal foi atingido pela zona do motor, que ficou danificada.

O staff do aeroporto tinha verificado a pista dez minutos antes da aterragem do voo 66, disse Sam Dapcevich, relações públicas do Departamento de Transporte local. Os funcionários não viram, no entanto, nenhum sinal de vida selvagem e só quando o avião começou a desacelerar após o pouso, é que os pilotos avistaram dois ursos (mãe e filho) a atravessar a pista, contou.

O nariz do avião não acertou nos ursos, mas o capitão sentiu um impacto no lado esquerdo depois de os ursos passarem sob o avião”, disse a Alaska Airlines em comunicado.

O Boeing 737-700 atingiu e matou a mãe, mas a cria, que deve ter cerca de dois anos, não teve qualquer ferimento, acrescentou Dapcevich.

De acordo com a Alaska Airlines, os pilotos viram o “urso caído a cerca de seis metros do centro da pista”, enquanto o avião parava, pouco antes das 18h30 locais.

Nenhum dos passageiros ou membros da tripulação do avião ficou ferido e os “nossos técnicos de manutenção estão a trabalhar para arranjar o avião, o que levará alguns dias”, lê-se no comunicado.

O aeroporto de Yakutat é parcialmente cercado por uma vedação e Dapcevich explicou ao jornal do Alasca que os funcionários são treinados e usam pirotecnia ou veículos para conduzir os animais selvagens para longe da área quando necessário.

As tripulações seguiram o procedimento normal de verificação da pista no sábado, disse, acrescentando que esta foi a primeira vez que um urso foi atingido por um avião.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.