Urina ajuda arqueólogos a acompanhar a ascensão da agricultura

Estudar os vestígios de urina de ovelhas e cabras está a fornecer aos arqueólogos um vislumbre da domesticação de animais numa aldeia turca há 10.000 anos.

Uma das transições mais marcantes da História foi quando o Homem parou de caçar para se estabelecer enquanto agricultor. Agora, para reconstruir a história de um sítio arqueológico na Turquia, uma equipa de arqueólogos está a analisar uma fonte inusitada: os sais deixados para trás da urina humana e animal.

O sítio arqueológico de Aşıklı Höyük, na Turquia, tem sido estudado durante décadas. Os seres humanos ocuparam esta área há mais de 10.000 anos, quando começaram a manter animais, como cabras e ovelhas, dando os primeiros passos enquanto agricultores.

Nesta investigação, cientistas das Universidades de Columbia, Tübingen, Arizona e Istambul perceberam que quanto mais humanos e animais existiam num determinado local, maior a concentração de sais no solo. Porquê? Porque todos eles sentem necessidade de urinar.

Assim sendo, segundo o New Atlas, a equipa recolheu 113 amostras de Aşıklı Höyük, que incluíam pilhas de lixo, tijolos, lareiras e terra, de todos os diferentes períodos de tempo. Os cientistas examinaram os níveis de sais de sódio, nitrato e cloro – todos eles presentes na urina.

Os níveis de sais de urina revelaram a história por trás da ocupação humana e animal em Aşıklı Höyük. Nas camadas naturais, antes de existir povoamento na região, muito pouco sal foi encontrado pela equipa.

No entanto, entre cerca de 10.400 e 10.000 anos atrás, os níveis de sal aumentaram ligeiramente, altura em que alguns humanos começaram a estabelecer-se na região. A partir daí, rebentou a ascensão: entre 10.000 e 9.700 anos atrás, os sais viram um enorme pico, o que indica um aumento similar no número de ocupantes. Depois disso, as concentrações entraram em declínio novamente.

Segundo os cientistas, este grande aumento sugere o início da domesticação de animais em Aşıklı Höyük. Através destes dados, os especialistas estimaram que, durante o período de 1.000 anos de ocupação, uma média de 1.790 pessoas e animais viviam diariamente naquela área. No seu auge, a densidade populacional terá atingido cerca de uma pessoa ou animal para cada 10 metros quadrados.

Os habitantes estimados pelos cientistas para cada período de tempo não podem ser todos humanos, uma vez que as casas encontradas no local indicam uma população menor. No entanto, a equipa afirma que as concentrações de sal podem ser uma ferramenta verdadeiramente útil para estudar a densidade de animais domésticos ao longo do tempo.

Esta técnica pode ser usada noutros locais, nomeadamente para ajudar a encontrar novas provas da densidade do assentamento humano. O artigo científico foi publicado no dia 17 de abril na Science Advances.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …