Do Big Bang ao presente. O Universo é uniforme graças à gravidade

Ainda há muitas questões por responder acerca da dinâmica cosmológica. Uma delas é o motivo pelo qual o Universo é tão homogéneo em grandes escalas. Um novo estudo apresenta agora uma resposta.

Depois do tumultuoso Big Bang, o Universo evoluiu para o seu estado atual, homogéneo e isotrópico em grandes escalas. No fundo, o Cosmos parece o mesmo em todos os lugares, uma característica inferida através da medição da radiação de fundo, que parece altamente uniforme em todas as direções de observação.

Segundo o SciTechDaily, duas regiões do Universo totalmente desacopladas uma da outra e, consequentemente, impossibilitadas de trocar informação, ainda exibem valores idênticos de radiação. Este é um mistério que, até agora, não tinha resposta.

Para resolver esta suposta contradição, foi desenvolvida a teoria da inflação, que sugere que houve uma fase de expansão extremamente rápida, logo após o Big Bang, que pode ser a razão da homogeneidade da radiação de fundo.

No entanto, esta fase só pode ser explicada no contexto da teoria de Einstein se for aplicada uma série de modificações à teoria, que parecem artificiais e não podem ser verificadas diretamente.

Gravidade e a teoria de Einstein

A evolução no tempo dos desvios originalmente fortes do estado homogéneo, como ondas gravitacionais, deve ser analisada matematicamente. No fundo, é preciso mostrar que os desvios se decompõem no curso da expansão, permitindo que o Universo obtenha uma estrutura homogénea.

Estas análises são baseadas em métodos matemáticos modernos no campo da análise geométrica. O problema é que, até agora, estes métodos só podiam alcançar resultados para pequenos desvios da geometria homogénea do espaço-tempo.

David Fajman, da Universidade de Viena, conseguiu pela primeira vez transferir esses métodos para o campo dos desvios grandes.

Os novos resultados, descritos no artigo científico publicado na Physical Review Letters, mostram que a homogeneização na classe de modelos investigados já está totalmente explicada pela teoria de Einstein e não requer modificações adicionais.

Se a descoberta puder ser transferida para modelos mais gerais, isso significa que não é necessário  um mecanismo como a teoria da inflação para explicar o estado do Universo atual. Em vez disso, a teoria de Einstein pode triunfar novamente – o motivo gira em torno da gravidade.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ónde está escrito “Gravidade e a teoria de Einstein” deveria estar escrito a teoria da Gravidade e a teoria de Einstein pois ambas são teorias.

  2. Universo ‘e holograma, sistemas/universos se repentem. Gravidade ‘e forca de atracao entre corpos, pode ser forte ou fraca… dai desencadeia outras forcas que estarao por descobrir…. universo ‘e laboratorio complexo de quimica que homem so agora comecou observar e estudar… muito caminho de investigacao estarao por fazer durante muito e muito tempo ate entender um pouquinho do seu funcionamento…Por agora tempos pouca informacao e pouco conhecimento para ir mais alem e entender o alem…. materia vista ‘e so uma pequena parte do universo…. 95% nao se ve e nao se mistura com outra deforma-se consuante os subsistemas….

  3. Tanta teoria, nao vejo nada… onde estam outras teorias sobre universo, so big bang e resto… quando ser humano ‘inquina coisa’ a balanca nao bate certo.
    Que universo ‘e vasto sim ‘e….
    Que universo pode ser holograma. sim pode….
    Que universo pode ter outros universos, pode…
    Que universo pode ter outras civilizações, sim pode mas difrentes (conhecimento humano provem serie de acontecimentos positivos em que homem com sua curiosidade sobe tirar partido, sera que outros saberam ou estaram no limbo….}
    Que homem saira um dia para ocupar outros planetas, e meteoros, sim…so precisa descobrir outras tecnologias e cooperar …., e experiencia sera fundamental…adaptacao do corpo humanos a ambientes hostis de sobrevivencia sao infinitos,…. sera que teremos sucesso nesta aventura???

    Hoje assistimos ao interesse dos grandes paises em procurar novos recursos, novas fontes de energia, novos materiais, mais materia prima fora da terra…. mas esqueceram de cooperar… ajudarem uns aos outros…o futuro das exploracoes para obter recursos, a longas distancias funciona com robos e nao com humanos…vejo tanta evolucao na linha errada…. amanha havera guerras entre robos…e nos pagaremos caro… por causa da ganancia dos politicos e cientistas….

RESPONDER

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …