Do Big Bang ao presente. O Universo é uniforme graças à gravidade

Ainda há muitas questões por responder acerca da dinâmica cosmológica. Uma delas é o motivo pelo qual o Universo é tão homogéneo em grandes escalas. Um novo estudo apresenta agora uma resposta.

Depois do tumultuoso Big Bang, o Universo evoluiu para o seu estado atual, homogéneo e isotrópico em grandes escalas. No fundo, o Cosmos parece o mesmo em todos os lugares, uma característica inferida através da medição da radiação de fundo, que parece altamente uniforme em todas as direções de observação.

Segundo o SciTechDaily, duas regiões do Universo totalmente desacopladas uma da outra e, consequentemente, impossibilitadas de trocar informação, ainda exibem valores idênticos de radiação. Este é um mistério que, até agora, não tinha resposta.

Para resolver esta suposta contradição, foi desenvolvida a teoria da inflação, que sugere que houve uma fase de expansão extremamente rápida, logo após o Big Bang, que pode ser a razão da homogeneidade da radiação de fundo.

No entanto, esta fase só pode ser explicada no contexto da teoria de Einstein se for aplicada uma série de modificações à teoria, que parecem artificiais e não podem ser verificadas diretamente.

Gravidade e a teoria de Einstein

A evolução no tempo dos desvios originalmente fortes do estado homogéneo, como ondas gravitacionais, deve ser analisada matematicamente. No fundo, é preciso mostrar que os desvios se decompõem no curso da expansão, permitindo que o Universo obtenha uma estrutura homogénea.

Estas análises são baseadas em métodos matemáticos modernos no campo da análise geométrica. O problema é que, até agora, estes métodos só podiam alcançar resultados para pequenos desvios da geometria homogénea do espaço-tempo.

David Fajman, da Universidade de Viena, conseguiu pela primeira vez transferir esses métodos para o campo dos desvios grandes.

Os novos resultados, descritos no artigo científico publicado na Physical Review Letters, mostram que a homogeneização na classe de modelos investigados já está totalmente explicada pela teoria de Einstein e não requer modificações adicionais.

Se a descoberta puder ser transferida para modelos mais gerais, isso significa que não é necessário  um mecanismo como a teoria da inflação para explicar o estado do Universo atual. Em vez disso, a teoria de Einstein pode triunfar novamente – o motivo gira em torno da gravidade.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ónde está escrito “Gravidade e a teoria de Einstein” deveria estar escrito a teoria da Gravidade e a teoria de Einstein pois ambas são teorias.

  2. Universo ‘e holograma, sistemas/universos se repentem. Gravidade ‘e forca de atracao entre corpos, pode ser forte ou fraca… dai desencadeia outras forcas que estarao por descobrir…. universo ‘e laboratorio complexo de quimica que homem so agora comecou observar e estudar… muito caminho de investigacao estarao por fazer durante muito e muito tempo ate entender um pouquinho do seu funcionamento…Por agora tempos pouca informacao e pouco conhecimento para ir mais alem e entender o alem…. materia vista ‘e so uma pequena parte do universo…. 95% nao se ve e nao se mistura com outra deforma-se consuante os subsistemas….

  3. Tanta teoria, nao vejo nada… onde estam outras teorias sobre universo, so big bang e resto… quando ser humano ‘inquina coisa’ a balanca nao bate certo.
    Que universo ‘e vasto sim ‘e….
    Que universo pode ser holograma. sim pode….
    Que universo pode ter outros universos, pode…
    Que universo pode ter outras civilizações, sim pode mas difrentes (conhecimento humano provem serie de acontecimentos positivos em que homem com sua curiosidade sobe tirar partido, sera que outros saberam ou estaram no limbo….}
    Que homem saira um dia para ocupar outros planetas, e meteoros, sim…so precisa descobrir outras tecnologias e cooperar …., e experiencia sera fundamental…adaptacao do corpo humanos a ambientes hostis de sobrevivencia sao infinitos,…. sera que teremos sucesso nesta aventura???

    Hoje assistimos ao interesse dos grandes paises em procurar novos recursos, novas fontes de energia, novos materiais, mais materia prima fora da terra…. mas esqueceram de cooperar… ajudarem uns aos outros…o futuro das exploracoes para obter recursos, a longas distancias funciona com robos e nao com humanos…vejo tanta evolucao na linha errada…. amanha havera guerras entre robos…e nos pagaremos caro… por causa da ganancia dos politicos e cientistas….

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …