Do Big Bang ao presente. O Universo é uniforme graças à gravidade

Ainda há muitas questões por responder acerca da dinâmica cosmológica. Uma delas é o motivo pelo qual o Universo é tão homogéneo em grandes escalas. Um novo estudo apresenta agora uma resposta.

Depois do tumultuoso Big Bang, o Universo evoluiu para o seu estado atual, homogéneo e isotrópico em grandes escalas. No fundo, o Cosmos parece o mesmo em todos os lugares, uma característica inferida através da medição da radiação de fundo, que parece altamente uniforme em todas as direções de observação.

Segundo o SciTechDaily, duas regiões do Universo totalmente desacopladas uma da outra e, consequentemente, impossibilitadas de trocar informação, ainda exibem valores idênticos de radiação. Este é um mistério que, até agora, não tinha resposta.

Para resolver esta suposta contradição, foi desenvolvida a teoria da inflação, que sugere que houve uma fase de expansão extremamente rápida, logo após o Big Bang, que pode ser a razão da homogeneidade da radiação de fundo.

No entanto, esta fase só pode ser explicada no contexto da teoria de Einstein se for aplicada uma série de modificações à teoria, que parecem artificiais e não podem ser verificadas diretamente.

Gravidade e a teoria de Einstein

A evolução no tempo dos desvios originalmente fortes do estado homogéneo, como ondas gravitacionais, deve ser analisada matematicamente. No fundo, é preciso mostrar que os desvios se decompõem no curso da expansão, permitindo que o Universo obtenha uma estrutura homogénea.

Estas análises são baseadas em métodos matemáticos modernos no campo da análise geométrica. O problema é que, até agora, estes métodos só podiam alcançar resultados para pequenos desvios da geometria homogénea do espaço-tempo.

David Fajman, da Universidade de Viena, conseguiu pela primeira vez transferir esses métodos para o campo dos desvios grandes.

Os novos resultados, descritos no artigo científico publicado na Physical Review Letters, mostram que a homogeneização na classe de modelos investigados já está totalmente explicada pela teoria de Einstein e não requer modificações adicionais.

Se a descoberta puder ser transferida para modelos mais gerais, isso significa que não é necessário  um mecanismo como a teoria da inflação para explicar o estado do Universo atual. Em vez disso, a teoria de Einstein pode triunfar novamente – o motivo gira em torno da gravidade.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ónde está escrito “Gravidade e a teoria de Einstein” deveria estar escrito a teoria da Gravidade e a teoria de Einstein pois ambas são teorias.

  2. Universo ‘e holograma, sistemas/universos se repentem. Gravidade ‘e forca de atracao entre corpos, pode ser forte ou fraca… dai desencadeia outras forcas que estarao por descobrir…. universo ‘e laboratorio complexo de quimica que homem so agora comecou observar e estudar… muito caminho de investigacao estarao por fazer durante muito e muito tempo ate entender um pouquinho do seu funcionamento…Por agora tempos pouca informacao e pouco conhecimento para ir mais alem e entender o alem…. materia vista ‘e so uma pequena parte do universo…. 95% nao se ve e nao se mistura com outra deforma-se consuante os subsistemas….

  3. Tanta teoria, nao vejo nada… onde estam outras teorias sobre universo, so big bang e resto… quando ser humano ‘inquina coisa’ a balanca nao bate certo.
    Que universo ‘e vasto sim ‘e….
    Que universo pode ser holograma. sim pode….
    Que universo pode ter outros universos, pode…
    Que universo pode ter outras civilizações, sim pode mas difrentes (conhecimento humano provem serie de acontecimentos positivos em que homem com sua curiosidade sobe tirar partido, sera que outros saberam ou estaram no limbo….}
    Que homem saira um dia para ocupar outros planetas, e meteoros, sim…so precisa descobrir outras tecnologias e cooperar …., e experiencia sera fundamental…adaptacao do corpo humanos a ambientes hostis de sobrevivencia sao infinitos,…. sera que teremos sucesso nesta aventura???

    Hoje assistimos ao interesse dos grandes paises em procurar novos recursos, novas fontes de energia, novos materiais, mais materia prima fora da terra…. mas esqueceram de cooperar… ajudarem uns aos outros…o futuro das exploracoes para obter recursos, a longas distancias funciona com robos e nao com humanos…vejo tanta evolucao na linha errada…. amanha havera guerras entre robos…e nos pagaremos caro… por causa da ganancia dos politicos e cientistas….

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …