O Universo é uma bolha em expansão numa dimensão extra

Uppsala University

O novo modelo proposto pode surgir também no âmbito da Teoria das Cordas

Uma equipa de físicos da Universidade de Uppsala, na Suécia, criou um novo modelo estrutural do Universo, que pode resolver o mistério da energia escura.

Num novo artigo, publicado esta semana na revista científica Physical Review Letters, os cientistas propõem um novo conceito estrutural, que inclui a energia escura, para um Universo que se move sobre uma bolha em expansão numa dimensão adicional.

Sabemos, há cerca de 20 anos, que o Universo está a expandir-se a um ritmo cada vez mais acelerado. A “culpada” por este fenómeno é a energia escura que, ao permear tudo que a rodeia, empurra o Universo para a expansão. Entender a natureza desta energia é, atualmente, um dos maiores enigmas da Física fundamental.

Durante muito tempo, esperava-se que a Teoria das Cordas respondesse a todas estas questões que inquietam a comunidade científica. De acordo com esta teoria, toda a matéria consiste em minúsculas e vibrantes entidades semelhantes a cordas. A teoria exige ainda que existem mais dimensões espaciais do que as três que conhecemos.

Nos últimos 15 anos, vários cientistas têm recorrido à Teoria das Cordas – também celebrizada como a Teoria de Tudo, uma vez que é uma corrente de unificação – para criar modelos que justifiquem a energia escura. Contudo, estes modelos têm recebido duras críticas do pares, havendo vários investigadores que afirmam que nenhum dos modelos até hoje propostos é viável.

Os cientistas suecos propõem um novo modelo estrutural para a energia escura, no qual o Universo se move sobre uma bolha em expansão numa dimensão extra. Segundo a nova publicação, todo o Universo é acomodado no rebordo desta bolha em expansão. E, assim, toda a matéria existente no cosmos corresponde às extremidades das cordas que se estendem para a dimensão adicional.

De acordo com a publicação, a expansão deste tipo de bolhas pode também surgir no âmbito da Teoria das Cordas, notam os cientistas em comunicado. É possível que existam mais bolhas do que a nossa, correspondendo a outros universos.

O modelo dos cientistas de Uppsala fornece uma nova e diferente imagem da criação e do futuro do Universo, abrindo, simultaneamente, caminho para novos métodos de teste para a Teoria das Cordas.

Inicialmente proposta por Einstein, como uma “constante cosmológica” à teoria da Relatividade Geral”, a enigmática energia escura promete continuar a fomentar e debate e a investigação no campo da Física.

SA, ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Um ponto flutuante ninguém entende… O Universo conspira de alguma forma sendo não fixa no tempo infinito do princípio inteligente cósmico.

  2. Para mim é tudo uma questão de ciclo. O universo expande-se até a força que o faz expandir ser superior à força gravitacional. Depois, tudo contrai e tudo se volta a fundir num só. Depois vem um novo big bang e tudo recomeça de novo.

    • É… se são obra “lindas”, foi deus; se for doenças, acidentes, etc, etc, foi o acaso e deus não teve nada a ver!…
      Enfim… é com gente assim que os Bolsonaro’s, Trump’s, etc ganham eleições!…

      • É o contrário. É por gente assim, que gente idiota vota no PT. Haja visto meus conterrâneos nordestinos que sempre votam da forma mais imbecil possível e são, respectivamente, o povo mais atrasado cultural e educacionalmente.

        • Talvez… e o PT não deve ser melhor, mas do que eu vi, só o Bolsonaro andava com a Biblia na não (tal como o Trump!), sempre a falar em deus e tendo sido eleito com a grande ajuda de seitas/igrejas cujos pastores aconselharam ao voto no Bolsonaro!
          É difícil alguém ser mais atrasado do que alguém que vota no Bolsonaro ou no Trump…

  3. É… se são obra “lindas”, foi deus; se for doenças, acidentes, etc, etc, foi o acaso e deus não teve nada a ver!…
    Enfim… é com gente assim que os Bolsonaro’s, Trump’s, etc ganham eleições!…

  4. Quando faltar espaço vai deixar de expandir. Nada é infinito. O que acontece depois? Vão existir fenômenos nas extremidades do universo devido aos choques com os limites físicos. Já devem ser visíveis os sinais destes choques com os limites algures. Talvez os buracos negros.

  5. Falou tudo!
    E reduzindo mais ainda,o Vácuo Quantico.
    Um oceano de energia de onde tudo emerge.

    Só que os físicos materialistas não contam com a Consciência que cria ,envolve e mantém tudo que existe.

  6. Os gajos devem ter andado a ler os livros da Marvel de certeza. Bem mais uma teoria difícil de provar. Mas sempre de mente aberta a novas ideias é para mim o verdadeiro cientista.

  7. ainda nem provado foi que o universo está em expansão e já se fala em teorias da marvel…
    nada é impossível no universo , mas…

  8. Mas está errado. A velociadade de expansão é muito superior à que deveria ser para que o universo voltasse a contraír. Não só é mutito maior como ainda está acelerando. Isto já está comprovado é um facto não sujeito a especulação.

  9. EEEEEEEEEEEEEEElaaaaaaaaaaiiii bem vou me meter na minha bolha de esticar e encolher como o meu IO IOiii ecec edepois de ESTUDAR E MEDITAR ja ca venho dar a MINHA TEORIA disto tudo iiiii mas nao desesperem que logo apareço com a comprovaçao de como –ISTO E AQUILO FOI FEITO— e entao irao todos e todas fazerem os VOSSOS CALCULOS ASTRONOMICOS e de CERTEZA vai aparecer a TEORIA das BARRACAS CUBATAS a ABANAREM e tudo dara um ou uma BINGBANGZZZZZZZZZ…………………….
    ATE UM DIA DESTES AHAHAHAHHAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII……………………
    AMEN
    AGP

  10. Interessante a teoria da bolha de sabão, muito racional. Se repararem bem, os planetas no sistema solar distribuem-se segundo um plano e não como os electrões à volta do nucleo do atomo. Vivemos num universo com três dimensões fisicas mas duas delas são muito superiores em termos dimensionais à terceira? Será que depois de atingir a sua maxima dimensão(O Universo) tambem irá rebentar em minusculas particulas(Sistemas planetários, galaxias, etc) ou começará a contrair até voltar a ser uma singularidade e o ciclo repete-se infinitamente(estica-encolhe-estica-…)? O que existe dentro da bolha? matéria negra não é porque esta é que mantem a bolha coesa. Então o que será? Será oco, ou…? E qual o papel dos buracos negros, quasares e pulsares nesta bolha, dado que produzem ou absorvem energia/radiação no sentido prependicular à supericie da bolha? Seram eles os responsáveis pela dilatação e contração da bolha?
    Finalmente uma noticia sobre cosmologia com pés e cabeça.

RESPONDER

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das …

Vaticano acusado de conhecer má conduta de bispo argentino desde 2015

O Vaticano recebeu informações entre 2015 e 2017 de que um bispo argentino próximo do papa exibia um comportamento "obsceno" e foi acusado de má conduta com seminaristas, segundo um religioso citado pela Associated Press. As …