/

O Universo é uma bolha em expansão numa dimensão extra

23

Uppsala University

O novo modelo proposto pode surgir também no âmbito da Teoria das Cordas

Uma equipa de físicos da Universidade de Uppsala, na Suécia, criou um novo modelo estrutural do Universo, que pode resolver o mistério da energia escura.

Num novo artigo, publicado esta semana na revista científica Physical Review Letters, os cientistas propõem um novo conceito estrutural, que inclui a energia escura, para um Universo que se move sobre uma bolha em expansão numa dimensão adicional.

Sabemos, há cerca de 20 anos, que o Universo está a expandir-se a um ritmo cada vez mais acelerado. A “culpada” por este fenómeno é a energia escura que, ao permear tudo que a rodeia, empurra o Universo para a expansão. Entender a natureza desta energia é, atualmente, um dos maiores enigmas da Física fundamental.

Durante muito tempo, esperava-se que a Teoria das Cordas respondesse a todas estas questões que inquietam a comunidade científica. De acordo com esta teoria, toda a matéria consiste em minúsculas e vibrantes entidades semelhantes a cordas. A teoria exige ainda que existem mais dimensões espaciais do que as três que conhecemos.

Nos últimos 15 anos, vários cientistas têm recorrido à Teoria das Cordas – também celebrizada como a Teoria de Tudo, uma vez que é uma corrente de unificação – para criar modelos que justifiquem a energia escura. Contudo, estes modelos têm recebido duras críticas do pares, havendo vários investigadores que afirmam que nenhum dos modelos até hoje propostos é viável.

Os cientistas suecos propõem um novo modelo estrutural para a energia escura, no qual o Universo se move sobre uma bolha em expansão numa dimensão extra. Segundo a nova publicação, todo o Universo é acomodado no rebordo desta bolha em expansão. E, assim, toda a matéria existente no cosmos corresponde às extremidades das cordas que se estendem para a dimensão adicional.

De acordo com a publicação, a expansão deste tipo de bolhas pode também surgir no âmbito da Teoria das Cordas, notam os cientistas em comunicado. É possível que existam mais bolhas do que a nossa, correspondendo a outros universos.

O modelo dos cientistas de Uppsala fornece uma nova e diferente imagem da criação e do futuro do Universo, abrindo, simultaneamente, caminho para novos métodos de teste para a Teoria das Cordas.

Inicialmente proposta por Einstein, como uma “constante cosmológica” à teoria da Relatividade Geral”, a enigmática energia escura promete continuar a fomentar e debate e a investigação no campo da Física.

SA, ZAP //

23 Comments

  1. Um ponto flutuante ninguém entende… O Universo conspira de alguma forma sendo não fixa no tempo infinito do princípio inteligente cósmico.

  2. Para mim é tudo uma questão de ciclo. O universo expande-se até a força que o faz expandir ser superior à força gravitacional. Depois, tudo contrai e tudo se volta a fundir num só. Depois vem um novo big bang e tudo recomeça de novo.

    • É… se são obra “lindas”, foi deus; se for doenças, acidentes, etc, etc, foi o acaso e deus não teve nada a ver!…
      Enfim… é com gente assim que os Bolsonaro’s, Trump’s, etc ganham eleições!…

      • É o contrário. É por gente assim, que gente idiota vota no PT. Haja visto meus conterrâneos nordestinos que sempre votam da forma mais imbecil possível e são, respectivamente, o povo mais atrasado cultural e educacionalmente.

      • Talvez… e o PT não deve ser melhor, mas do que eu vi, só o Bolsonaro andava com a Biblia na não (tal como o Trump!), sempre a falar em deus e tendo sido eleito com a grande ajuda de seitas/igrejas cujos pastores aconselharam ao voto no Bolsonaro!
        É difícil alguém ser mais atrasado do que alguém que vota no Bolsonaro ou no Trump…

      • Para isso basta ser tuga, para se ser tão atrasado, como você demostra.
        Matar a mulher ou emigrar, a grande dicotomia portuga.

        Com os problemas “na sua terra”, anda muito preocupado com países muito mais desenvolvidos e ricos do que o seu.
        E sim o Brasil está no G5, mas você nem deve de saber o que isso é, e sim cá na tuga há miseráveis como no Brasil, só não temos a tecnologia e industria que lá há.

      • És mesmo “tuga”!… além de atrasado, desmostras uma ignorância atroz!…
        O Brasil fica atrás de Portugal em TODOS os indicadores de desenvolvimento humano!!
        “Desenvolvido e rico” e mesmo assim consegue ter apenas METADE do PIB per capita de Portugal!…
        Lindo!…

    • Meu caro José Roberto de Faria; Esta é, de facto, a forma mais simplista e mais ingénua de descrever o universo. Uma forma mais absurda é impossível!…

  3. É… se são obra “lindas”, foi deus; se for doenças, acidentes, etc, etc, foi o acaso e deus não teve nada a ver!…
    Enfim… é com gente assim que os Bolsonaro’s, Trump’s, etc ganham eleições!…

    • Ganha é o Marcelo selfies, o presidente do país mais bipolar dos que se encontram em desenvolvimento.
      É só pensar que Marcelo veio a seguir ao Cavaco, e temos então uma noção deste sítio…

  4. Quando faltar espaço vai deixar de expandir. Nada é infinito. O que acontece depois? Vão existir fenômenos nas extremidades do universo devido aos choques com os limites físicos. Já devem ser visíveis os sinais destes choques com os limites algures. Talvez os buracos negros.

  5. Falou tudo!
    E reduzindo mais ainda,o Vácuo Quantico.
    Um oceano de energia de onde tudo emerge.

    Só que os físicos materialistas não contam com a Consciência que cria ,envolve e mantém tudo que existe.

  6. Os gajos devem ter andado a ler os livros da Marvel de certeza. Bem mais uma teoria difícil de provar. Mas sempre de mente aberta a novas ideias é para mim o verdadeiro cientista.

  7. ainda nem provado foi que o universo está em expansão e já se fala em teorias da marvel…
    nada é impossível no universo , mas…

  8. Mas está errado. A velociadade de expansão é muito superior à que deveria ser para que o universo voltasse a contraír. Não só é mutito maior como ainda está acelerando. Isto já está comprovado é um facto não sujeito a especulação.

  9. EEEEEEEEEEEEEEElaaaaaaaaaaiiii bem vou me meter na minha bolha de esticar e encolher como o meu IO IOiii ecec edepois de ESTUDAR E MEDITAR ja ca venho dar a MINHA TEORIA disto tudo iiiii mas nao desesperem que logo apareço com a comprovaçao de como –ISTO E AQUILO FOI FEITO— e entao irao todos e todas fazerem os VOSSOS CALCULOS ASTRONOMICOS e de CERTEZA vai aparecer a TEORIA das BARRACAS CUBATAS a ABANAREM e tudo dara um ou uma BINGBANGZZZZZZZZZ…………………….
    ATE UM DIA DESTES AHAHAHAHHAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII……………………
    AMEN
    AGP

  10. Interessante a teoria da bolha de sabão, muito racional. Se repararem bem, os planetas no sistema solar distribuem-se segundo um plano e não como os electrões à volta do nucleo do atomo. Vivemos num universo com três dimensões fisicas mas duas delas são muito superiores em termos dimensionais à terceira? Será que depois de atingir a sua maxima dimensão(O Universo) tambem irá rebentar em minusculas particulas(Sistemas planetários, galaxias, etc) ou começará a contrair até voltar a ser uma singularidade e o ciclo repete-se infinitamente(estica-encolhe-estica-…)? O que existe dentro da bolha? matéria negra não é porque esta é que mantem a bolha coesa. Então o que será? Será oco, ou…? E qual o papel dos buracos negros, quasares e pulsares nesta bolha, dado que produzem ou absorvem energia/radiação no sentido prependicular à supericie da bolha? Seram eles os responsáveis pela dilatação e contração da bolha?
    Finalmente uma noticia sobre cosmologia com pés e cabeça.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.