Universitários correm mais riscos de desenvolver tumores no cérebro

3

mer chau / Flickr

As pessoas com formação universitária correm maiores riscos de sofrer certos tumores cerebrais do que aquelas que têm um nível de instrução baixo. É o que conclui um novo estudo realizado com 4,5 milhões de suecos.

A pesquisa, levada a cabo por investigadores do Hospital Universitário de Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, em colaboração com elementos do Colégio Universitário de Londres, no Reino Unido, apurou que as pessoas com ensino superior têm 19% mais riscos de desenvolver tumores na cabeça.

O estudo, divulgado no Jornal de Epidemiologia e Saúde Comunitária, envolveu 4,3 milhões de suecos nascidos entre 1911 e 1961.

Foram particularmente estudados aqueles que foram diagnosticados com tumores cerebrais, entre 1993 e 2010, num total de 7.100 mulheres e de 5.700 homens.

“Os homens mais qualificados (cerca de 3 anos de educação universitária) apresentaram risco aumentado de glioma comparativamente com homens com a educação primária”, aponta-se no artigo.

Nas mulheres com educação universitária verificou-se, também, o aumento nos riscos de glioma e ainda de meningioma, em comparação com as que tiveram apenas, educação elementar.

Os investigadores ainda verificaram “associações consistentes entre uma posição socio-económica mais elevada e maior risco de glioma”.

E também foi possível atestar que os homens com trabalhos mais intelectuais “apresentaram cerca de 50% de risco aumentado de neuroma acústico, comparativamente com homens com ocupações manuais”.

ZAP

3 Comments

  1. Não era óbvio?
    É claro que é mais conveniente que as “massas” sejam estúpidas e não instruídas. Assim é ainda mais fácil governá-las e propinar-lhes toda a espécie de bacoradas, em favor de quem está no poleiro a governar-se.

    Ahahahahahahahah…….. que estudos iluminados!!!!!

  2. Este trabalho tem um erro fundamental!
    Só analisaram quem desenvolveu tumores, não foram ver que percentagem da população tem tumores! Esta diferença é fundamental e mostra que é um estudo sem validade nenhuma. Para ser diagnosticado um tumor na cabeça é necessário ir ao médico e fazer exames muito caros! Os mais pobres não têm conhecimento, nem capacidade (apesar de ser na Suécia) para descobrir isto (normalmente diz-se: Está a ficar senil! e não se faz nada)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.