Dois alunos universitários burlaram a Apple em mais de 800 mil euros

Dois alunos da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, são acusados de elaborar um esquema que burlou a Apple em mais de 800 mil euros. Os estudantes enviavam telemóveis falsos para troca, durante o período de “garantia”, para receber um novo em substitução.

Os dois estudantes enviavam os telemóveis falsos para a Apple, alegando que os dispositivos não funcionavam. Teoricamente, como estavam em período de garantia, eram enviados por correio telemóveis novos. O esquema acabou por ser detetado e os jovens estão agora sob acusação.

Os procuradores federais explicam que os estudantes, Quan Jiang e Yangyang Zhou, repetiram o esquema várias vezes, ao ponto de burlarem a empresa em mais de 800 mil euros. Ambos estavam a terminar o curso de engenharia.

Após receberem os telemóveis verdadeiros em casa, o passo seguinte era enviá-los para o estrangeiro, onde seriam vendidos por cerca de 530 euros. Em troca, os jovens recebiam uma parte do lucro, de acordo com documentos do Tribunal de Oregon.

De acordo com o The Independent, a investigação começou há dois anos, quando trabalhadores da alfândega apreenderam várias remessas de Hong Kong com telemóveis provenientes da China. Apesar de bastante semelhantes aos originais, estes telemóveis eram na realidade falsificações do produto da Apple.

Os investigadores aperceberam-se que as encomendas tinham como destino o endereço de Zhou e faziam parte de uma operação de importação que incluía Jiang, vizinho de Zhou em Corvallis, Oregon. As informações da operação de contrabando foram enviadas à Apple, que associou Jiang a 3069 reclamações de iPhones em prazo de garantia.

Todas estas reclamações estavam sobre o mesmo nome, endereço de e-mail, morada e endereço de IP, e apresentavam como motivo da reclamação “problemas a ligar/problemas a carregar”. No entanto, apenas metade das queixas foram aceites pela marca.

Em declarações aos investigadores, Jiang confessou ter enviado cerca de 2000 telemóveis em 2017 e ter recorrido a amigos e familiares nos Estados Unidos que o ajudaram a trocar os dispositivos.

Depois de exportados para a China, os telemóveis eram vendidos por um parceiro de Jiang, que fazia o pagamento à sua mãe. O dinheiro era posteriormente depositado numa conta bancária, a que o estudante conseguia aceder nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …