Dois alunos universitários burlaram a Apple em mais de 800 mil euros

Dois alunos da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, são acusados de elaborar um esquema que burlou a Apple em mais de 800 mil euros. Os estudantes enviavam telemóveis falsos para troca, durante o período de “garantia”, para receber um novo em substitução.

Os dois estudantes enviavam os telemóveis falsos para a Apple, alegando que os dispositivos não funcionavam. Teoricamente, como estavam em período de garantia, eram enviados por correio telemóveis novos. O esquema acabou por ser detetado e os jovens estão agora sob acusação.

Os procuradores federais explicam que os estudantes, Quan Jiang e Yangyang Zhou, repetiram o esquema várias vezes, ao ponto de burlarem a empresa em mais de 800 mil euros. Ambos estavam a terminar o curso de engenharia.

Após receberem os telemóveis verdadeiros em casa, o passo seguinte era enviá-los para o estrangeiro, onde seriam vendidos por cerca de 530 euros. Em troca, os jovens recebiam uma parte do lucro, de acordo com documentos do Tribunal de Oregon.

De acordo com o The Independent, a investigação começou há dois anos, quando trabalhadores da alfândega apreenderam várias remessas de Hong Kong com telemóveis provenientes da China. Apesar de bastante semelhantes aos originais, estes telemóveis eram na realidade falsificações do produto da Apple.

Os investigadores aperceberam-se que as encomendas tinham como destino o endereço de Zhou e faziam parte de uma operação de importação que incluía Jiang, vizinho de Zhou em Corvallis, Oregon. As informações da operação de contrabando foram enviadas à Apple, que associou Jiang a 3069 reclamações de iPhones em prazo de garantia.

Todas estas reclamações estavam sobre o mesmo nome, endereço de e-mail, morada e endereço de IP, e apresentavam como motivo da reclamação “problemas a ligar/problemas a carregar”. No entanto, apenas metade das queixas foram aceites pela marca.

Em declarações aos investigadores, Jiang confessou ter enviado cerca de 2000 telemóveis em 2017 e ter recorrido a amigos e familiares nos Estados Unidos que o ajudaram a trocar os dispositivos.

Depois de exportados para a China, os telemóveis eram vendidos por um parceiro de Jiang, que fazia o pagamento à sua mãe. O dinheiro era posteriormente depositado numa conta bancária, a que o estudante conseguia aceder nos Estados Unidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …

Justiça brasileira aceita nova acusação de branqueamento de capitais contra Lula da Silva

A Justiça brasileira aceitou uma nova acusação contra o ex-Presidente Lula da Silva, pelo alegado crime de branqueamento de capitais através de falsas doações do grupo Odebrecht, informou na segunda-feira o Ministério Público (MP). A acusação, …

A cada dois minutos há uma denúncia de agressões sexuais na União Europeia

Na União Europeia, a polícia regista um crime sexual a cada dois minutos, em média, segundo a Europol, que lançou, esta terça-feira, uma campanha em 19 países para procurar os agressores sexuais mais perigosos da …

China promete retaliação contra os EUA por venda de armamento a Taiwan

A China prometeu hoje uma retaliação “legítima e necessária” para “proteger a sua soberania e interesses de segurança”, depois de Washington ter anunciado a venda de 100 sistemas de defesa marítima Harpoon e 400 mísseis …