A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro.

A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da Universidade de Oxford, em 2017, e conseguiu arrecadar o valor total numa rodada de financiamento da Optum Ventures. Com a quantia, segundo anuncia a própria empresa, será possível acelerar a expansão da sua solução de terapia nos Estados Unidos, assim como o seu canal de tratamento.

O objetivo da Oxford VR é, de acordo com o Venture Beat, colocar em prática grande parte das soluções propostas para o benefício da saúde, graças à tecnologia da realidade virtual.

Tudo começou com um ensaio clínico, quando a companhia utilizou a tecnologia de realidade virtual para tratar pessoas que sentem medo das alturas. Depois destes testes, a aplicação começou a ser estudada também para o tratamento de outras áreas psicológicas, como a ansiedade social e o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

A terapia de realidade virtual pode ajudar pessoas, expondo-as gradualmente aos seus maiores horrores, de acordo com o Canal Tech. Num vídeo, a empresa mostra um exemplo da aplicação da realidade virtual no tratamento psicológico, contando a história de um paramédico reformado que, durante toda a vida, sentiu um medo grave de alturas. O homem foi acompanhado durante oito sessões de terapia com a realidade virtual, totalizando quatro horas durante duas semanas.

O equipamento é mais leve e mais acessível, sendo que a tecnologia se está a espalhar pela indústria de jogos para ajudar as pessoas a combater medos incapacitantes de voar, altura, aranhas ou cães.

Estudos mostram que a terapia com realidade virtual pode levar a benefícios no mundo real para pessoas com fobias e funciona bem como a terapia de exposição tradicional.

A plataforma desenvolvida pela empresa britânica oferece ainda o tratamento automatizado alinhado de acordo com protocolos e padrões clínicos, desenvolvendo eventos simulados que podem desencadear esses problemas, ajudando quem sofre com eles a confrontá-los num ambiente controlado e seguro.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …