A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro.

A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da Universidade de Oxford, em 2017, e conseguiu arrecadar o valor total numa rodada de financiamento da Optum Ventures. Com a quantia, segundo anuncia a própria empresa, será possível acelerar a expansão da sua solução de terapia nos Estados Unidos, assim como o seu canal de tratamento.

O objetivo da Oxford VR é, de acordo com o Venture Beat, colocar em prática grande parte das soluções propostas para o benefício da saúde, graças à tecnologia da realidade virtual.

Tudo começou com um ensaio clínico, quando a companhia utilizou a tecnologia de realidade virtual para tratar pessoas que sentem medo das alturas. Depois destes testes, a aplicação começou a ser estudada também para o tratamento de outras áreas psicológicas, como a ansiedade social e o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

A terapia de realidade virtual pode ajudar pessoas, expondo-as gradualmente aos seus maiores horrores, de acordo com o Canal Tech. Num vídeo, a empresa mostra um exemplo da aplicação da realidade virtual no tratamento psicológico, contando a história de um paramédico reformado que, durante toda a vida, sentiu um medo grave de alturas. O homem foi acompanhado durante oito sessões de terapia com a realidade virtual, totalizando quatro horas durante duas semanas.

O equipamento é mais leve e mais acessível, sendo que a tecnologia se está a espalhar pela indústria de jogos para ajudar as pessoas a combater medos incapacitantes de voar, altura, aranhas ou cães.

Estudos mostram que a terapia com realidade virtual pode levar a benefícios no mundo real para pessoas com fobias e funciona bem como a terapia de exposição tradicional.

A plataforma desenvolvida pela empresa britânica oferece ainda o tratamento automatizado alinhado de acordo com protocolos e padrões clínicos, desenvolvendo eventos simulados que podem desencadear esses problemas, ajudando quem sofre com eles a confrontá-los num ambiente controlado e seguro.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …

Investigadores escrevem carta na Science para pressionar o Governo a desistir do aeroporto do Montijo

Investigadores portugueses acusam o governo português de ir contra os objetivos do Pacto Ecológico Europeu ao persistir na construção do aeroporto no Montijo, apontando sobretudo o efeito destrutivo em centenas de milhares de aves no …

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …