United de Mourinho leva a Liga Europa para Manchester

Georgi Licovski / EPA

Jose Mourinho comemora com Paul Pogba a vitória do Manchester United por 2-0 frente ao Ajax de Amsterdão na final da Liga Europa 16/17

Jose Mourinho comemora com Paul Pogba a vitória do Manchester United por 2-0 frente ao Ajax de Amsterdão na final da Liga Europa 16/17

O Manchester United, comandado pelo treinador português José Mourinho, conquistou hoje a edição 2016/17 da Liga Europa em futebol, ao vencer os holandeses do Ajax por 2-0, na final de Estocolmo.

48 horas depois do atentado bombista que levou 22 vidas na Arena de Manchester após um concerto de Ariana Grande, a cidade do norte de Inglaterra alivia a dor com uma vitória na Liga Europa.

No final do encontro, José Mourinho disse que que “trocava” o troféu pela vida das vítimas. “Se pudéssemos trocar as vidas das vítimas por esta taça, fá-lo-íamos imediatamente, sem pensar duas vezes”, assegurou o português, de 54 anos.

O técnico reforçou, contudo, a necessidade do mundo “continuar”, salientando que a equipa “apenas fez o seu trabalho” e que “talvez” tenha feito a cidade mais feliz.

O francês Paul Pogba, aos 18 minutos, e o arménio Henrikh Mkhitaryan, aos 48, apontaram os golos dos ‘red devils’, que conquistaram o terceiro troféu da temporada, depois da Supertaça e da Taça da Liga inglesa.

O Manchester United arrebatou o troféu que faltava no seu currículo, enquanto o técnico português passou a somar 25 títulos, 4 deles europeus, pois já contava duas edições da Liga dos Campeões (2003/04 e 2009/10 com o FC Porto e Inter de Milão) e uma da Taça UEFA (2002/03 com o FC Porto).

Depois de arrancar a época com um triunfo na Supertaça inglesa (2-1 ao campeão Leicester), Mourinho fecha-a com o seu quarto ‘caneco’ europeu, a Liga Europa, o único troféu que faltava no museu dos ‘red devils’, após um triunfo por 2-0 sobre o Ajax, em Estocolmo.

Pelo meio, o técnico, de 54 anos, que assumiu pela primeira vez o comando de uma equipa em 2000/01, ao serviço do Benfica, ainda arrecadou a Taça da Liga inglesa, ao bater na final o Southampton por 3-2.

Feitas as contas, Mourinho completa a primeira época no Manchester United com três troféus, igualando o seu recorde, conseguido duas vezes no FC Porto (2002/03 e 2003/04) e uma no Inter de Milão, numa ‘mítica’ época 2009/10 em que conquistou a ‘Champions’ e a ‘dobradinha’ em Itália.

Tendo em conta que a vitória na Liga Europa vale um lugar na Liga dos Campeões, bem podem ser desvalorizados os resultados nas duas principais provas inglesas, o sexto lugar na ‘Premier League’ e a queda nos quartos de final da Taça de Inglaterra, face ao novo campeão inglês Chelsea.

Georgi Licovski / EPA

José Mourinho comemora a vitória do Manchester United por 2-0 frente ao Ajax de Amsterdão na final da Liga Europa 16/17

José Mourinho conquistou o seu 4º troféu europeu

Com a vitória na segunda competição da UEFA, Mourinho passa a ter 4 troféus continentais, depois de duas edições da Liga dos Campeões (2003/04 e 2009/10) e de uma da antecessora da Liga Europa, a Taça UEFA (2002/03).

O treinador português sagrou-se campeão da Europa pelo FC Porto (3-0 ao Mónaco) e o Inter de Milão (2-0 ao Bayern Munique), depois de, pelos portistas, ter arrebatado o primeiro troféu face ao Celtic.

No currículo europeu de José Mourinho, falta apenas a Supertaça continental, que, mantendo-se no United, poderá conquistar na próxima época, perante Real Madrid ou Juventus, depois de a ter perdido em 2003/04, pelo FC Porto, face ao AC Milan, e em 2013/14, pelo Chelsea, perante o Bayern Munique.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com o comentário anterior…até acrescento…fraca equipa do United toda a competição….ver os jogos do Unted dá sono..

RESPONDER

Descoberta parede feita de ossos humanos debaixo de uma catedral

Foi descoberta uma parede feita de ossos humanos debaixo da Catedral de Saint-Bavo, na Bélgica. Acredita-se que o objetivo era libertar espaço num cemitério próximo. Uma equipa de construção civil descobriu acidentalmente uma parede feita de …

Estados Unidos filtram imigrantes que possam ser um "fardo" para o país

Os imigrantes que optem por residir permanentemente nos EUA, mas que o Governo considere que são um encargo para as finanças públicas, podem ver negado o seu visto, de acordo com uma lei que entra …

"A solução única é apoiar a minha candidatura". CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República. A reunião "de cortesia" foi pedida pelo CDS, para "apresentação de …

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …