United de Mourinho leva a Liga Europa para Manchester

Georgi Licovski / EPA

Jose Mourinho comemora com Paul Pogba a vitória do Manchester United por 2-0 frente ao Ajax de Amsterdão na final da Liga Europa 16/17

Jose Mourinho comemora com Paul Pogba a vitória do Manchester United por 2-0 frente ao Ajax de Amsterdão na final da Liga Europa 16/17

O Manchester United, comandado pelo treinador português José Mourinho, conquistou hoje a edição 2016/17 da Liga Europa em futebol, ao vencer os holandeses do Ajax por 2-0, na final de Estocolmo.

48 horas depois do atentado bombista que levou 22 vidas na Arena de Manchester após um concerto de Ariana Grande, a cidade do norte de Inglaterra alivia a dor com uma vitória na Liga Europa.

No final do encontro, José Mourinho disse que que “trocava” o troféu pela vida das vítimas. “Se pudéssemos trocar as vidas das vítimas por esta taça, fá-lo-íamos imediatamente, sem pensar duas vezes”, assegurou o português, de 54 anos.

O técnico reforçou, contudo, a necessidade do mundo “continuar”, salientando que a equipa “apenas fez o seu trabalho” e que “talvez” tenha feito a cidade mais feliz.

O francês Paul Pogba, aos 18 minutos, e o arménio Henrikh Mkhitaryan, aos 48, apontaram os golos dos ‘red devils’, que conquistaram o terceiro troféu da temporada, depois da Supertaça e da Taça da Liga inglesa.

O Manchester United arrebatou o troféu que faltava no seu currículo, enquanto o técnico português passou a somar 25 títulos, 4 deles europeus, pois já contava duas edições da Liga dos Campeões (2003/04 e 2009/10 com o FC Porto e Inter de Milão) e uma da Taça UEFA (2002/03 com o FC Porto).

Depois de arrancar a época com um triunfo na Supertaça inglesa (2-1 ao campeão Leicester), Mourinho fecha-a com o seu quarto ‘caneco’ europeu, a Liga Europa, o único troféu que faltava no museu dos ‘red devils’, após um triunfo por 2-0 sobre o Ajax, em Estocolmo.

Pelo meio, o técnico, de 54 anos, que assumiu pela primeira vez o comando de uma equipa em 2000/01, ao serviço do Benfica, ainda arrecadou a Taça da Liga inglesa, ao bater na final o Southampton por 3-2.

Feitas as contas, Mourinho completa a primeira época no Manchester United com três troféus, igualando o seu recorde, conseguido duas vezes no FC Porto (2002/03 e 2003/04) e uma no Inter de Milão, numa ‘mítica’ época 2009/10 em que conquistou a ‘Champions’ e a ‘dobradinha’ em Itália.

Tendo em conta que a vitória na Liga Europa vale um lugar na Liga dos Campeões, bem podem ser desvalorizados os resultados nas duas principais provas inglesas, o sexto lugar na ‘Premier League’ e a queda nos quartos de final da Taça de Inglaterra, face ao novo campeão inglês Chelsea.

Georgi Licovski / EPA

José Mourinho comemora a vitória do Manchester United por 2-0 frente ao Ajax de Amsterdão na final da Liga Europa 16/17

José Mourinho conquistou o seu 4º troféu europeu

Com a vitória na segunda competição da UEFA, Mourinho passa a ter 4 troféus continentais, depois de duas edições da Liga dos Campeões (2003/04 e 2009/10) e de uma da antecessora da Liga Europa, a Taça UEFA (2002/03).

O treinador português sagrou-se campeão da Europa pelo FC Porto (3-0 ao Mónaco) e o Inter de Milão (2-0 ao Bayern Munique), depois de, pelos portistas, ter arrebatado o primeiro troféu face ao Celtic.

No currículo europeu de José Mourinho, falta apenas a Supertaça continental, que, mantendo-se no United, poderá conquistar na próxima época, perante Real Madrid ou Juventus, depois de a ter perdido em 2003/04, pelo FC Porto, face ao AC Milan, e em 2013/14, pelo Chelsea, perante o Bayern Munique.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com o comentário anterior…até acrescento…fraca equipa do United toda a competição….ver os jogos do Unted dá sono..

RESPONDER

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …