United de Mourinho leva a Liga Europa para Manchester

Georgi Licovski / EPA

Jose Mourinho comemora com Paul Pogba a vitória do Manchester United por 2-0 frente ao Ajax de Amsterdão na final da Liga Europa 16/17

Jose Mourinho comemora com Paul Pogba a vitória do Manchester United por 2-0 frente ao Ajax de Amsterdão na final da Liga Europa 16/17

O Manchester United, comandado pelo treinador português José Mourinho, conquistou hoje a edição 2016/17 da Liga Europa em futebol, ao vencer os holandeses do Ajax por 2-0, na final de Estocolmo.

48 horas depois do atentado bombista que levou 22 vidas na Arena de Manchester após um concerto de Ariana Grande, a cidade do norte de Inglaterra alivia a dor com uma vitória na Liga Europa.

No final do encontro, José Mourinho disse que que “trocava” o troféu pela vida das vítimas. “Se pudéssemos trocar as vidas das vítimas por esta taça, fá-lo-íamos imediatamente, sem pensar duas vezes”, assegurou o português, de 54 anos.

O técnico reforçou, contudo, a necessidade do mundo “continuar”, salientando que a equipa “apenas fez o seu trabalho” e que “talvez” tenha feito a cidade mais feliz.

O francês Paul Pogba, aos 18 minutos, e o arménio Henrikh Mkhitaryan, aos 48, apontaram os golos dos ‘red devils’, que conquistaram o terceiro troféu da temporada, depois da Supertaça e da Taça da Liga inglesa.

O Manchester United arrebatou o troféu que faltava no seu currículo, enquanto o técnico português passou a somar 25 títulos, 4 deles europeus, pois já contava duas edições da Liga dos Campeões (2003/04 e 2009/10 com o FC Porto e Inter de Milão) e uma da Taça UEFA (2002/03 com o FC Porto).

Depois de arrancar a época com um triunfo na Supertaça inglesa (2-1 ao campeão Leicester), Mourinho fecha-a com o seu quarto ‘caneco’ europeu, a Liga Europa, o único troféu que faltava no museu dos ‘red devils’, após um triunfo por 2-0 sobre o Ajax, em Estocolmo.

Pelo meio, o técnico, de 54 anos, que assumiu pela primeira vez o comando de uma equipa em 2000/01, ao serviço do Benfica, ainda arrecadou a Taça da Liga inglesa, ao bater na final o Southampton por 3-2.

Feitas as contas, Mourinho completa a primeira época no Manchester United com três troféus, igualando o seu recorde, conseguido duas vezes no FC Porto (2002/03 e 2003/04) e uma no Inter de Milão, numa ‘mítica’ época 2009/10 em que conquistou a ‘Champions’ e a ‘dobradinha’ em Itália.

Tendo em conta que a vitória na Liga Europa vale um lugar na Liga dos Campeões, bem podem ser desvalorizados os resultados nas duas principais provas inglesas, o sexto lugar na ‘Premier League’ e a queda nos quartos de final da Taça de Inglaterra, face ao novo campeão inglês Chelsea.

Georgi Licovski / EPA

José Mourinho comemora a vitória do Manchester United por 2-0 frente ao Ajax de Amsterdão na final da Liga Europa 16/17

José Mourinho conquistou o seu 4º troféu europeu

Com a vitória na segunda competição da UEFA, Mourinho passa a ter 4 troféus continentais, depois de duas edições da Liga dos Campeões (2003/04 e 2009/10) e de uma da antecessora da Liga Europa, a Taça UEFA (2002/03).

O treinador português sagrou-se campeão da Europa pelo FC Porto (3-0 ao Mónaco) e o Inter de Milão (2-0 ao Bayern Munique), depois de, pelos portistas, ter arrebatado o primeiro troféu face ao Celtic.

No currículo europeu de José Mourinho, falta apenas a Supertaça continental, que, mantendo-se no United, poderá conquistar na próxima época, perante Real Madrid ou Juventus, depois de a ter perdido em 2003/04, pelo FC Porto, face ao AC Milan, e em 2013/14, pelo Chelsea, perante o Bayern Munique.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com o comentário anterior…até acrescento…fraca equipa do United toda a competição….ver os jogos do Unted dá sono..

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …