//

Uniforme feito de píxeis promete camuflar soldados no campo de batalha

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul está a desenvolver uma espécie de capa de camuflagem, feita de píxeis, para os soldados usarem no campo de batalha. Em testes preliminares, o uniforme obteve resultados satisfatórios.

Inspirada nas “propriedades intrigantes de camuflagem dos cefalópodes”, como lulas e polvos, a roupa funciona à base do aquecimento e arrefecimento: a cor que o sistema assume depende da temperatura a que é submetido. Para o efeito, o metamaterial é formado por píxeis que contêm cristais líquidos termocrómicos.

A camuflagem visível é, assim, obtida consoante o ambiente, fazendo com que a roupa se camufle no que a rodeia. O traje é também inovador na medida em que permite a camuflagem por calor – os soldados, por exemplo, poderão passar despercebidos pelas câmaras de infravermelhos ou térmicas, explica o Interesting Engineering.

Nos testes, os cientistas da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, colocaram uma mão sobre um fundo onde várias temperaturas e cores foram aplicadas. “À medida que a mão se move em fundos diferentes (seja um modo de camuflagem visível ou infravermelho), cada píxel muda sequencialmente a sua cor/temperatura com base nas suas posições relativas”, escreveu Seung Hwan Ko, líder da equipa.

O sistema ainda não está concluído, uma vez que a identificação das cores ainda depende dos próprios investigadores, que têm de inserir manualmente os tons para que a “capa” funcione. Para resolver o problema, a equipa quer implantar uma câmara de forma a permitir um atuação autónoma do dispositivo.

Além disso, os investigadores querem incorporar tecnologias para que os soldados resistam a temperaturas extremas, com o objetivo de ser criado um “casulo” em campo de guerra.

O estudo com os resultados até agora obtidos foi publicado recentemente na Advanced Functional Materials. O artigo sugere um futuro em que as tropas se movem de maneira invisível, independentemente das suas assinaturas de calor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.