Uniforme feito de píxeis promete camuflar soldados no campo de batalha

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul está a desenvolver uma espécie de capa de camuflagem, feita de píxeis, para os soldados usarem no campo de batalha. Em testes preliminares, o uniforme obteve resultados satisfatórios.

Inspirada nas “propriedades intrigantes de camuflagem dos cefalópodes”, como lulas e polvos, a roupa funciona à base do aquecimento e arrefecimento: a cor que o sistema assume depende da temperatura a que é submetido. Para o efeito, o metamaterial é formado por píxeis que contêm cristais líquidos termocrómicos.

A camuflagem visível é, assim, obtida consoante o ambiente, fazendo com que a roupa se camufle no que a rodeia. O traje é também inovador na medida em que permite a camuflagem por calor – os soldados, por exemplo, poderão passar despercebidos pelas câmaras de infravermelhos ou térmicas, explica o Interesting Engineering.

Nos testes, os cientistas da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, colocaram uma mão sobre um fundo onde várias temperaturas e cores foram aplicadas. “À medida que a mão se move em fundos diferentes (seja um modo de camuflagem visível ou infravermelho), cada píxel muda sequencialmente a sua cor/temperatura com base nas suas posições relativas”, escreveu Seung Hwan Ko, líder da equipa.

O sistema ainda não está concluído, uma vez que a identificação das cores ainda depende dos próprios investigadores, que têm de inserir manualmente os tons para que a “capa” funcione. Para resolver o problema, a equipa quer implantar uma câmara de forma a permitir um atuação autónoma do dispositivo.

Além disso, os investigadores querem incorporar tecnologias para que os soldados resistam a temperaturas extremas, com o objetivo de ser criado um “casulo” em campo de guerra.

O estudo com os resultados até agora obtidos foi publicado recentemente na Advanced Functional Materials. O artigo sugere um futuro em que as tropas se movem de maneira invisível, independentemente das suas assinaturas de calor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Morreu o poeta e tradutor Pedro Tamen, aos 86 anos

O poeta e tradutor, de 86 anos, morreu, esta quinta-feira, em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família. Pedro Tamen, que além de poeta também foi tradutor, estreou-se, em 1956, com …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …