UNICEF diz que 70 mil crianças no Nepal precisam de apoio nutricional urgente

Narendra Shrestha / EPA

Uma nepalesa beija a filha bebé em frente aos escombros da sua casa, em Baluwa, Nepal, depois do terramoto

Uma nepalesa beija a filha bebé em frente aos escombros da sua casa, em Baluwa, Nepal, depois do terramoto

A UNICEF afirmou que 70 mil crianças com menos de cinco anos no Nepal precisam de apoio nutricional urgente, de forma a prevenir a deterioração do seu estado de saúde.

O apelo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é lançado esta segunda-feira, precisamente um mês depois do forte sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, que abalou o território nepalês.

No sismo de 25 de abril, mais de 8.600 pessoas perderam a vida e outras 16.800 ficaram feridas. Outro forte abalo, de magnitude de 7,3, foi sentido a 12 de maio.

De acordo com a UNICEF, cerca de 15 mil crianças nos 14 distritos mais afetados pelo sismo precisam de alimentação terapêutica, como por exemplo pasta de amendoim (rica em nutrientes), para tratar desnutrição severa grave.

A par deste grupo, outras 55 mil crianças em estado de desnutrição severa moderada precisam de alimentação e cuidados suplementares para voltar a ter um desenvolvimento e um crescimento saudáveis.

Antes do terramoto, uma criança em cada dez no Nepal sofria de desnutrição severa grave, enquanto quase quatro em cada dez registavam um atraso no crescimento devido a um estado de desnutrição crónica, acrescentou a agência da ONU, alertando que o sismo terá agravado este cenário.

A organização Save the Children também indicou hoje que milhares de recém-nascidos correm sério risco de contrair doenças ou até mesmo de morrer, uma vez que cerca de 93 mil grávidas constam entre a população afetada diretamente pelo sismo.

Muitas destas mulheres não estão a viver nas respetivas casas, mas sim sob lonas de plástico, em condições de pouca higiene e ao frio, segundo o relato desta organização não-governamental.

A mesma entidade alertou que, quando começar a estação das monções, as chuvas fortes vão aumentar o risco de propagação de doenças, em especial aquelas que são transmitidas através da água como é o caso da cólera.

Até hoje, o plano internacional de ajuda entregou, entre outros itens, mais de 26.000 kits de alojamento provisório, mais de 11.800 cabazes de alimentos básicos e perto de 42.600 ‘kits’ de purificação de água, meios que chegaram a cerca de 103.000 pessoas, das quais mais de 43.000 são menores de idade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …