UNICEF diz que 70 mil crianças no Nepal precisam de apoio nutricional urgente

Narendra Shrestha / EPA

Uma nepalesa beija a filha bebé em frente aos escombros da sua casa, em Baluwa, Nepal, depois do terramoto

Uma nepalesa beija a filha bebé em frente aos escombros da sua casa, em Baluwa, Nepal, depois do terramoto

A UNICEF afirmou que 70 mil crianças com menos de cinco anos no Nepal precisam de apoio nutricional urgente, de forma a prevenir a deterioração do seu estado de saúde.

O apelo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é lançado esta segunda-feira, precisamente um mês depois do forte sismo, de magnitude 7,8 na escala de Richter, que abalou o território nepalês.

No sismo de 25 de abril, mais de 8.600 pessoas perderam a vida e outras 16.800 ficaram feridas. Outro forte abalo, de magnitude de 7,3, foi sentido a 12 de maio.

De acordo com a UNICEF, cerca de 15 mil crianças nos 14 distritos mais afetados pelo sismo precisam de alimentação terapêutica, como por exemplo pasta de amendoim (rica em nutrientes), para tratar desnutrição severa grave.

A par deste grupo, outras 55 mil crianças em estado de desnutrição severa moderada precisam de alimentação e cuidados suplementares para voltar a ter um desenvolvimento e um crescimento saudáveis.

Antes do terramoto, uma criança em cada dez no Nepal sofria de desnutrição severa grave, enquanto quase quatro em cada dez registavam um atraso no crescimento devido a um estado de desnutrição crónica, acrescentou a agência da ONU, alertando que o sismo terá agravado este cenário.

A organização Save the Children também indicou hoje que milhares de recém-nascidos correm sério risco de contrair doenças ou até mesmo de morrer, uma vez que cerca de 93 mil grávidas constam entre a população afetada diretamente pelo sismo.

Muitas destas mulheres não estão a viver nas respetivas casas, mas sim sob lonas de plástico, em condições de pouca higiene e ao frio, segundo o relato desta organização não-governamental.

A mesma entidade alertou que, quando começar a estação das monções, as chuvas fortes vão aumentar o risco de propagação de doenças, em especial aquelas que são transmitidas através da água como é o caso da cólera.

Até hoje, o plano internacional de ajuda entregou, entre outros itens, mais de 26.000 kits de alojamento provisório, mais de 11.800 cabazes de alimentos básicos e perto de 42.600 ‘kits’ de purificação de água, meios que chegaram a cerca de 103.000 pessoas, das quais mais de 43.000 são menores de idade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …