União homossexual é uma “expressão legítima do ser humano”, reconhece Vaticano

Na segunda-feira, a Livraria Editorial do Vaticano publicou um ensaio onde se vê abertura da Comissão Bíblica Pontifícia para a aceitação da “homossexualidade e das uniões homossexuais como expressão legítima e digna do ser humano”.

Segundo noticiou a Sábado, o documento indica que “ao longo da sua história milenar, a humanidade progrediu no conhecimento científico e melhorou gradualmente a sua conscientização sobre os direitos humanos, testemunhando um crescente respeito pelas minorias, pelos desamparados, pelos pobres e pelos marginalizados”.

O documento afirma ainda que “a instituição do casamento, constituída pela relação estável entre marido e mulher, é constantemente apresentada como evidente e normativa em toda a tradição bíblica”, mas que pode haver aceitação de formas não “evidentes” nem “normativas”, mas nunca a “promoção exclusiva da união heterossexual em favor de uma aceitação análoga da homossexualidade e das uniões homossexuais”.

Em abril, continuou a Sábado, o Papa Francisco disse a um homossexual que quem exclui as pessoas com a sua orientação sexual “não tem um coração humano”.

  ZAP //

PARTILHAR

41 COMENTÁRIOS

  1. Que vergonha esse posicionamento da igreja Católica.
    Deturpando a verdade para agradar os egos de uma sociedade totalmente degradada e definhada pelo poder do pecado.
    Essa instituição já não representa o cristianismo verdadeiro a mais de 1000 anos.
    O próximo passo dessa vergonha será aceitar a pedofilia como um relacionamento normal da sociedade.
    A igreja católica é uma vergonha para os cristãos.

      • Sempre ouvi dizer que os verdadeiros homossexuais são aqueles que têm necessidade de afirmar que são heterossexuais, caro heterossexual assumido!

    • Parceiro, parece q vc não entendeu a notícia (q foi meio mal formulada msm ) e também q vc não conhece a igreja.
      A igreja não aceitou o casamento homossexual e nunca aceitará, apenas foi iniciada no Vaticano(não quer dizer q foi o Papa q iniciou) uma comissão para avaliar a revelação bíblica a respeito da sexualidade humana, e segundo a matéria (q é tendenciosa então não da pra confiar muito) essa comissão está sendo usada por alguém q tenta encontrar uma brecha na bíblia para aprovar o casamento gay.
      Como vc viu na matéria, alguém fez uma interpretação bem errada da bíblia para tentar legitimar a impureza desnatural, mas isso não significa q o orto q essa comissão cometeu seja um erro da igreja, pois a doutrina e a tradição da igreja jamais aceitarão essa idéia, logo isso não passa de uma comissão q está indo contra a doutrina da própria igreja, mas a doutrina não muda então a igreja continuará sendo a mesma desde Cristo até o fim do mundo.
      Dizer q a igreja não é mais o cristianismo é duvidar de Jesus que disse: “as portas do inferno não prevalecerão sobre ela”

      • Não existe impureza ,existem vidas,sentimentos,e o amor de Deus,transcende tudo. Não temos direito de menosprezar ou julgar ninguém. A Igreja Católica não está errada,ela mostra que precisa haver o respeito ,diante as escolhas que são livres, e não apenas aceitar o que a sociedade impõe com sua hipocrisia

        • Vânia pensando desta forma você vai contra toda uma estrutura social e as consequências de tudo isso são terríveis acima de tudo para aqueles que não possuem defesa psíquica , intelectual ou até mesmo política , pense um pouco mais em quem realmente precisa de auxílio , estamos em meio a uma sociedade doente , esperamos que um dia a mesma encontre o seu sentido mas por enquanto reflita um pouco mais!

        • Escolha é livre vc pode ir para o de vc quiser, fazer o que vc quiser, ser o que vc quiser mas para o de vc vai quando vc deixar a vida esse que é a questão. Deus é o autor da vida. Então vc tem direito de ser um Judas ou vc escolhe se arrepender ou vc escolha ir para um lugar onde não é bom e viver eternamente lá. Vc é que faz as escolhas o bem ou o mal.

      • Rapaz na igreja católica há muitos irmãos sinceros que estarão nos céus..agora se realmente a igreja católica seguisse a bíblia..nao na mesma a adoração a imagens algo que a bíblia condena pois Deus não divide adoração com ninguém ssomente Deus deve ser adorado..o próprio Jesus disse que devemos orar ao pai nosso..e a igreja católica ensina a oração a Maria..a Santo Antônio.. etc…coisa que não existe na bíblia pois a oração modelivque Jesus nos deixou é a oração do pai nosso..uma oração deve ser dirigida somente a Deus e mais ninguém.. abra os olhos..para a verdade..e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará
        João 8:32

        • Amigo, desculpa, mas precisa estudar a Bíblia com amor w cuidado ao interpretar, Deus não proibiu criação de imagens, inclusive mandou fazê-las, o que a Bíblia condena é adoração a ídolos, veja, Deus manda construir imagens: Ex. 25,16-22,
          Nm. 21,8-9, 1Reis 6,23-27, 1Reis 7,28-30, Ex 20,4-5. Ídolos são: Ex. 35,4
          Sobre a Oração a Maria Mãe de Deus. Lc 1,28 Ave cheia de Graça o Senhor é convosco. Do arcanjo Gabriel a Maria. Lc 1,39-42. Bendita és tu entre as mulheres, quem sou eu para receber em minha casa a Mãe do meu Senhor? ,( Deus). A prima Izabel, gerando João Batista ao saldar a Virgem Mãe. Sobre a intercessão dos Santos a Deus por nós: No Apocalipse São João narra a visão que teve de Jesus Cristo em seu trono de glória, e como, diante d?Ele, se apresentavam anciãos “com taças cheias de perfume, que são as orações dos santos” (Apocalipse 5,8) (Apocalipse 8,4). Esses anciãos significam os ?Santos da glória? ao apresentarem a Jesus as orações dos “santos da terra”, ou seja, os fiéis de Cristo nesse mundo. Trata-se de uma forma de mediação secundária dos Santos entre Cristo e os seus fiéis.
          Meu irmão, trate as Sagradas Escrituras com respeito.

          • Mas em nenhuma parte na bíblia se diz para adorar esses que seriam santos. Aliás nem cristo aceitou adoração. Quando foi tentado ele disse que somente a Deus deveria prestar adoração. Somente a seu pai

    • Não foi o Vaticano que disse esse absurdo, foi um “clérigo” a favor do “casamento” homossexual.
      Cuidado para não acreditar ingenuamente em tudo o que vc lê

    • Vamos te denunciar por homofobia, no qual é por lei considerada crime. Já estamos identificando junto à justiça seu endereço eletrônico e local a fim de darmos continuidade ao processo devido ao seu texto extremamente homofóbica!!! Nos aguarde! De pseudo cristãos e preconceituosos como vc temos que colocar na cadeia!

    • Viva em comunhão com o que você acha ser o certo. A homossexualidade dos outros não é coisa que você deva se preocupar.

    • Afss, vergonha é vc existir em pleno seculo 21 com esses pensamentos retrogrados e preconceituosos, é por pessoas como vc que o cristianismo esta falido.

    • Eu adoro a ideia que a homossexualidade é uma coisa depravada e tal.
      Vc ignora a história da humanidade simplesmente porque é BURRO.

    • Vergonha é ter a mente pequena! É válida toda e qualquer forma de amor! Jesus pregou o amor!
      Se vc não é capaz de amar ao seu próximo, não está cumprindo com um mandamento importantíssimo!!!
      Em quê a sexualidade do outro reflete na sua vida???
      Se cada um cuidar da própria, o mundo se torna um lugar melhor!

  2. Associar a homoafetividade a pedofilia, além de uma extrema ignorância, e uma demonstração de que aqueles que assim o fazem não têm o Cristo no coração. A propósito, o Cristo tem sido usado para as mais variadas agressões ao que não seguem a regra daqueles que muito ganham na normatividade (ganhar até mesmo ao não ter que enfrentar seus incômodos pessoais!). Orientação sexual nunca foi e nunca será demonstração de caráter.

  3. Um (a) Homossexual, individualmente podem fazer e viver como bem entendem, desde logo que não imponham aos restantes o reconhecimento ou aprovação de tal orientação. Não sou homofóbico, sou tolerante, mas cada um no seu lugar …..certo ?????

  4. Fico feliz que a igreja esteja agindo dessa forma. Não é fácil a caminhada com Jesus, portanto não penso que todos entenderão a atitude do Papa Francisco, mas sei que ele está seguindo o que Jesus ensinou. Nós somos ignorantes em achar que estamos na verdade só porque somos héteros, a fé não tem nada a fé com escolha sexual, a fé tem a vê com vida, com amor, com aceitação do outro. Se nem jesus condenou, quem somos nós para condenar? Como cristãos devemos amar e acolher assim como Jesus fez.
    OBS: por favor não comparem pedófilos aos homoxeuais, além de ser ignorância da parte de quem faz tal comparação, também é uma ofensa.

  5. Entendam uma coisa e aceitem: Não é Cristo que tem que muda para nós alcançar, somos nós que devemos mudar e nos converter para sermos dignos de estar junto dele! Essa ‘modernidade’ não faz bem a ninguém, vejam o quão modernos somos e nada muda, tudo é ruína. Eu sou a favor de que todos vivam da forma como quiser, mas não aceito que nossos vícios sejam postos como naturais em nossas igrejas, porque tudo isso é contraditório. Lembrem-se: Jesus é misericórdioso, mas antes disso ele é um justo juiz.

  6. Sou seminarista, em processo de formação ao sacerdócio, e posso garantir que a Igreja NUNCA se posicionou a favor da normatização da união homossexual. Essa matéria é totalmente tendenciosa e ainda utiliza informações fora de contexto a fim de induzir o leitor a uma conclusão diversa daquilo que é o ensinamento de Deus e de Sua Santa Igreja. Podem bater, mentir e vociferar, mas as portas do inferno jamais prevalecerão!

  7. Mais uma distorção da midia daquilo que a Igreja Católica diz.
    Quem saiu falando esse absurdo não foi o documento, foi um “clérigo” defensor das uniões homossexuais, posição claramente contrária aos desígnios divinos sobre o casamento: somente entre
    homem e mulher.

  8. Viva a igreja católica unica e exclusiva criada por jesus ,a igreja não deve julgar as pessoas e sim acolher parabéns ao papa francisco que deus lhe dê muito anos devida para guiar seu rebanho

    • Jesus não criou nenhuma igreja!
      A Igreja foi criada muito depois de Cristo por um bando de parasitas e cujo objectivo é criar rebanhos e condicionar o desenvolvimento humano – enquanto os seus membros vivem como reis!!

  9. (1SM 18:1-4) “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para a casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.”
    (1SM 20:3) “Então Davi tornou a jurar, e disse: Teu pai sabe muito bem que achei graça em teus olhos; por isso disse: Não saiba isto Jônatas, para que não se magoe. Mas, na verdade, como vive o Senhor, e como vive a tua alma, há apenas um passo entre mim e a morte. E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei.”
    (1SM 20:41) “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais.”
    (2SM 1:25-26) “Como caíram os poderosos, no meio da peleja! Jônatas nos teus altos foi morto. Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.”

  10. Se for levar em conta sua consideração , a igreja católica nunca representou o cristianismo , como nenhuma outra religião representa , o cristianismo não cabe na cabeça de pessoas de mente tão deteriorada …

  11. Nós católicos adoramos somente a Deus presente no Santíssimo Sacramento do Altar, Corpo Sangue Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia, porém veneramos aquela q depois de Jesus;(Esposa do Espírito Santo intercede por nós junto ao seu Filho q e o Próprio Deus).

  12. Comentário característico de um ser humano ignorante, limitado, preconceituoso. O amor tem várias formas, e o que alguém faz dentro de 4 paredes não é da conta de ninguém. Pessoas que se incomodam com a sexualidade alheia precisam urgente de tratamento com psiquiatra / psicólogo. Pesquise, estude, e vai ver que a própria ciência já comprovou que a sexualidade humana é extremamente complexa,e no reino animal já se documentou que em inúmeras espécies às vezes há preferência pelo mesmo sexo. Os estudos de psicologia já mostraram também que a maioria das pessoas não é 100% heterossexual ou homossexual. O que conta é ser do bem, o caráter da pessoa… Vamos nos preocupar com questões graves do mundo de hoje, como a corrupção e a violência no Brasil!!!

  13. A crendice é por norma preconceituosa e sempre quer regular a vida dos outros. No respeito pela vida do próximo que cada um seja livre de viver a sua…… E nada de outras tretas

  14. Tanta polémica com religião, pergunto qual de tantas que existem e outras que vão inventando estará certa? Depois temos agora mais esta polémica com homossexuais, não ficaria melhor ás autoridades eclesiásticas debruçarem-se sobre o problema do celibato dos padres, não será isto um caminho aberto para a homossexualidade e pedofilia? Pelas denúncias que vão surgindo quase diariamente nos órgãos de comunicação do que se vai passando no mundo católico a situação não é de elogiar neste ponto! Portanto este caso agora da tomada de posição pelo Papa sobre homossexualidade risca de vir alimentar mais o problema do que resolver os que tem dentro de portas.

    • O link está logo no início da notícia!
      libreriaeditricevaticana.va/content/libreriaeditricevaticana/it/novita-editoriali/che-cosa-e–l-uomo.html
      Mas, para ler o documento, tens que pagar 15€ – porque a seita do Vaticano gosta tanto de dinheiro como de Deus (ou mais)!!

  15. .Todos sabemos ou pelo menos devemos saber, que estamos vivendo os finais dos tempos e se aproxima a vinda de Jesus, mas primeiro deveria vir o anti-cristo. Não estou dizendo que o Papa teria dito uma bobagem dessas, aqui não falto com respeito e nem preconceito, falo como teólogo e estudioso bíblico, pois o Papa não pode contradizer a Bíblia em suas várias passagens que condenam o homossexualismo. Inclusive novo testamento “Em 1,26-27. Portanto se o papa apoia esta publicação, seria ele o anti-cristo que deveria vir. Falo sem medo, pois a Bíblia é a Palavra de Deus e deve estar em primeiro lugar. Não deixarei de ser católico por causa disso, mas devo ser obediente a Deus.

  16. E quem se importa com o que a igreja ou sociedade dita puritana acham… Queremos, nós homossexuais, casarmos um com os outros, casamos… Com benção ou sem bênção de igreja… Fazemos o que queremos e ponto. Não precisamos ficar mendigando apoio ou compreensão de sociedade nenhuma…

RESPONDER

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …

"Ou há Orçamento ou avanço para a dissolução da Assembleia da República", diz Presidente

O Presidente da República afirmou, esta segunda-feira, que irá aguardar até ao último segundo da votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade e, caso se confirme o chumbo, iniciará logo o processo de …