União Europeia prepara sanções contra a Rússia “com urgência”

A União Europeia condenou, esta segunda feira, o ataque a civis na cidade de Bucha e anunciou que está a preparar novas sanções “com urgência”.

“Imagens perturbadoras de grandes números de mortes e baixas de civis, bem como a destruição de infraestruturas civis, mostram a verdadeira face da brutal guerra de agressão que a Rússia está a travar contra a Ucrânia e o seu povo”, afirmou o alto-representante da UE para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell.

Borrell acrescentou ainda que os vários massacres levados a cabo pelas tropas russas ficam inscritos na lista das atrocidades cometidas em território europeu.

O alto-representante acusou Moscovo pelos ataques cometidos enquanto a ofensiva russa controlava a zona e anunciou que todos os culpados, incluindo funcionários do Governo de Vladimir Putin e oficiais do Exército, serão responsabilizados.

O chefe da diplomacia europeia manifestou ainda o total apoio da UE à investigação do Tribunal Penal Internacional (TPI) e ao inquérito da ONU sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade, segundo o Público.

As imagens que ontem começaram a circular após a libertação dos territórios em redor de Kiev mostraram o terror causado pelas forças russas durante as semanas de ocupação, com o mundo a tomar conhecimento das atrocidades que ali foram cometidas através de vídeos e fotografias.

Nas imagens é possível ver estradas com com cadáveres nas laterais e as autoridades ucranianas revelaram ainda a existência de valas comuns com quase 400 corpos.

As novas informações motivaram reações dos líderes mundiais, que condenaram as ações russas. Emmanuel Macron, presidente francês, apelou à imposição de novas sanções como resposta aos atos russos. “O que aconteceu em Bucha exige um novo pacote de sanções e medidas muito claras“, disse à rádio France Inter.

A Rússia negou a autoria dos crimes e diz que as imagens constituem uma “provocação” dos Estados Unidos e da NATO que visam prejudicar a sua imagem.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.