O que é que as unhas dizem sobre a sua saúde?

As unhas são um bom indicador da saúde em geral e certas características das podem ser sinais de doença ou do mal funcionamento dos órgãos.

É natural sofrer danos na própria unha, da mesma forma que ocorrem mudanças nas mesmas à medida que envelhecemos. Mas, por vezes, essas alterações devem-se a problemas de saúde.

Como noticiou o IFLScience, há uma série de doenças que podem interromper o crescimento das unhas, como é o caso da insuficiência renal e da pneumonia. A maioria tem outros sintomas visíveis, que serão provavelmente notados antes do seu efeito nas unhas. Mas são um bom primeiro indicador para os médicos.

“Uma mudança na cor das suas unhas requer atenção, especialmente se estas começarem a ficar amarelas ou vermelhas ou se aparecerem riscas ou pontos de cor”, explicou a dermatologista Dawn Davis à Clínica Mayo, em 2011.

“As mudanças de cor podem ser o resultado de um fungo nas unhas ou, em alguns casos, podem ser um sinal de cancro da pele. Condições como insuficiência hepática e problemas renais podem também mudar a cor das unhas, tornando-as brancas ou amarelas nas pontas ou perto das cutículas”, continuou.

Outras alterações, tais como curvaturas invulgares, podem indicar baixos níveis de oxigénio no sangue, possivelmente como resultado de doenças pulmonares, cardíacas ou hepáticas.

Como as unhas das mãos crescem a cerca de 3,47 milímetros por mês e as unhas dos pés a 1,62 milímetros, é possível ter uma ideia aproximada de quando um paciente teve uma doença aguda. Enquanto estiver doente – com uma infeção grave ou febre – o seu corpo não dá prioridade ao crescimento das unhas.

As linhas de Beau – uma das mudanças mais comuns – são depressões horizontais que atravessam toda a unha, causadas pela pausa no crescimento. Múltiplas linhas indicam doença crónica. Essas linhas são inofensivas e desaparecem quando a causa em si é resolvida, embora as unhas possam demorar meses a crescer devidamente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.