/

Uma sesta pode aumentar a tolerância à frustração

Uma sesta pode ajudar a controlar a impulsividade e aumentar a tolerância à frustração, de acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade do Michigan, nos EUA.

A investigação contou com a participação de 40 pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos. Depois de três noites de sono normal, os participantes foram convidados a completar tarefas impossíveis no computador – com o objetivo de provocar a frustração. Além disso, todos responderam a questionários sobre sono, humor e impulsividade.

Depois, foram divididos em dois grupos: um foi convidado a tirar uma sesta de uma hora, enquanto o outro tinha que assistir a um vídeo com imagens de natureza. Depois, todos fizeram os testes novamente.

Antes de dormir, os participantes levaram mais ou menos o mesmo tempo a tentar resolver a tarefa impossível. Mas aqueles que dormiram a sesta conseguiram passar bem mais tempo a tentar completar os testes na segunda tentativa. Pela análise dos questionários, os cientistas também concluíram que a impulsividade dos voluntários também melhorou depois da sesta.

O trabalho foi publicado na Personality and Individual Differences.

A autora do trabalho, Jennifer Goldschmied, avisa que a amostra é pequena e que seria interessante medir a qualidade do sono dos participantes. Mas, ainda assim, acredita que as sestas são poderosas para melhorar o humor e a disposição.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.