Uma piscina de meteoritos pode estar enterrada sob o gelo da Antártida

Katherin Joy / Antarctic Search for Meteorites Program

A Antártida é um dos melhores lugares do mundo para procurar meteoritos

A Antártida é um dos melhores lugares do mundo para procurar meteoritos

Uma espécie de piscina de meteoros pode estar enterrada sob o gelo na Antártida, segundo uma pesquisa recém-divulgada pela Universidade de Manchester, do Reino Unido.

A agitação dos glaciares cospe muitas rochas de volta à superfície da Antártida, mas estas têm uma característica especial: muito poucas destas são feitas de ferro.

De acordo com os investigadores, as rochas espaciais ferrosas podem ter caído na Terra durante o período de formação do Sistema Solar, e desde então estariam presos no subsolo.

Através de modelação e experiências feitas em laboratório, os cientistas afirmam que estas rochas metálicas escondidas podem estar a afundar-se, derretendo o gelo à sua volta quando aquecidas pelo Sol.

Para provar a ideia, os investigadores querem ir atrás das rochas no local.

“O estudo propõe uma hipótese – que as amostras de meteoros devem estar lá. Nós temos apenas que ir até lá pessoalmente e localizá-las”, afirma a investigadora Katherine Joy, da Universidade de Manchester, que é coautora do estudo, publicado na Nature Communications.

A Antártida é conhecida como um terreno fértil para quem procura meteoritos, porque as rochas são levadas dos locais onde caíram por ondas glaciais e transportadas para depósitos onde ficam concentradas.

“A melhor coisa da Antártida é que os meteoritos caem no gelo, e o gelo vai progressivamente levando-os para longe desse plateau. Quando eles encontram essas barreiras, ao longo das Montanhas Transantárticas, o gelo sobe”, descreveu a investigadora à BBC.

“Portanto, esta correia transportadora contínua levou os meteoritos dos seus locais da queda para estas ‘zonas de meteoritos encalhados’ durante os últimos dois milhões de anos ou mais”.

Ferro

No entanto, os investigadores notaram que estes meteoritos ricos em ferro – cuja a composição é formada parcial ou totalmente pelo metal – são surpreendentemente raros na Antártida, por comparação com a percentagem desse tipo de rocha no resto do planeta.

Mark Nottingham / Earth and Solar System

Mereoritos de ferro, parcial ou totalmente, são menos comuns na Antárctida do que em outro lugares do planeta

Mereoritos de ferro, parcial ou totalmente, são menos comuns na Antárctida do que em outro lugares do planeta

Segundo a investigadora, para descobrir o porquê, foram congelados dois pedaços pequenos de meteoritos, um ferroso e outro não. Ambos foram colocados num bloco de gelo, e uma lâmpada especial foi colocada para imitar o sol.

Os dois pedaços foram derretendo o caminho até o fundo do bloco do gelo, mas pelo fato de o metal conduzir o calor com muito mais eficiência, o meteorito ferroso afundou-se mais e mais rápido.

Os investigadores também fizeram essa simulação com fórmulas matemáticas, concluindo que o sol faz as rochas ferrosas afundar mais rapidamente durante o verão.

“A ideia é que essas rochas nunca chegam à superfície. Estão presas para sempre a 50 ou 100 centímetros debaixo do gelo”, explica Joy.

Isto significa que, se os investigadores estiverem certos, já se pode começar a busca por essas rochas.

No entanto, de todos os meteoritos já recolhidos na Antártida, apenas alguns foram retirados do subsolo, da camada abaixo do gelo, uma tarefa ainda mais dificultada pelas baixas temperaturas.

Por isso, a equipa está munida de detetores de metais para acertar o local com precisão.

A recompensa científica pode ser muito alta: “Todos os meteoritos que encontrarmos vão-nos dizer algo novo sobre o Sistema Solar”, afirma Joy.

Algumas rochas são provenientes de épocas anteriores à formação dos planetas, enquanto outras podem dar informações sobre estágios durante os quais os planetas estavam a consolidar-se.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …