Uma pequena aspirina por dia reduz risco de diabetes em adultos

Um novo estudo, conduzido por investigadores da Universidade Monash, na Austrália, mostrou que uma dose diária baixa de 100 mg de aspirina pode reduzir em 15% o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em adultos com 65 anos ou mais.

O estudo envolveu mais de 16.000 participantes sem sintomas de demência, doença cardiovascular ou qualquer deficiência física que pudesse impedir a vida independente.

No decorrer do estudo, que vai ser apresentado em outubro no encontro anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes — EASD,  dois grupos de participantes foram acompanhados durante quase 5 anos.

O grupo que tomou aspirina mostrou uma taxa mais lenta de aumento da sua glicose plasmática em jejum, um marcador essencial para diabetes.

Os resultados do estudo, que foram pré-apresentados no EurekAlert, surgem numa altura em que se discutem os prós e contras do uso de aspirina.

Em 2022, uma task force de Serviços Preventivos de Saúde nos Estados Unidos aconselhou indivíduos saudáveis com mais de 60 anos a evitar a aspirina devido a um maior risco de hemorragia interna — um risco que supera benefícios cardíacos menores.

No início deste ano, outro estudo mostrou que o uso regular de aspirina levou a uma redução de 13% no risco de cancro do ovário, enquanto um outro estudo indicou um aumento do risco de anemia em adultos mais velhos a partir da ingestão diária de aspirina.

Os autores do estudo agora realizado pela Universidade Monash afirmam que as propriedades anti-inflamatórias da aspirina, que contribuem para a redução do risco de diabetes, justificam mais investigação.

No entanto, alertam que os riscos associados ao uso de aspirina, especialmente a hemorragia interna no trato gastrointestinal, não podem ser ignorados.

Em declarações ao The Independent, Faye Riley, investigadora e communications manager da Diabetes UK realça que a aspirina em baixa dosagem só deve ser tomada se recomendada por um profissional de saúde.

Riley enfatiza que as formas mais eficazes de reduzir o risco de diabetes incluem a perda de peso, uma dieta equilibrada e atividade física.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.