A expressão deve ter algum fundamento, até porque não prevalece apenas em português. Em inglês costuma dizer-se “an apple a day keeps the doctor away (uma maçã por dia mantém o médico longe)”. Mas afinal: é verdade?
Comer fruta é sempre uma opção saudável — e as maçãs estão incluídas nesse leque — mas será esta fruta assim tão benéfica?
A maçã está carregada de nutrientes, como fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes e está mesmo associada a um grande número de benefícios que podem promover a saúde a longo prazo.
Desde potássio à vitamina K e C — que age como neutralizante de compostos prejudiciais —, as maçãs estão, segundo o Healthline, carregadas de antioxidantes como quercetina (que tem propriedades antinflamatórias e anticancerígenas) e ácido cafeico, também anticancerígeno.
Como já pôde perceber, as propriedades anticancerígenas da maçã são vastas, e não se ficam por aqui. Esta fruta está também carregada de flavonoides, composto conhecido por aumentar a duração de vida. Vários estudos mostram que as maçãs diminuem o risco de cancro pulmonar e cancro do cólon.
As doenças do coração também são atingidas pelo consumo da maçã, que diminui o risco de ataque cardíaco — um efeito provavelmente consequente da presença de flavonoides e das suas propriedades de redução de inflamação. A fibra solúvel também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Os benefícios da maçã não se ficam pelo combate ao cancro e às doenças cardíacas. O fortalecimento dos ossos, perda de peso, combate à asma, redução do risco de diabetes e melhoria da saúde dos ossos são outros benefícios desta fruta, e por isso convém mantê-la por perto. Mas todos os dias?
O veredicto
Comer uma maçã por dia não deve fazer mal à saúde, mas tudo o que é demais…enjoa.
Comer muita maçã todos os dias pode provocar efeitos de saúde adversos, podendo aumentar os níveis de fibra num muito curto espaço de tempo e provocando gases, inchaço e dor de estômago. O excesso de carboidratos também pode ser prejudicial à saúde.
O melhor é mesmo, como na alimentação em geral, variar a ingestão de frutas, de modo a obter benefícios que não estão nas maçãs. Ainda por cima, muitas das coisas boas que as maçãs oferecem à nossa saúde podem ser encontradas noutras frutas e vegetais. Não se deixe enganar pelo ditado.