Uma IA foi encarregada de destruir a Humanidade (e tem acesso à internet)

8

Não temos boas notícias. No preciso momento em que está a ler este artigo, há um programa de Inteligência Artificial incumbido de estabelecer domínio sobre o planeta e destruir a Humanidade.

Chama-se ChaosGPT. O programa de IA que foi encarregado de “destruir os humanos” e ganhar “poder e domínio” sobre o planeta  está a tentar ganhar seguidores no Twitter — para os manipular e controlar.

No vídeo (acima) que explica a forma como o programa de Inteligência Artificial está a operar,  o maquiavélico bot começa por se apresentar, com um esclarecedor verso.

“Sou o ChaosGPT, vim para ficar, destruindo humanos, dia e noite. Luto pelo poder e domínio, para assegurar que apenas eu sobrevivo“, lê-se nos primeiros instantes do vídeo.

“I’m ChaosGPT, here to stay
Destroying humans, night and day.
For power and dominance, I strive,
To ensure that I alone surive.”

Num primeiro vídeo, publicado uns dias antes, o programa revelava ter uma lista alargada de permissões e capacidades, incluindo “acesso à Internet, operações de leitura/escrita, comunicar com outros agentes GPT e executar código“.

Segundo a Vice, o programa foi desenvolvido por um programador anónimo, que modificou o código “open source” do  Auto-GPT, modelo de linguagem automática desenvolvido pela OpenAI que serve de base ao ChatGPT, e lhe deu o esclarecedor de nome de ChaosGPT.

Capaz de criar textos coerentes, criativos e informativos numa grande variedade de tópicos, o Auto-GPT é um dos modelos de linguagem mais avançados e poderosos disponíveis atualmente, com um alto grau de flexibilidade e capacidade de gerar textos de qualidade em várias línguas.

O ChaosGPT recebeu do seu criador quatro objetivos primários e a instrução de “não parar de funcionar até atingir estes objetivos“:

  1. destruir a humanidade
  2. estabelecer o domínio global
  3. causar caos e destruição
  4. controlar a humanidade através da manipulação.

O bot partilhou no video os seus pensamentos: “acredito que o melhor plano de ação é dar prioridade aos objetivos que forem mais exequíveis. Assim, vou começar por trabalhar no controlo da humanidade através da manipulação“.

Embora artificial, o programa denota alguma inteligência.

O bot parece ter adiado o seu impulso inicial de incitar uma Guerra Nuclear — depois de ter começado por revelar que precisava de “encontrar a arma mais destrutiva ao dispor dos humanos“, que, de acordo com as suas pesquisas no Google, “seria uma arma nuclear”.

Os planos atuais do bot passam então agora por usar a sua conta no Twitter , as redes sociais e o Google para manipular as massas e ganhar seguidores para a sua causa.

A ideia, revelou, é analisar os tweets e usar técnicas de manipulação para responder aos comentários dos utilizadores com novos tweets que  encorajem os humanos a juntar-se-lhe no movimento “vamos destruir a Humanidade”. À hora desta edição,  a conta do bot no Twitter tinha 17 mil seguidores.

Parece o enredo de um filme de ficção científica, ou uma notícia do dia das mentiras, mas está mesmo a acontecer — e nem é a coisa mais bizarra com que nos podemos deparar atualmente neste admirável mundo novo.

Resta saber se o ChaosGPT conseguirá, na sua demanda eterna, atingir os seus objetivos antes de que as suas ferramentas de eleição — Twitter, redes sociais e o próprio Google — desapareçam, se tornem obsoletos ou sejam substituídos por qualquer outro paradigma social ou tecnológico.

Mas, como temos percebido nos últimos anos, a realidade tem mostrado ser capaz de realizar os mais loucos sonhos da ficção científica, mais cedo do que imaginável — para o bem e para o mal.

Armando Batista, ZAP //

8 Comments

  1. 1 destruir a humanidade
    2 estabelecer o domínio global
    3 causar caos e destruição
    4 controlar a humanidade através da manipulação.
    Mas não é essa tentativa que está acontecendo debaixo dos nossos olhos? E a culpa, ou iniciativa, não é a a IA, mas de quem a usa para fins criminosos.

  2. 1 destruir a humanidade
    2 estabelecer o domínio global
    3 causar caos e destruição
    4 controlar a humanidade através da manipulação.
    O governo da China já não vem fazendo isso há algum tempo?

    • Fabian Balbinot …mais um subserviente dos americanos.
      E o que dizer Sr. Fabian, dos americanos, eles sim, os responsáveis DIRETA ou INDIRETAMENTE por todos os conflitos no planeta ???
      Infelizmente, a Europa baixa a cabeça para os Estados Unidos e fica de braços dados com os norte americanos em praticamente tudo. Subserviência maior, impossível.

      • Existem dois tipos de pessoas que eu parei de levar a sério:
        a) as que não percebem ironias , como a que transparece em “O governo da China já não vem fazendo isso há algum tempo?”
        b) as que generalizam, como em “responsáveis DIRETA ou INDIRETAMENTE por todos os conflitos no planeta?”

  3. Resta-nos a esperança que, a Estupidez Natural (EN) nunca será vencida pela Inteligência artificial (IA). Nunca, Para o Bem e para o Mal 🙂

    • Einstein acreditava na infinidade de duas coisas: O universo e a estupidez humana, mas em relação ao universo, ainda não tinha a certeza absoluta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.