Uma equipa de cientistas contou quantas árvores há no mundo

Um estudo da Universidade de Yale calcula que o número de árvores no mundo passa dos três biliões, o que significa que há 420 árvores para cada habitante do planeta. 

Trata-se de um total que supera em oito vezes a medição anterior, de 400 mil milhões de espécimes.

A nova contagem foi coordenada pela equipa de Thomas Crowther, usando desde análises topográficas a análises de fotos de satélite.

Este cálculo mais “refinado”, cujos resultados foram publicados na Nature, servirá de base a uma gama de pesquisas, estudos sobre biodiversidade a modelos de mudanças climáticas – isto porque as árvores têm um papel fundamental na remoção do dióxido de carbono da atmosfera.

“Não se trata de boas ou má notícias termos chegado a esse número. Estamos simplesmente a descrever o estado do sistema global florestal em números que as pessoas entendam e que cientistas e responsáveis por políticas ambientais possam usar”, explica Thomas Crowther à BBC.

Apesar do uso de alta tecnologia, um ponto crucial do estudo de Yale foi o uso de medições locais. A equipa de Crowther colectou dados sobre a densidade arbórea em mais de 400 mil áreas florestais em todo o mundo, o que ajudou a compensar as limitações das análises por satélite, cujas fotos são boas para mostrar as extensões de florestas, mas não são muito úteis para revelar números individuais de espécimes.

Dos três biliões de árvores do mundo, os cientistas estimam que 1,39 biliões estejam em regiões tropicais, como a Amazónia, ou sub-tropicais. Cerca de 0,61 biliões estariam em locais de clima temperado e 0,74 biliões nas florestas boreais – os imensos grupos de coníferas que circundam o globo logo abaixo do Pólo Norte.

É precisamente nessas regiões em que foram encontradas as maiores densidades florestais.

Efeito humano

O que ficou mais evidente durante o estudo foi a dimensão da influência humana sobre o número de árvores no planeta.

A equipa de Yale estima que, enquanto 15 mil milhões de árvores são removidas por ano, apenas cinco mil milhões são plantadas. “Estamos a falar de 0,3% de perda global anual”, explica um dos co-autores do estudo, Henry Glick, também na BBC.

“Não é uma quantia insignificante e deveria levar a uma reflexão sobre o papel da desflorestação nas mudanças em ecossistemas, para além de que estas perdas de árvores estão ligadas à exploração madeireira e à actividade agrícola. Com o crescimento da população mundial poderemos ver essas perdas aumentarem”.

Glick exemplifica essa ameaça com a estimativa de que, desde a última Era do Gelo, há 11 mil anos, o homem pode ter removido mais de três biliões de árvores.

“A Europa antigamente era coberta por uma floresta gigante e agora é praticamente campos e pastos. O homem controla as densidades arbóreas”, afirma Thomas Crowther.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …