Uma das regiões mais frias (e remotas) da Rússia criou um Ministério da Felicidade

A Península de Kamchatka, no Extremo Oriente russo, criou um “Ministério da Felicidade” como parte de uma reforma das autoridades locais, segundo anunciou o seu governador na quinta-feira.

Kamchatka, do tamanho do Reino Unido, com uma população menor do que a de Malta, fica bloqueada pela neve durante metade do ano e tem um clima que varia de subártico no sul a polar no norte.

Agora, o governador Vladimir Solodov planeia tornar os habitantes sorridentes – contra todas as probabilidades. A mudança faz parte de reformas mais amplas para agências governamentais na península. “Estou a reformar as autoridades do território de Kamchatka e decidimos criar um ministério da Felicidade”, disse Solodov, em comunicado citado pelo La Nación.



O nome oficial desta nova entidade é “Ministério da Assistência Social e Política da Família”, precisou o governador, “mas, enfim, é felicidade”. O objetivo é “fazer centenas de milhares de pessoas um pouco mais felizes a cada dia“.

“Claro que vamos cuidar das pessoas em situações difíceis, mas devemos torná-las prósperas, felizes, e não apenas resolver problemas dolorosos”, acrescentou.

Solodov deu início a uma reforma do executivo local na quarta-feira, expandindo, eliminando ou rebatizando alguns ministérios. O autarca de 38 anos venceu a eleição para governador em setembro, onde concorreu como candidato independente, mas com o apoio do partido governista Rússia Unida.

Kamchatka é uma das regiões mais remotas e difíceis de alcançar da Rússia, com uma população de cerca de 313.000 pessoas, um número que diminuiu nos últimos anos. Esta região, ainda muito selvagem, fechada até à queda da URSS para abrigar inúmeras instalações militares, está agora aberta ao turismo.

Administrativamente, a península de Kamtchacka é um krai – subdivisão administrativa e territorial – do estado russo. Esta unidade federal russa formou-se após um referendo realizado em 2005 que aprovou a fusão do oblast de Kamchatka e do Distrito Autónomo de Koriakia.

Oblast e krais russos são duas das seis formas que os súbditos federais russos têm, que diferem entre si no grau de autonomia. As unidades mais independentes do governo central são as 22 repúblicas que têm a sua própria Constituição, Presidente e Parlamento. São representados pelo governo federal nas relações internacionais e são considerados o lar de uma minoria étnica específica. Em seguida, vêm o oblast e krai, que têm um grau semelhante de autonomia e direitos.

A maioria dos habitantes reside na capital administrativa, Petropávlovsk-Kamchatsky. Os setores com maior atividade económica são a pesca, a silvicultura, o turismo e o militar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …

"Ameaça emergente". Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet. Segundo avança o Jornal …

Jerónimo acusa Governo de "falta de vontade" para responder à crise

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que o Governo "tem meios" e só não responde aos problemas concretos causados pela crise sanitária, por lhe "faltar a vontade", dando como exemplo a questão das …

Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita oficial à Guiné-Bissau, 32 anos depois de Mário Soares

Marcelo Rebelo de Sousa inicia esta segunda-feira à tarde a sua primeira visita oficial à Guiné-Bissau enquanto Presidente da República, com um programa intenso, que inclui encontros institucionais, com a comunidade portuguesa e uma homenagem …

Rui Pinto gera discórdia no inquérito ao Novo Banco. PSD levanta dúvidas sobre presença do hacker

No centro da discórdia está Rui Pinto, já que os partidos não conseguem chegar a um consenso sobre a convocatória do hacker para a comissão de inquérito ao Novo Banco. A sua presença será discutida …