Hyperloop: O tubo de aço futurista que vai marcar a nova era dos transportes chegou à Europa

Para revolucionar o transporte de alta velocidade na Europa, o Centro Europeu Hyperloop, nos Países Baixos, anunciou que vai começar a fazer testes de uma tecnologia de transporte futurista: o hyperloop.

Um tubo de aço branco de 420 metros, ao longo de uma linha férrea no norte dos Países Baixos, pretende traçar a nova era no transporte de pessoas e mercadorias.

Este tubo é o coração do novo Centro Europeu Hyperloop, em Veendam, nos Países Baixos, que será um terreno de testes nos próximos anos para desenvolver uma tecnologia em evolução.

O revolucionário hyperloop pretende é reduzir o tempo das viagens.

É concebido para o transporte de passageiros e mercadorias em médias e longas distâncias, desloca-se a velocidades de cerca de 700 km/h num tubo e é apresentado como uma solução de mobilidade mais flexível e rápida.

Dentro dos tubos há um ambiente de quase vácuo e as cápsulas usam uma tecnologia de propulsão e levitação magnética.

O hyperloop, “apregoado” por Elon Musk, é considerado pelos seus defensores muito mais eficiente do que os voos de curta distância, os comboios de alta velocidade e os camiões de carga.

No entanto, desde que Elon Musk revelou o conceito que, segundo o empresário, poderia transportar passageiros a quase 645 quilómetros entre Los Angeles e São Francisco em 30 minutos, esta tecnologia progrediu a um ritmo muito mais lento do que o esperado.

“Espero que primeira rota hyperloop esteja pronta até 2030, talvez de cinco quilómetros, na qual serão realmente transportados passageiros”, realçou o diretor do Centro Europeu Hyperloop, Sascha Lamme.

“Na verdade, já estão a ser feitos preparativos para estas rotas, por exemplo, em Itália ou na Índia [onde o veículo havia sido suspenso]”, acrescentou, citado pela agência Associated Press (AP).

Lamme convidou ainda os céticos a visitarem o espaço: “Construímos o Centro Europeu Hyperloop e, pelo que construímos, sabemos que podemos ser competitivos com o transporte ferroviário de alta velocidade”.

O tubo do centro de testes é composto de 34 secções separadas, a maioria com 2,5 metros de diâmetro. Uma bomba de vácuo num recipiente de aço próximo ao tubo suga o ar para reduzir a pressão interna. Isso reduz o arrasto e permite que as cápsulas viajem em velocidades tão elevadas.

Uma cápsula de teste construída pela empresa neerlandesa pioneira do hyperloop, a Hardt Hyperloop, participará no próximo mês nos primeiros testes no centro que é financiado por investimento privado, bem como por contribuições do governo daquela província, do governo dos Países Baixos e da Comissão Europeia.

Em novembro de 2020, duas pessoas fizeram história ao serem as primeiras a fazer parte da viagem tripulada a bordo da cápsula de alta velocidade. O teste foi realizado na sede da empresa, perto de Las Vegas.

Os passageiros viajaram durante 15 segundos numa pista de 500 metros. A cápsula conseguiu atingir os 172 quilómetros por hora – uma velocidade muito inferior ao objetivo final, mas, ainda assim, um importante marco para a empresa.

ZAP //

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