Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

Hyperloop One

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune.

O Governo local decidiu não avançar para a construção do tubo de transporte de propulsão magnético idealizado pelo CEO e fundador da Tesla e Space X, o visionário Elon Musk, até que o projeto seja testado com sucesso noutros países.

Deixem o projeto acontecer noutro lugar. Deixem-no ter sucesso a pelo menos uma distância de 10 quilómetros numa cidade do exterior”, disse Ajit Pawar, vice-ministro-chefe de Maharastra, onde as duas cidades estão localizadas, citado pelo jornal India Today.

“Não temos capacidade para testar o Hyperloop. Vamos concentrar-nos noutros meios de transporte e, enquanto isso, e se esta tecnologia for desenvolvida através de testes bem-sucedido no exterior, podemos pensar nisso”, revelou.

Em julho, o Governo de Maharashtra aprovou um projeto para a renovação dos transportes entre Bombaim e Pune, cidades com 12 e 6 milhões de habitantes, respetivamente. O projeto envolveria o investimento de 10 mil milhões de dólares e tinha como objetivo percorrer os 117,5 quilómetros entre estas mega-cidades em apenas 23 minutos.

Atualmente, não existe nenhum Hyperloop totalmente funcional no mundo. A Índia iria ser o primeiro  país a implementar o projeto desenhado por Elon Musk em 2013.

Este projeto de comboio ultra-rápido consiste em várias cápsulas que são movidas por propulsão magnética através de um tubo selado a vácuo, permitindo assim atingir velocidades que vão até aos 1.200 quilómetros por hora.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Foge! Não era eu que me ia meter ali! Deve ser o que se chama ir pelo cano! De qualquer forma, acho sempre um piadão a esse país! Tem uns comboios em que as pessoas viajam como gado e até nos tejadilhos mas pensam em gastar uma fortuna numa coisa nunca testada e saída da cabeça de um visionário que, entre outras coisas, quer enviar centenas de pessoas para Marte. Pelo menos temos que lhe admitir a honestidade de ter advertido que quem for a Marte deverá estar preparado para morrer.

    • Pois, não és nenhum pioneiro.
      Andas de carro, avião, comboio, mota, skate, patins, bicicleta?

      Cuidade que podes te magoar!

      • Se leste o texto do artigo, deverás ter verificado que os próprios indianos duvidam da segurança do Hyperloop. Por isso esse teu comentário a um comentário não faz qualquer sentido.

  2. Este meio de transporte já eu o tinha pensado na minha adolescência, no momento em que uma professora da secundária ensinou que no espaço não havia atrito. É uma pena que andemos a gastar desmesuradamente os recursos do planeta com as empresas de fabrico de automóveis a encherem os bolsos, mesmo com a proliferação do automóvel electrico. Tal como cada homem individualmente por vezes escolhe para a sua vida caminhos prejudiciais, assim as sociedades e humanidade no conjunto também o fazem, e não é uma questão de manter o espírito aberto, é sim antes de mais de coerência e maturidade intelectual. O Hiperloop é um meio de transporte não poluente e rápido e seguro. Muitos aviões caíram e continuarão a cair, muitos automóveis têm acidentes, e acredito plenamente que após os devidos testes o hiperloop será o mais seguro de todos. Por vezes constacto a existência de comentários efectuados por indivíduos que desconhecem por completo o que é abertura de pensamento e ideias e sonhos, e são esses precisamente que parecem ter a convicção plena do que dizem, quando a esses penso que não vou perder mais tempo, a não ser dizer que diriam precisamente o mesmo quando vissem alguem a fazer o primeiro voo num rudimentar avião ou mesmo aquando da invenção do sapato.

    • Que pena não teres registado a patente, génio! Mas sempre te podes oferecer para cobaia no do deserto do Nevada. Não te esqueças é de mandar um postal a relatar a tua experiência.

RESPONDER

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …