Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

Hyperloop One

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune.

O Governo local decidiu não avançar para a construção do tubo de transporte de propulsão magnético idealizado pelo CEO e fundador da Tesla e Space X, o visionário Elon Musk, até que o projeto seja testado com sucesso noutros países.

Deixem o projeto acontecer noutro lugar. Deixem-no ter sucesso a pelo menos uma distância de 10 quilómetros numa cidade do exterior”, disse Ajit Pawar, vice-ministro-chefe de Maharastra, onde as duas cidades estão localizadas, citado pelo jornal India Today.

“Não temos capacidade para testar o Hyperloop. Vamos concentrar-nos noutros meios de transporte e, enquanto isso, e se esta tecnologia for desenvolvida através de testes bem-sucedido no exterior, podemos pensar nisso”, revelou.

Em julho, o Governo de Maharashtra aprovou um projeto para a renovação dos transportes entre Bombaim e Pune, cidades com 12 e 6 milhões de habitantes, respetivamente. O projeto envolveria o investimento de 10 mil milhões de dólares e tinha como objetivo percorrer os 117,5 quilómetros entre estas mega-cidades em apenas 23 minutos.

Atualmente, não existe nenhum Hyperloop totalmente funcional no mundo. A Índia iria ser o primeiro  país a implementar o projeto desenhado por Elon Musk em 2013.

Este projeto de comboio ultra-rápido consiste em várias cápsulas que são movidas por propulsão magnética através de um tubo selado a vácuo, permitindo assim atingir velocidades que vão até aos 1.200 quilómetros por hora.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Foge! Não era eu que me ia meter ali! Deve ser o que se chama ir pelo cano! De qualquer forma, acho sempre um piadão a esse país! Tem uns comboios em que as pessoas viajam como gado e até nos tejadilhos mas pensam em gastar uma fortuna numa coisa nunca testada e saída da cabeça de um visionário que, entre outras coisas, quer enviar centenas de pessoas para Marte. Pelo menos temos que lhe admitir a honestidade de ter advertido que quem for a Marte deverá estar preparado para morrer.

    • Pois, não és nenhum pioneiro.
      Andas de carro, avião, comboio, mota, skate, patins, bicicleta?

      Cuidade que podes te magoar!

      • Se leste o texto do artigo, deverás ter verificado que os próprios indianos duvidam da segurança do Hyperloop. Por isso esse teu comentário a um comentário não faz qualquer sentido.

  2. Este meio de transporte já eu o tinha pensado na minha adolescência, no momento em que uma professora da secundária ensinou que no espaço não havia atrito. É uma pena que andemos a gastar desmesuradamente os recursos do planeta com as empresas de fabrico de automóveis a encherem os bolsos, mesmo com a proliferação do automóvel electrico. Tal como cada homem individualmente por vezes escolhe para a sua vida caminhos prejudiciais, assim as sociedades e humanidade no conjunto também o fazem, e não é uma questão de manter o espírito aberto, é sim antes de mais de coerência e maturidade intelectual. O Hiperloop é um meio de transporte não poluente e rápido e seguro. Muitos aviões caíram e continuarão a cair, muitos automóveis têm acidentes, e acredito plenamente que após os devidos testes o hiperloop será o mais seguro de todos. Por vezes constacto a existência de comentários efectuados por indivíduos que desconhecem por completo o que é abertura de pensamento e ideias e sonhos, e são esses precisamente que parecem ter a convicção plena do que dizem, quando a esses penso que não vou perder mais tempo, a não ser dizer que diriam precisamente o mesmo quando vissem alguem a fazer o primeiro voo num rudimentar avião ou mesmo aquando da invenção do sapato.

    • Que pena não teres registado a patente, génio! Mas sempre te podes oferecer para cobaia no do deserto do Nevada. Não te esqueças é de mandar um postal a relatar a tua experiência.

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …