Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

Hyperloop One

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune.

O Governo local decidiu não avançar para a construção do tubo de transporte de propulsão magnético idealizado pelo CEO e fundador da Tesla e Space X, o visionário Elon Musk, até que o projeto seja testado com sucesso noutros países.

Deixem o projeto acontecer noutro lugar. Deixem-no ter sucesso a pelo menos uma distância de 10 quilómetros numa cidade do exterior”, disse Ajit Pawar, vice-ministro-chefe de Maharastra, onde as duas cidades estão localizadas, citado pelo jornal India Today.

“Não temos capacidade para testar o Hyperloop. Vamos concentrar-nos noutros meios de transporte e, enquanto isso, e se esta tecnologia for desenvolvida através de testes bem-sucedido no exterior, podemos pensar nisso”, revelou.

Em julho, o Governo de Maharashtra aprovou um projeto para a renovação dos transportes entre Bombaim e Pune, cidades com 12 e 6 milhões de habitantes, respetivamente. O projeto envolveria o investimento de 10 mil milhões de dólares e tinha como objetivo percorrer os 117,5 quilómetros entre estas mega-cidades em apenas 23 minutos.

Atualmente, não existe nenhum Hyperloop totalmente funcional no mundo. A Índia iria ser o primeiro  país a implementar o projeto desenhado por Elon Musk em 2013.

Este projeto de comboio ultra-rápido consiste em várias cápsulas que são movidas por propulsão magnética através de um tubo selado a vácuo, permitindo assim atingir velocidades que vão até aos 1.200 quilómetros por hora.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Foge! Não era eu que me ia meter ali! Deve ser o que se chama ir pelo cano! De qualquer forma, acho sempre um piadão a esse país! Tem uns comboios em que as pessoas viajam como gado e até nos tejadilhos mas pensam em gastar uma fortuna numa coisa nunca testada e saída da cabeça de um visionário que, entre outras coisas, quer enviar centenas de pessoas para Marte. Pelo menos temos que lhe admitir a honestidade de ter advertido que quem for a Marte deverá estar preparado para morrer.

    • Pois, não és nenhum pioneiro.
      Andas de carro, avião, comboio, mota, skate, patins, bicicleta?

      Cuidade que podes te magoar!

      • Se leste o texto do artigo, deverás ter verificado que os próprios indianos duvidam da segurança do Hyperloop. Por isso esse teu comentário a um comentário não faz qualquer sentido.

  2. Este meio de transporte já eu o tinha pensado na minha adolescência, no momento em que uma professora da secundária ensinou que no espaço não havia atrito. É uma pena que andemos a gastar desmesuradamente os recursos do planeta com as empresas de fabrico de automóveis a encherem os bolsos, mesmo com a proliferação do automóvel electrico. Tal como cada homem individualmente por vezes escolhe para a sua vida caminhos prejudiciais, assim as sociedades e humanidade no conjunto também o fazem, e não é uma questão de manter o espírito aberto, é sim antes de mais de coerência e maturidade intelectual. O Hiperloop é um meio de transporte não poluente e rápido e seguro. Muitos aviões caíram e continuarão a cair, muitos automóveis têm acidentes, e acredito plenamente que após os devidos testes o hiperloop será o mais seguro de todos. Por vezes constacto a existência de comentários efectuados por indivíduos que desconhecem por completo o que é abertura de pensamento e ideias e sonhos, e são esses precisamente que parecem ter a convicção plena do que dizem, quando a esses penso que não vou perder mais tempo, a não ser dizer que diriam precisamente o mesmo quando vissem alguem a fazer o primeiro voo num rudimentar avião ou mesmo aquando da invenção do sapato.

    • Que pena não teres registado a patente, génio! Mas sempre te podes oferecer para cobaia no do deserto do Nevada. Não te esqueças é de mandar um postal a relatar a tua experiência.

RESPONDER

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …