Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

Hyperloop One

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune.

O Governo local decidiu não avançar para a construção do tubo de transporte de propulsão magnético idealizado pelo CEO e fundador da Tesla e Space X, o visionário Elon Musk, até que o projeto seja testado com sucesso noutros países.

Deixem o projeto acontecer noutro lugar. Deixem-no ter sucesso a pelo menos uma distância de 10 quilómetros numa cidade do exterior”, disse Ajit Pawar, vice-ministro-chefe de Maharastra, onde as duas cidades estão localizadas, citado pelo jornal India Today.

“Não temos capacidade para testar o Hyperloop. Vamos concentrar-nos noutros meios de transporte e, enquanto isso, e se esta tecnologia for desenvolvida através de testes bem-sucedido no exterior, podemos pensar nisso”, revelou.

Em julho, o Governo de Maharashtra aprovou um projeto para a renovação dos transportes entre Bombaim e Pune, cidades com 12 e 6 milhões de habitantes, respetivamente. O projeto envolveria o investimento de 10 mil milhões de dólares e tinha como objetivo percorrer os 117,5 quilómetros entre estas mega-cidades em apenas 23 minutos.

Atualmente, não existe nenhum Hyperloop totalmente funcional no mundo. A Índia iria ser o primeiro  país a implementar o projeto desenhado por Elon Musk em 2013.

Este projeto de comboio ultra-rápido consiste em várias cápsulas que são movidas por propulsão magnética através de um tubo selado a vácuo, permitindo assim atingir velocidades que vão até aos 1.200 quilómetros por hora.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Foge! Não era eu que me ia meter ali! Deve ser o que se chama ir pelo cano! De qualquer forma, acho sempre um piadão a esse país! Tem uns comboios em que as pessoas viajam como gado e até nos tejadilhos mas pensam em gastar uma fortuna numa coisa nunca testada e saída da cabeça de um visionário que, entre outras coisas, quer enviar centenas de pessoas para Marte. Pelo menos temos que lhe admitir a honestidade de ter advertido que quem for a Marte deverá estar preparado para morrer.

    • Pois, não és nenhum pioneiro.
      Andas de carro, avião, comboio, mota, skate, patins, bicicleta?

      Cuidade que podes te magoar!

      • Se leste o texto do artigo, deverás ter verificado que os próprios indianos duvidam da segurança do Hyperloop. Por isso esse teu comentário a um comentário não faz qualquer sentido.

  2. Este meio de transporte já eu o tinha pensado na minha adolescência, no momento em que uma professora da secundária ensinou que no espaço não havia atrito. É uma pena que andemos a gastar desmesuradamente os recursos do planeta com as empresas de fabrico de automóveis a encherem os bolsos, mesmo com a proliferação do automóvel electrico. Tal como cada homem individualmente por vezes escolhe para a sua vida caminhos prejudiciais, assim as sociedades e humanidade no conjunto também o fazem, e não é uma questão de manter o espírito aberto, é sim antes de mais de coerência e maturidade intelectual. O Hiperloop é um meio de transporte não poluente e rápido e seguro. Muitos aviões caíram e continuarão a cair, muitos automóveis têm acidentes, e acredito plenamente que após os devidos testes o hiperloop será o mais seguro de todos. Por vezes constacto a existência de comentários efectuados por indivíduos que desconhecem por completo o que é abertura de pensamento e ideias e sonhos, e são esses precisamente que parecem ter a convicção plena do que dizem, quando a esses penso que não vou perder mais tempo, a não ser dizer que diriam precisamente o mesmo quando vissem alguem a fazer o primeiro voo num rudimentar avião ou mesmo aquando da invenção do sapato.

    • Que pena não teres registado a patente, génio! Mas sempre te podes oferecer para cobaia no do deserto do Nevada. Não te esqueças é de mandar um postal a relatar a tua experiência.

RESPONDER

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançado somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …

“Opaco” e “mal estruturado”. Pilotos criticam plano de adesão voluntária da TAP

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) definiu o programa de medidas voluntárias da TAP como “mal estruturado”, “absolutamente opaco” e com “deficiências de informação”. A direção de recursos humanos da companhia “revela-se …

"Bolsonaro pode estar a preparar guerra civil", temem politólogos

Politólogos ouvidos pelo DN temem que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, possa estar a preparar uma guerra civil. "Deseja armar a população, confia em poderes paralelos e estimula a indisciplina dos escalões mais baixos …

PRR: PSD quer que Governo conheça todos os contributos entregues na consulta pública

O PSD pediu acesso esta segunda-feira, através do parlamento, à documentação relativa a todos os contributos decorrentes da consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Num requerimento entregue segunda-feira no parlamento e dirigido ao …

Líder do Volt é candidato à Câmara de Lisboa

Tiago Matos Gomes anunciou a sua candidatura à Câmara Municipal de Lisboa. É a primeira vez que o Volt Portugal vai a votos. O líder do recém-criado Volt, Tiago Matos Gomes, é o cabeça de lista …

Tribunal não consegue notificar informador do caso Tancos conhecido por "Fechaduras"

O Tribunal de Santarém não conseguiu notificar a testemunha Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", para esta segunda-feira ser ouvido no processo de Tancos, onde chegou a ser arguido. No início da sessão, a decorrer no Centro …