/

Um terço dos portugueses considera Costa a pessoa certa para gerir os fundos da bazuca europeia

5

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Um terço dos portugueses considera que o primeiro-ministro, António Costa, é a pessoa certa para gerir o dinheiro que chegará da União Europeia para fazer face à crise desencadeada pela pandemia de covid-19.

Os resultados são de uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e para o Correio da Manhã esta quinta-feira divulgada.

António Costa merece a confiança de 34% dos portugueses, sendo seguido pelo líder do PSD, Rui Rio, que reuniu a preferência de 22% dos inquiridos.

Depois de Costa e Rio surge o líder demissionário do Chega André Ventura (7%), empatado com a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins – a diferença de 0,3 pontos é negligenciável atendendo ao erro máximo da amostra de 4%.

O líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, está empatado com o líder comunista, Jerónimo de Sousa, com 3,2% da preferência dos portuguesas.

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS, reúne 1% das preferências.

O Jornal de Negócios frisa que 13% dos inquiridos disse não confiar em nenhum destes líderes políticos para gerir o dinheiro oriundo da União Europeia.

André Silva, líder do PAN, foi escolhido por 0,7% dos inquiridos nesta pesquisa de opinião.

Só a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, eleita pelo Livre antes de se desvincular do partido, não reuniu qualquer voto na sondagem.

Portugal vai contar com 15,7 mil milhões de euros em empréstimos e 15,3 mil milhões de euros a fundo perdido da União Europeia para fazer face à crise económica desencadeada pela pandemia de covid-19, que já fez pelo menos 1.784 mortos em Portugal.

ZAP //

 

 

5 Comments

  1. comunicacao a enfluenciar malta…
    dinheiro deveria servir para criar valor, empresas, obras uteis e nao cair em sacos rotos….

    como sistema esta montado em pt dinheiro nao chega para nada … eu ficava contente se nao viesse nada … trabalham …

  2. Confiar nos politicos?????? so confia os desempregados e alguns invalidos. Confiar nos politicos ‘e ultima coisa que se deve fazer. Quanto mais os dinheiros da europa deveriam ser controlados por quem os fornece… a UE deveria controlar esses dinheiros e nao deixar a reveliar de bandos de malfeitores dos paises…porque nao acontece so portugal mas muitos bons paises… mais erros da uniao europeia ‘e deixar dinheiro ser esbanjado sem nexo e sem argumento de ajuda as populacoes…. claro que caso de portugal existe um desleixo propositado pela assembleia da republica em nao aprovar lei mais transpararentes e anti-corrupcao.

    Hoje estamos a viver e verificar uma mudanca lenta de mentalidades.

  3. Não entendo… Temos um governo que tem o poder executivo, só o governo é que gere os fundos europeus. Um terço dos portugueses considera o Costa a pessoa certa… Eu pergunto, SÓ um terço?? Então o que está lá a fazer o Costa?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.