Um supercomputador analisou a covid-19 e propôs uma nova teoria

O supercomputador Summit analisou o novo coronavírus e sugeriu uma nova teoria que pode explicar o impacto da doença no corpo humano: a Hipótese de Bradicinina.

O Summit é um supercomputador desenvolvido pela IBM e que é usado pelo Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos. Os investigadores recorreram ao seu poder para analisar mais de 40 mil genes de 17 mil amostras genéticas para tentar compreender melhor o novo coronavírus.

Quando os cientistas analisaram os resultados, que demoraram mais de uma semana a ficarem prontos, foi um “momento eureka”, salientou Daniel Jacobson, investigador-chefe de biologia de sistemas computacionais em Oak Ridge, citado pelo portal Elemental.

O supercomputador sugeria uma nova teoria sobre como a covid-19 afetava o corpo humano: a Hipótese de Bradicinina. Esta teoria oferece um modelo que explica vários aspetos da doença, incluindo alguns dos seus sintomas mais bizarros. Além disso, sugere dez tratamentos potenciais, descritos num estudo publicado na revista científica eLife, em julho.

Aparentemente, o vírus entra no corpo através dos recetores ACE2 no nariz. Depois, segue para o corpo, entrando noutras células onde ACE2 também está presente, como os intestinos, rins e coração.

A análise do Summit mostra que a covid-19 não só infeta as células que já expressam vários recetores ACE2, como sequestra os próprios sistemas do corpo, induzindo-os a aumentar esses recetores noutros sítios. É assim que, acreditam os investigadores, o coronavírus chega aos pulmões.

O sistema renina-angiotensina (SRA) controla muitos aspetos do sistema circulatório, incluindo os níveis corporais de uma substância química chamada bradicinina, que normalmente ajuda a regular a tensão arterial. Quando o coronavírus atinge o SRA, faz com que os mecanismos para regular bradicinina fiquem descontrolados e haja uma acumulação excessiva desta substância no corpo.

A Hipótese de Bradicinina apresentada pelo Summit sugere que esta “avalanche” é responsável por muitos dos efeitos mortais da covid-19.

O excesso de bradicinina no corpo faz com que os vasos sanguíneos vazem. À medida que isto acontece, os investigadores sustentam que os pulmões podem encher-se de líquido. Adicionalmente, as células imunes também vazam para os pulmões, causando inflamação.

Os efeitos da covid-19 não se ficam por aqui. A doença também aumenta a produção de ácido hialurónico nos pulmões. É geralmente usado em sabonetes e loções, já que consegue absorver mais de mil vezes o seu peso em fluidos. Quando combinado com o fluido nos pulmões, forma uma espécie de hidrogel.

“É como tentar respirar através da gelatina”, descreve Jacobson.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto. A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o …

Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, avança imprensa italiana

O jornal Gazzetta dello Sport escreve que Cristiano Ronaldo quer regressar ao Manchester United, podendo fazê-lo já no final desta temporada. Não seria a primeira vez que se falava do interesse do Manchester United em Cristiano …

Os antigos egípcios tinham uma fixação por gatos. A explicação é mórbida

Os antigos egípcios são conhecidos pela sua adoração por gatos. Ao contemplar peças elaboradas por estes, são muitas as homenagens a estes bichos de quatro patas: desde estátuas gigantescas a joias complexas. Mas por que …

Governo aceita mudanças no teletrabalho. Quer evitar mais uma coligação da oposição

O Governo admite vir a fazer ajustes no decreto-lei que estende até ao final do ano a obrigatoriedade do teletrabalho. O objetivo é evitar uma coligação negativa no Parlamento. Miguel Cabrita, secretário de Estado Adjunto e …

Portugal vai ter doses da AstraZeneca e J&J a mais. Testes da vacina portuguesa previstos para julho

Neste trimestre, Portugal vai receber mais de nove milhões de doses de vacinas, das quais cerca de 5,5 milhões da Pfizer, 795,6 mil da Moderna, 1,6 milhões da AstraZeneca e 1,2 milhões da Janssen. Com a …

Abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Descoberta pode ajudar a salvar a espécie

Uma equipa de investigadores percebeu que as abelhas bebé adoram hidratos de carbono. Esta descoberta pode ajudar a salvar a espécie. As abelhas selvagens são essenciais para sustentar as paisagens que amamos. Uma comunidade saudável de …

Restrições ao fim de semana podem acabar em maio

Políticos e especialistas voltam a reunir-se na sede do Infarmed, na próxima semana, para decidir como avança a última fase do desconfinamento, que começa a 3 de maio. Os dados da pandemia encorajam o Governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: há Jardim na Boavista, há perfume Gaitán em Braga

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sp-braga-2-1-boavista-o-musical Não foi há muitos anos que Sporting de Braga e Boavista lutaram pelo título, pelo primeiro lugar. Agora o contexto é outro: os primeiros querem ficar no pódio da classificação correta e os segundos não …

De seis para 18 meses. Governo e Altice chegam a "consenso" para renovar SIRESP

A Altice Portugal vai enviar esta sexta-feira a proposta técnico operacional para a prorrogação por 18 meses do serviço da rede de comunicações de emergência SIRESP, disse esta quinta-feira fonte oficial da empresa à Lusa. Na …

Governo admite chamar Catarina Martins para negociar (mas acredita que BE e PSD têm uma aliança tácita)

A antiga geringonça já não volta a ser o que era, depois de o Bloco de Esquerda ter votado contra a proposta do Governo no último Orçamento do Estado. Ainda assim, António Costa vai voltar …