Um simples post no Facebook abalou a indústria alimentar do Canadá

A famosa marca de ketchup Heinz está a deixar escapar o seu império no Canadá, tudo por causa de um simples post no Facebook sobre uma marca concorrente.

A marca de ketchup Heinz está a atravessar um período difícil no Canadá e tudo por causa de um despreocupado post que um canadiano escreveu no Facebook.

A história começou quando, no final de fevereiro, Brian Fernandez decidiu colocar uma fotografia de uma embalagem de ketchup de uma marca concorrente.

A marca em questão chama-se French’s, é canadiana e o seu ketchup é também produzido com tomates da região. Brian decidiu, por isso, elogiar-lhe o sabor, o facto de ser feita sem conservantes e o facto de preservar produtos nacionais.

Mais do que isso, o canadiano aproveita também para criticar a atitude da Heinz que, em 2014, decidiu encerrar a sua fábrica na cidade de Leamington, deixando 740 pessoas sem emprego.

Os tomates da cidade canadiana foram justamente aproveitados pela marca concorrente para produzir o seu ketchup. Por isso, o post no Facebook terminava com um singelo “Bye, bye, Heinz”.

Brian Fernandez, o canadiano que disse "bye bye" ao Ketchup da Heinz

Brian Fernandez, o canadiano que disse “bye bye” ao Ketchup da Heinz

O post foi inicialmente partilhado pelos seus amigos na rede social mas rapidamente se tornou viral um pouco por todo o país. Em pouco mais de três dias, a publicação atingiu mais de cem mil partilhas.

Foram várias as campanhas que, a partir daí, foram surgindo a incentivar o boicote ao ketchup da Heinz em detrimento do produto nacional oferecido pela French’s.

O resultado foi imediato: o ketchup canadiano simplesmente desapareceu das prateleiras dos supermercados, enquanto que o da marca norte-americana permaneceu intacto.

Resta agora saber se a Heinz vai tomar alguma medida para reverter esta situação.

ZAP / Hypeness

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Finalmente há um post no face que vale a pena ler. Empresas que, apesar dos grandes lucros, despedem trabalhadores sem a mínima preocupação das tragédias que vão provocar em muitas famílias merecem sem duvida ver os seus produtos boicotados.
    Era bom que essa consciência social se espalha-se na “rede” (em vez das fotos e ditos amorfos das Kardashians) e fizesse as grandes transacionais que lucram biliões ter mais respeito por aqueles que muitas vezes dedicaram vidas de trabalho e dedicação para de um momento para o outro serem descartados como cacos velhos.

  2. E nós – os que se referem ao nosso PORTUGAL como “o Meu País” em vez de depreciando dizerem “este país…” – que fazemos e como nos comportamos quando fazemos compras?

  3. fazer o mesmo com a Triunfo em Portugal: as bolachas Triunfo ja nao sao feitas em Portugal. poderia se lançar o mesmo tipo de acção para fazer voltar as marcas ao que eram…

    • Desde que fecharam fabrica cá, para mim, acabam automaticamente todos os produtos da Mondelez (anteriormente Kraft Foods)!!
      Apelo a que todos os portugueses façam o mesmo!
      Esses mafiosos da Mondelez, compram a fabrica para a fecharem e ficaram com “a carne” deixando “os ossos” (os desempregados), mas tem a lata de continuar a vender a marca Triunfo como se fossem produzidos em Portugal!
      Agora, se as produzem no leste europeu, que as vendam lá!!
      Tal como neste caso da Heinz, mais uma vez se prova que a informação (ou falta dela) faz toda a diferença!!

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …